Esteira ou Bicicleta Ergométrica: Qual Escolher para sua Casa?

Cada vez mais as pessoas encontram a necessidade de se exercitar em casa. Seja por falta de tempo, rotina apertada, dificuldade de locomoção e durante a pandemia foi à única opção para algumas pessoas.

O desafio de se exercitar em casa é grande, mas muitas pessoas conseguem superá-lo comprando equipamentos específicos para auxiliar seus exercícios. A bicicleta ergométrica, esteira e o elíptico são equipamentos muito procurados por pessoas que desejam se exercitar em casa.

Qual a importância dos exercícios aeróbicos?

A esteira e a bicicleta ergométrica são equipamentos para realizar os chamados exercícios aeróbicos.

Os exercícios aeróbicos são muito importantes tanto para grandes atletas manterem seu desempenho, quanto para pessoas normais que buscam melhor saúde física e mental.

Os exercícios aeróbicos são aqueles em que o corpo utiliza oxigênio para produzir energia, são exercícios mais leves. Os exercícios anaeróbicos são pesados e causam dor após sua prática, pois produz ácido láctico quando produz energia por uma via que não necessita de oxigênio.

  • Aumenta a capacidade do coração e dos pulmões que se tornam mais eficientes e resistentes.
  • Auxilia na densidade óssea e previne doenças ósseas futuras.
  • Auxilia no tratamento de depressão e ansiedade ao liberar substâncias como endorfina.
  • Regula o sono.
  • Reduz o risco de doenças cardíacas e de algumas neoplasias como câncer de próstata ou cólon.
  • Reduz o colesterol na circulação sanguínea.
  • Auxilia em problemas de hipertensão.

Vantagens e desvantagens da esteira:

A esteira ergométrica é um equipamento utilizado para simular uma corrida ou caminhada. Ela pode ser uma aliada poderosa a perda de peso e para promover uma vida mais saudável sem precisar sair de casa.

A esteira proporciona maior gasto calórico, portanto, é ideal para quem busca perder peso. Porém, pode ser de difícil utilização para pessoas que tem problemas articulares.

É importante observar a potência do equipamento, caso a esteira tenha potência menor que 1hp pode ser muito barulhenta em velocidades maiores. Portanto, caso procure um equipamento silencioso busque uma esteira com uma potência mais elevada.

A esteira ocupa um espaço maior em casa, principalmente porque ela precisa de uma lona mais larga para proporcionar mais conforto.

Esteira ergométrica

É importante ter cuidado com as velocidades da esteira elétrica, muitas vezes as pessoas podem acelerar muito a esteira e se desequilibrarem.

Ao utilizar a esteira é importante manter uma postura e ter coordenação motora para evitar impactos causados por uma corrida inadequada.

A esteira também proporciona o uso de vários músculos, portanto, além de consumir mais calorias você trabalha vários músculos em conjunto.

Como escolher sua esteira?

A esteira ergométrica ideal deve se adaptar a suas necessidades e direcionada para o que você busca. Para isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a escolher sua esteira:

  • Preocupe-se com a qualidade do equipamento: A qualidade da esteira vai estar diretamente relacionada à qualidade do seu exercício. Algumas esteiras de menor qualidade podem causar impactos negativos principalmente nas articulações.
  • Atente-se ao peso suportado pela esteira: As esteiras podem suportar diferentes pesos de acordo com a marca e a qualidade do equipamento. É importante sempre observar as especificações do produto e evitar equipamentos de baixa qualidade que não suportam muito peso.
  • Busque uma boa largura de lona: Uma lona muito estreita vai afetar o seu desempenho durante o exercício. Prefira lonas com no mínimo 40cm de largura, larguras maiores proporcionam mais conforto. Porém é necessário observar as dimensões do equipamento para certificar-se que ele encaixará em sua casa.
  • Esteira elétrica: As esteiras podem funcionar com um motor elétrico que impulsiona seu treino e permite ajustes de velocidade. Alguns modelos possuem recursos para medir batimentos cardíacos e calorias gastas.
  • Esteira mecânica: As esteiras mecânicas funcionam pelo impulso da própria pessoa, funcionando no seu ritmo. Esses modelos são mais acessíveis, porém podem ser difíceis de usar.

Vantagens e desvantagens da bicicleta ergométrica:

A bicicleta ergométrica é um aparelho que simula uma volta de bicicleta. Ela é ideal para idosos, pessoas com problemas de articulações e/ou tendões. Isso porque, ao contrário da esteira a bicicleta não possui atrito e não causa impacto excessivo.

A bicicleta ergométrica normalmente fornece pelo menos 8 níveis de intensidade para se adaptar ao usuário. O maior impacto da bicicleta é na coluna devido à posição sentada, mantenha a coluna ereta e o abdômen contraído para evitar impactos negativos.

