Air Fryer ou Forno Elétrico: Qual a Melhor Opção?

Quando vamos investir na nossa cozinha e conforto é importante garantir o melhor item custo-benefício para termos garantia de que estamos fazendo melhor negócio.

As Air Fryers e os fornos elétricos ganharam grande visibilidade graças a sua rapidez na cozinha, já que cozinham mais rápido que os fornos convencionais.

O que são Air Fryers?

Air Fryer é um nome em inglês que se refere a fritadeiras de ar, essas fritadeiras não precisam de nada ou muito pouco de óleo para funcionar. Em relação à rapidez de cozimento estas fritadeiras elétricas possuem o cozimento mais rápido que os fornos elétricos.

As Air Fryers aquecem a comida com o uso de um ventilador localizado em cima normalmente, o que faz com que o ar concentre em uma região só, a bandeja. A bandeja vai armazenar a comida e escorrer o excesso de óleo.

Como usar do jeito certo a fritadeira sem óleo air fryer

Dicas de uso:

As Air Fryer são equipamentos mais novos no mercado e causou uma grande febre, porém muitas pessoas não se impressionaram com o eletrodoméstico. Muitas vezes o equipamento não é usado corretamente o que reflete no alimento final.

Algumas dicas de uso podem ser úteis e se forem seguidas corretamente o produto final será impressionante:

  • Não coloque excesso de comida em sua fritadeira: essa dica é muito importante, atente-se a capacidade de cada fritadeira elétrica. Algumas fritadeiras possuem capacidade de 4L ou mais, porém outras possuem capacidade de apenas 2L. Alguns alimentos como batatas são possíveis de empilhar, porém pode ser necessário mexer a bandeja durante o preparo.
  • Lembre-se de pré-aquecer sua fritadeira: assim como nos fornos convencionais a Air Fryer precisa ser pré-aquecida para realizar um cozimento adequado e obter o resultado esperado.
  • Evite umidade nos seus alimentos: ao fritar um alimento muito úmido pode ser que ele não fique crocante e sequinho como esperado prejudicando o resultado final.
  • Pode usar um pouco de óleo ou azeite: para alguns preparos um pouco de óleo ou azeite pode trazer mais suculência para o alimento. Mesmo que a Air Fryer possa ser usada essa adição alguns cozinheiros recomendam para deixar alguns alimentos mais saborosos.
Fritadeira Elétrica Airfryer Viva Philips Walita - POLISHOP - POLISHOP

Quando usar?

A Air Fryer permite preparos inimagináveis salgados e doces. Os usos são similares ao do forno, é possível preparar salgados, frutos do mar, carnes, legumes, e até mesmo bolo e outros doces.

Apesar de ser ligada a frituras ela não se restringe a esses preparos, também pode ser usada para assados, grelhados, frituras e confeitaria. É possível usar algumas formas e refratários dentro da Air Fryer, porém é necessário atenção, pois alguns materiais não podem ser usados.

Principais marcas:

Atualmente diversas marcas possuem Air Fryer em suas coleções, dentre as mais conhecidas temos a Oster, Mondial, Philco, Philips Walita e Arno. Para conhecer as melhores marcas e ver sua avaliação acesse Melhores Fritadeiras Air Fryer.

E os fornos elétricos?

Os fornos elétricos já são mais antigos no mercado e funcionam através de um conjunto de aquecimento e um ventilador. Pode desligar o ventilador em caso de processos mais delicados como bolos e biscoitos.

Os fornos elétricos são mais lentos que as fritadeiras de ar, e normalmente não possuem nenhum acessório como a bandeja. Algumas marcas vendem bandejas para deixar as frituras crocantes e similares às fritadas pela Air Fryer.

Forno Elétrico - Como usar, vantagens, marcas, consumo, modelos - HomeIT

Dicas de uso:

  • Lembre-se de pré-aquecer o seu forno: assim como os fornos convencionais e a Air Fryer o forno elétrico também precisa ser pré-aquecido se necessário para que o preparo seja perfeito.
  • Ajuste o termostato e o timer: é muito importante para o resultado final que o alimento seja aquecido pelo tempo e na temperatura ideal. Portanto, lembre-se de ajustá-lo conforme necessário.
  • Ajuste os parâmetros do painel: os painéis dos fornos elétricos além do termostato e timer possuem dois botões de aquecimento. O aquecimento inferior se refere ao calor vindo da resistência do fundo do forno, já o aquecimento superior libera calor da porção superior. Eles são distribuídos dessa forma para distribuir o calor de forma uniforme e aquecer os alimentos adequadamente.
  • Fique de olho: sempre que possível dê uma olhada no cozimento do alimento para garantir-se do ponto de cozimento. Observe se o alimento está cozinhando mais rápido do que o esperado, caso esteja é possível ajustar a temperatura.
  • Economize energia: alimentos descongelados economizam tempo de cozimento. Também é possível desligar o forno 10 minutos antes para que o alimento termine de cozinhar com o calor que já está presente em todo o forno.
  • Retire o alimento assim que o alarme soar: quando o tempo de cozimento terminar é recomendado tirar o alimento para evitar que ele cozinhe em excesso com o calor interno. Caso o alimento ainda precise de cozimento é possível devolvê-lo sem ligar o forno e aproveitar esse calor.
Forno Elétrico de Embutir 72l Franke Glass 52 - 220V - lojafranke

Quando usar?

