Como Montar um Quarto Gamer? Dicas e Sugestões

A cada dia que passa o universo gamer cresce cada dia mais, atualmente com o lançamento do PlayStation 5 e Xbox Series em 2020 estamos na nona geração de videogames. Quem aprecia esse universo sempre pensou em como montar um quarto gamer.

Muitos componentes são necessários para montar um quarto gamer de qualidade como: monitor, mesa, cadeira gamer, notebook gamer ou um computador de mesa, Headset gamer, mouse gamer e até mesmo uma TV para utilizar os consoles.

Computador para o quarto gamer:

Uma excelente opção é notebook gamer, a grande diferença entre o PC e o notebook gamer é o preço e as possibilidades que o equipamento fornece. Montar um PC peça por peça normalmente é mais barato, mas é mais trabalhoso também, pois é necessário pesquisar cada peça.

Notebook gamer:

O notebook normalmente possui um preço mais elevado, porém ele é uma excelente opção gamer, eles não fornecem a possibilidade de montar o seu mais barato e ainda não é possível fazer upgrades no processador e placa de vídeo devido às finas carcaças atuais.

O notebook vai ocupar menos espaço no seu quarto gamer em comparação ao PC, também é possível carrega-lo para onde for necessário.

Os notebooks podem ser muito potentes, porém por não possuírem tantas possibilidades de upgrades eles podem não ser uma boa opção para quem precisa de um computador melhorado para jogar jogos muitos pesados.

PC Gamer:

É possível realizar upgrades sem problemas com o PC desktop, atualmente existem gabinetes mid e high tower que armazenam peças maiores permitindo upgrades. Sendo possível colocar inúmeros HDs, SSDs na placa mãe, acoplar water coolers e ventoinhas de LED, por exemplo.

O PC gamer traz mais possibilidades de upgrades e é ideal para quem busca um computador mais potente. Porém, ele ocupa mais espaço no quarto e não possui tanta motilidade quanto o notebook.

Monitor para o quarto gamer:

As telas ultrawide compõem monitores cada vez mais populares por suas telas largas que possibilitam transmissão de mais conteúdos. Dessa forma, o monitor possibilita uma visão ampla de seus jogos fornecendo vantagem competitiva e melhorando sua experiência nos jogos.

O que escolher no seu monitor?

Os melhores monitores gamer com certeza vão exigir mais de seu computador e da placa de vídeo, portanto é importante observar essas especificações. Ao comprar o monitor também é importante certificar-se:

  • Tempo de resposta: o tempo de resposta do monitor é muito importante para os gamers. Esse tempo de resposta vai afetar seu jogo caso seja lento, tempos menores que 1 milissegundo são ideais para monitores gamer.
  • Tamanho: o monitor gamer também oferece certa variedade de polegadas, quanto maior as polegadas maiores será sua imersão no jogo. Porém, esses grandes monitores vão ocupar grande espaço na sua mesa.
  • Tecnologia presente: as tecnologias G-Sync e FreeSync são comuns em monitores gamers para corrigir problemas de renderização de imagens como o “screen tearing” que é quando seu monitor não reproduz na mesma velocidade que a placa de vídeo transmite.
  • Resolução: assim como as TVs os monitores também apresentam diferentes resoluções como Full HD, QHD/2K, UHD/4K e outras. É importante que a resolução seja compatível com a placa de vídeo para que o monitor funcione adequadamente.

Periféricos para o quarto gamer:

Os periféricos são tão importantes quanto o próprio computador, eles podem proporcionar melhores ou piores experiências dependendo de sua qualidade. Portanto, escolha bem seu mouse ou headseat.

Mouse para o quarto gamer:

O mouse é um equipamento fundamental para a maioria dos jogos, mas a sua escolha depende do jogador e quais as funções mais usadas. Por exemplo, jogadores de League Of Legends (LoL) costumam preferir mouses com botões de atalho laterais.

Os melhores mouses gamer são mouses ergonômicos que se adaptam a sua mão, mouses menos pesados são uma boa opção para a maioria dos jogadores, os botões de atalho laterais também são muito procurados e esses mouses costumam possuir esses botões.

Headset para o quarto gamer:     

O Headset também é fundamental em um quarto gamer para que os áudios sejam ouvidos com clareza e também para se comunicar pelos bate-papos por voz. Eles trazem maior imersão ao jogo e afetam a experiência do jogador.

Para escolher o melhor Headset é importante observar a tecnologia utilizada, por exemplo, o som estéreo (2.0) é uma das tecnologias usadas nos Headsets, porém ela possui duas saídas e não garante o melhor desempenho do áudio.

