Aspirador de Pó Sem Saco ou Com Saco (Saco para Aspirador de Pó)

O aspirador de pó é um incrível auxiliar para quem deseja uma casa limpinha e sem grandes esforços. Em minutos, você diz adeus a sujeira e poeira e pode aproveitar o ambiente completo.

Ao selecionar qual o item ideal para adquirir, você deve considerar inúmeros aspectos, como a potência, barulho, capacidade, funções, entre outras funções.

Dentre todas as características, há uma que causa mais dúvidas na hora da escolha: aspirador de pó sem saco vs com saco (saco para aspirador de pó)? Qual a melhor opção?

Para auxiliar na solução desta dúvida, selecionamos as maiores questões sobre o tema e vamos apresentar para vocês. Desta forma, será simples saber qual dos dois aparelhos mais se adequa a sua realidade.

Mas afinal, como os aspiradores funcionam?

É importante entender como se dá o funcionamento de um aspirador de pó para compreender de que forma o saco se faz útil no eletrodoméstico. De modo geral, por meio da sucção, toda a sujeira da superfície é puxada para dentro do corpo do aspirador.

Geralmente os aparelhos contam com pás de ventilador no motor, que criam a pressão e o vácuo de sucção, que consegue trazer a sujeira para dentro. Tudo que for puxado, passa por um filtro, independente se seja sólido ou líquido, e é armazenado em um saco ou irá para um compartimento.

Aspirador de pó com saco

Agora que já relembrou a forma como um aspirador de pó funciona, vamos entender o processo dentro de um aparelho com saco para armazenar a sujeira.

Saco

Quando o aparelho conta com um saco, ele suga o ar e a sujeira passa pela mangueira de sucção e acaba em uma sacola de papel que está no fim do tudo. Toda a extensão do saco possui mini furos que permitem que apenas o ar saia.

Há alguns aparelhos ainda que contam com um filtro adicional, que impede que a sujeira sugada entre no motor e possivelmente estrague seu aspirador. Com a sujeira armazenada, você pode esvaziar o saco a cada vez que utilizar ou esperar enchê-lo para descartá-lo.

Vantagens do aspirador com saco:

  • São aparelhos altamente eficazes para coletar a sujeira e transferi-la para o saco, proporcionando uma limpeza completa e efetiva.
  • Você não terá que manusear os resíduos coletados diretamente.
  • O design é agradável e são modelos mais baratos.
  • Por evitar de forma direta o contato entre os resíduos coletados e o motor, são menos suscetíveis a quebra ou problemas técnicos.
  • Para quem preza por uma vida mais sustentável, há modelos de sacos biodegradáveis e reutilizáveis, que podem ser esvaziados, lavados e reutilizados.
  • Aparelhos que possuem saco não precisam de uma quantia maior de filtros para a sucção da sujeira.

Desvantagens do aspirador com saco:

  • Você terá um gasto contínuo com a compra de sacos para seu aspirador.
  • Caso o saco seja de papel e você sugar água, é possível que danifique a peça.
  • As empresas fazem sacos próprios para cada aparelho, logo, não terá escolha no momento da compra.
  • Com os sacos de aspirador você estará gerando um gasto extra de materiais.

Aspirador de pó sem saco

Já entendemos como o outro modelo funciona e quais são suas vantagens e desvantagens. Para conseguirmos comparar qual é o melhor, devemos analisar os aspiradores de pó sem saco.

Como funcionam?

Não há uma grande diferença no funcionamento do aspirador com e sem saco. Neste caso, o aparelho cria um fluxo de ar ciclônico no cilindro, fazendo a sucção da sujeira.

Tudo que for puxado para o centro do aparelho passa por uma série de filtros que permitem que o ar seja eliminado do aspirador e apenas a sujeira seja coletada. Os cilindros precisam ser esvaziados e limpos com frequência, caso contrário, o poder de limpeza é prejudicado.

Vantagens de um aspirador sem saco

  • Você reduz a utilização de papéis e plásticos provenientes dos sacos.
  • Não terá que comprar equipamentos extras para o seu aparelho, como os sacos.
  • Seu equipamento está disponível para uso sempre, sem a necessidade de um item especial, como é o caso dos sacos.

Desvantagens de um aspirador sem saco

  • Esses aparelhos necessitam de uma série de tubos e filtros, o que torna a máquina mais barulhenta e cara do que outros exemplares.
  • São mais suscetíveis a problemas no motor, devido a possibilidade do contato direto com os resíduos.
  • Os cilindros coletores devem ser limpos e esvaziados com uma frequência alta.
  • Você não irá gastar com sacos, mas caso um dos filtros entupa deverá repor a peça, gerando um custo extra.

O que vale mais a pena?

Ao analisar todas as características, funcionamento, vantagens e desvantagens de aspiradores de pó com e sem saco é possível definir aquele que irá atender melhor a sua necessidade.

Não há como negar que os aspiradores com saco possuem mais vantagens do que os sem. Mesmo com a necessidade da compra das peças para repor, seu investimento para a compra do produto será mais baixo. Além disso, não haverá contato direto com os resíduos coletados.

É possível ter gasto extra com os dois tipos de aparelhos, seja na compra de sacos ou então na reposição de filtros. Tudo depende de como fará a manutenção e conservação de seu aspirador de pó.

Se você consegue encontrar com facilidade o saco para adquirir, vale a pena investir em aparelhos que utilizam desta peça, porque terá uma garantia maior de sua eficácia e durabilidade.

Porém, se não é adepta a produção de lixos, mesmo que recicláveis, opte pela opção sem saco, porque assim irá eliminar os resíduos diretamente no lixo final, sem a necessidade de outra peça.

Confira os Melhores Aspiradores de Pó de 2018

Escolha seu modelo ideal

Independente da opção escolhida, no mercado há uma série de modelos que atendem os dois estilos. Você deve analisar suas características e considerar qual se adequa melhor à sua necessidade e ao valor que poderá investir no momento.

>