Bicicleta ergométrica

Assim como a esteira a bicicleta ergométrica quando mal utilizada pode causar impactos negativos. É importante pedalar com os joelhos apontados para frente e evitar ficar abrindo e fechando as pernas durante as pedaladas. A altura do banco também pode causar impactos negativos quando mal ajustado.

A bicicleta ergométrica possui todas as vantagens do exercício anaeróbico, porém em comparação a esteira ela queima menos calorias. Portanto, se o objetivo é perda de peso uma esteira pode ser uma opção melhor.

Como escolher sua bicicleta ergométrica?

Ao optar por uma bicicleta ergométrica é necessário se atentar a algumas observações durante a compra para fazer o melhor negócio. Algumas dicas que podem te ajudar a escolher sua bicicleta ergométrica são:

  • Opte por equipamentos de qualidade: Assim como a esteira a bicicleta ergométrica pode causar impactos negativos caso seja de má qualidade. As melhores bicicletas ergométricas não geram atrito, geram pedaladas suaves, possuem bancos adequados que se adaptam ao usuário. Portanto, ao comprar sua bicicleta atente-se ao banco e como ele acomoda o usuário, observe seu ajuste e conservação.
  • Atente-se as especificações do produto: As especificações do produto sobre o painel de informações, as funções e velocidades, peso suportado e outros sempre devem ser lidas. Dessa forma você certifica-se de que o produto que você está comprando atenderá suas necessidades.
  • As bicicletas ergométricas possuem três modelos que devem ser escolhidos de acordo com as necessidades do usuário.
  • Bicicleta ergométrica vertical: É o modelo mais acessível, e é o mais visto em academias e outros locais. Ela exige maior atenção em relação à postura para evitar impactos negativos na coluna.
  • Bicicleta ergométrica horizontal: É um modelo menos visto, mas é muito indicado para pessoas com problemas de mobilidade como idosos e pessoas com deficiências físicas. Por ficar na horizontal ela exige menos de sua postura, porém ocupa um espaço maior. O comprador deve se atentar as dimensões para garantir que ela se encaixará em sua casa.
  • Bicicleta ergométrica spinning: Esse modelo também é vertical, porém mais inclinado que os modelos verticais. Seus recursos são potencializados e elas são comumente usadas para treinos mais pesados.
Bicicleta ergométrica horizontal

Então, bicicleta ergométrica ou esteira?

Essa pergunta só pode ser respondida pelo usuário. O tamanho do local onde o equipamento será usado sempre deve ser levado em consideração. As esteiras residenciais normalmente não são muito potentes, nem grandes e não passam de 13 km/hora.

Normalmente as esteiras possuem cerca de 40 cm de largura, já as esteiras profissionais são mais espaçosas e atingem velocidades maiores. As bicicletas ergométricas podem ser mais estreitas, porém alguns modelos, principalmente horizontais podem ser mais espaçosos.

Para pessoas com problemas de mobilidade como idosos e pessoas com deficiência a esteira horizontal é uma ótima opção, pois proporciona o mínimo de impacto possível.

Para pessoas com problemas articulares, de ligamento ou tendão a bicicleta também é uma excelente opção. Pode ser utilizada uma bicicleta vertical convencional que é mais acessível e menos espaçosa.

Para pessoas que buscam exercícios intensos a esteira profissional ou uma bicicleta ergométrica sppining são a melhor opção. Ambas podem fornecer exercícios mais intensos, sendo que a esteira proporciona mais gasto energético em corridas intensas, porém possui maior impacto articular.

A bicicleta ergométrica sppining também proporciona exercícios intensos, porém com um pouco menos de gasto energético e menos impacto articular se usada corretamente.

Dicas para um bom exercício aeróbico:

  • Realize alongamento antes sempre que possível: O alongamento reduz os impactos do exercício, preparando o seu corpo.
  • Sempre faça aquecimento: O aquecimento pode ser feito com o próprio aparelho escolhido. Comece utilizando seu aparelho, seja esteira ou bicicleta, em velocidade baixa por 5 minutos pelo menos.
  • Alterne as velocidades: Não mantenha em uma velocidade muito rápida por muito tempo, principalmente se for iniciante. Essa alternância de velocidade acelera o metabolismo o que também auxilia na perda de peso. Essa dica pode ser usada tanto para a esteira quanto para a bicicleta ergométrica também.
  • Faça um desaquecimento: Antes de voltar o seu corpo ao repouso é bom fazer uma transição tranquila. Assim como o aquecimento esse é um momento de transição, desacelere a velocidade por 5 minutos pelo menos.

Sobre o Autor

Daniela Fonte Boa

daniela.fonte.boa@melhordolar.com.br