Já a tecnologia surround possui melhor desempenho de áudio e possui duas opções a 5.1 e 7.1, a diferença de desempenho entre eles não é grande, porém os modelos 7.1 são mais caros.

Algumas pessoas podem não ver utilidade em um Headset com bloqueador de ruídos, porém ele é uma excelente opção para quem joga em ambientes barulhentos e com muitas pessoas.

Ele facilita a transmissão de áudio, tornando suas falas mais audíveis para seus companheiros jogadores. Assim, eles te escutam de uma forma mais clara melhorando sua experiência nesse momento.

Algumas pessoas podem preferir o som aberto, pois apesar de não bloquear os ruídos esses modelos esquentam menos e podem ser mais confortáveis para algumas pessoas.

Alguns modelos de Headset gamer são sem fio o que permite mobilidade ao jogador que não precisa ficar próximo a saída de som. As almofadas presentes na região da orelha garantem maior conforto que deve ser analisado de acordo com cada jogador.

Alguns Headsets podem não ser compatíveis com o sistema operacional de alguns consoles e computadores. Portanto, é importante conferir se o Headset é compatível com sistema operacional do equipamento onde ele será conectado.

A potência do Headset é relacionada com a altura máxima do som, portanto, quem deseja áudios mais altos deve procurar potências maiores para seu Headset. Um bom Headset pode ter em torno de 50 miliwatts de potência, já os fones mais potentes podem atingir até 150 miliwatts.

A sensibilidade define o volume máximo que o fone pode atingir, para cada potência uma quantidade de decibéis é fornecida. O valor de 85 decibéis é o suficiente para danificar a audição, porém os Headsets do mercado podem atingir até 100 decibéis.

Os microfones dos Headsets normalmente seguem a qualidade das demais características do Headset. Portanto, os melhores microfones são acoplados aos melhores fones, normalmente esses fones são um pouco mais caros, porém valem muito a pena.

Cadeira gamer para o quarto gamer:

As cadeiras gamers surgiram para atender especificamente ao mercado gamer, elas surgiram para trazer conforto e com um design moderno para compor o quarto gamer. Seus modelos são cadeiras robustas com design moderno e colorido.

Elas foram criadas para quem passa várias horas em frente ao computador, portanto são confortáveis para essa posição. Existe uma grande variedade de cadeiras gamer encontradas no mercado, para te ajudar a escolher a sua separamos algumas dicas:

Conforto:

O conforto é prioridade nesse momento, pois os jogadores que passam grandes períodos sentados precisam de cadeiras confortáveis para evitar dores e problemas. Busque uma cadeira com encosto de cabeça que vai ajudar-lhe a manter o pescoço ereto.

Essas cadeiras também costumam possuir design ergonômico e com braços ajustáveis para proporcionar ainda mais conforto. Os modelos que possuem travesseiros no pescoço e na lombar reduzem o impacto na coluna.

Preço ideal:

As cadeiras gamer normalmente são mais caras que as cadeiras de escritório tradicionais, porém a grande variedade presente no mercado faz com que exista uma grande variedade de preços atendendo a públicos mais diversos.

As melhores cadeiras gamer normalmente são mais caras, confortáveis e duradouras. Os modelos feitos de metal, por exemplo, são mais caros e mais duradouros. Mas para quem quer economizar pode procurar uma opção com madeira no interior e algumas partes de plástico.

Tamanho:

Normalmente as cadeiras gamer seguem um padrão de tamanho, porém é sempre importante conferir o tamanho e peso suportado pela cadeira. Para crianças, adolescentes, pessoas mais baixas e magras uma cadeira menor se encaixará melhor.

Os ajustes são muito importantes para essas pessoas mais baixas também, pois manter seus braços erguidos mais do que o ideal para seu corpo pode causar dores e futuros problemas.

Existem opções ideais para pessoas maiores também que são mais altas e/ou mais pesadas podendo suportar até 180kg. Essas cadeiras possuem o encosto mais alto também para que pessoas altas possam encostar completamente suas costas.

Material da cadeira:

As cadeiras gamer podem ser confeccionadas com diferentes materiais e a escolha desses materiais é importante para definir durabilidade, conforto e outros aspectos da cadeira. Dentro de seu orçamento você deve optar por partes de metal, plástico ou madeira.

Também existem diferenças nas espumas dos assentos o que também vai influenciar no conforto. Procure saber sobre a densidade da espuma para garantir-se que ela será ideal, modelos D-28 são confortáveis para pessoas de até 90kg, para pessoas mais pesadas o ideal são modelos D-33 ou D-45.