Os fornos elétricos podem ser usados da mesma forma que o microondas ou o forno tradicional a gás, porém o seu preparo é mais rápido. É possível assar carnes, bolos e doces, pão de queijo, e outros assados.

Além dos assados os fornos elétricos normalmente fazem grelhados e até frituras semelhantes à Air Fryer. Quanto mais acessórios o forno elétrico possui mais usos são possíveis para ele. Ao comprar o forno o comprador deve ter em mente os usos que ele busca para que faça a melhor compra.

Principais marcas:

Diversas marcas contam com linhas de forno elétrico, embutidos, de bancada e mesa. Acessando guia dos melhores fornos elétricos é possível ver uma avaliação atualizada das melhores marcas como o forno Fischer, Mondial, Convection Cook e outros.

Quais as vantagens e desvantagens de cada um?

A Air Fryer possui vantagens em relação ao aquecimento do forno elétrico, pois ela aquece os alimentos mais rapidamente. Pois, seu método de cozimento concentra o ar direcionado para baixo o que concentra o ar quente e cozinha os alimentos rapidamente.

As fritadeiras de ar são uma boa opção para quem possui espaço reduzido, como possuem um tamanho mais compacto e são guardadas facilmente no armário. Já o forno elétrico é maior e ocupa mais espaço, porém é possível usar um forno embutido para economizar espaço, porém ele perde a mobilidade e não pode ser removido.

Em relação à limpeza e praticidade as Air Fryers são práticas e simples de serem higienizadas, é necessário lavar somente a bandeira ou cesta usada e o equipamento pode ser higienizado com um pano. Já o forno elétrico é maior e necessita de maiores higienizações especialmente se for usado com óleo e outras gorduras.

Em relação à saúde do consumidor e sabor dos alimentos a Air Fryer possui uma bandeja que possibilita frituras sem óleo e que a gordura extra do alimento escorra completamente pelos furos da bandeja. Já o forno elétrico pode necessitar do uso de óleo e muitas vezes não possui bandeja para escoar a gordura extra.

O tamanho traz vantagem em relação à mobilidade, porém devido à redução de tamanho não é possível fritar grandes quantidades de alimento. Enquanto o forno elétrico pode ser usado para quantidades maiores devido ao seu tamanho.

Em relação ao som as Air Fryers podem ser consideradas barulhentas, pois elas produzem ruídos durante todo o seu funcionamento, já o forno elétrico não possui essa desvantagem.

Em relação a consumo de energia as Air Fryers possuem vantagens, pois em geral consomem menos energia. Porém muitas variáveis afetam esse gasto incluindo tempo de uso, quantidade de alimento e potência do equipamento.

Então qual comprar?

Tanto o forno elétrico quanto a Air Fryer são excelentes equipamentos para cozinha, cada um apresenta vantagens e desvantagens, para decidir qual comprar o comprador deve avaliar qual encaixa melhor as suas necessidades.

Os fornos elétricos são excelentes opções para famílias maiores por seu tamanho, não faz tanto barulho, pode fazer vários pratos de uma vez. O forno elétrico embutido é ideal para montar uma cozinha totalmente própria usando o cooktop e o forno embutido que é muito usado.

As Air Fryers também atendem a famílias principalmente as fritadeiras com maior capacidade. As Air Fryers possuem fácil higienização, grande mobilidade, e cozimento é mais rápido. Seus alimentos possuem menores teores de gordura, já que além de não precisar de óleos ela promove escoamento da gordura extra, cozinhando alimentos mais saudáveis.

Portanto, antes de comprar o comprador deve analisar suas opções e suas necessidades. Para quem precisa de um cozimento rápido, possui menos pessoas em casa, busca um produto compacto, prático e de fácil higienização a Air Fryer será a melhor opção. Em casas maiores uma Air Fryer de maior capacidade é uma excelente escolha.

Para pessoas com famílias grandes buscando realizar vários preparos que necessitam de usos mais amplos o forno elétrico seja embutido ou de bancada será ideal. O forno embutido é ideal para economizar espaço mesmo com um forno maior, já o forno de bancada é prático, menor e possui mobilidade.

Sobre o Autor

Daniela Fonte Boa

daniela.fonte.boa@melhordolar.com.br