Fogão ou Cooktop: Qual a Opção Ideal para sua Cozinha?

Ao escolher os eletrodomésticos para nossa cozinha sempre pensamos em qual o melhor utensílio para cozinhar o fogão ou cooktop. Ambos possuem vantagens e desvantagens que devem se encaixar em suas necessidades. Para facilitar sua escolha fizemos um compilado das vantagens e desvantagens para que você faça a melhor compra.

Fogão:

O fogão é o primeiro eletrodoméstico que nos vem à cabeça quando pensamos em cozinhar. Para casas sem móveis planejados e que não possuem bancadas para encaixar o cooktop essa com certeza será uma opção interessante.

Os modelos de fogão incluem fogão de piso que fica diretamente no chão, ele pode possuir pés ou ser embutido.

Fogão

O fogão é um eletrodoméstico completo para cozinhar, pois apresenta os queimadores (bocas) e o forno em um só produto.

Os modelos de fogão possuem quatro, cinco e até seis bocas, o fogão precisa de um espaço específico na cozinha e os embutidos são os que ocupam menos espaços. Eles também possuem saída de gás e uma tomada, no caso de fogões automáticos.

Vantagens e desvantagens:

O fogão é um eletrodoméstico mais acessível economicamente, além de possui os queimadores e o forno. Ele também possui mais bocas o que é positivo para quem precisa cozinhar em várias panelas ao mesmo tempo, possuindo entre quatro e seis bocas.

O fogão utiliza gás para produzir seu fogo, o que pode ser uma vantagem ou desvantagem dependendo do comprador. Caso seja necessário comprar gás com frequência uma opção elétrica pode ser mais econômica em longo prazo.

A instalação do fogão normalmente é mais simples, exceto o fogão de embutir que pode ser mais complexo. Outra vantagem é que não há necessidade de possuir cozinha planejada para instalar o fogão.

A limpeza do fogão é relativamente mais complexa por ser maior e possuir forno. Além disso, ele ocupa um espaço maior na cozinha, principalmente os não embutidos. É importante certificar-se que as dimensões do fogão desejado sejam compatíveis com sua cozinha.

Dicas de uso:

Após adquirir seu fogão ideal algumas dicas de uso podem ser úteis para aumentar sua vida útil:

  • Limpeza adequada: realize a limpeza completa dos queimadores, laterais, grades, tampa de vidro, vidro do forno, à frente e o chão do forno. Utilize sabão neutro, água e uma esponja macia apenas para limpara para evitar reações químicas ou arranhões que podem danificar seu fogão. Cuidado para que nada respingue nos injetores.
  • Enxugue tudo com um pano seco e macio: cerifique-se de que tudo foi seco adequadamente para evitar o surgimento de ferrugens.
  • Caso você não tenha tanto tempo para limpar seu forno uma boa opção são os fornos autolimpantes. Eles possuem micro poros que absorvem e desintegram a gordura o que evita a necessidade constante de limpeza dessa parte que é a mais complexa.
  • Só ascenda o forno e os queimadores quando estiver pronto para colocar a comida no fogo.
  • Sempre abra a porta do forno para ascendê-lo, mesmo em fogões automáticos.
  • Ascendo o fogo do forno ou do queimadores rapidamente, evitando deixar o gás ligado por muito tempo.
  • Evite abrir a porta do forno várias vezes durante o uso, essa ação pode aumentar o tempo de cozimento do seu assado e ainda aumentar o gasto de gás.
Fogão embutido

Qual a diferença do cooktop?

O cooktop é um eletrodoméstico de bancada o que reduz o espaço que ele ocupa na cozinha. Porém, ele só possui os queimadores que variam entre 4 a 5 bocas de acordo com os modelos. Ele pode ser instalado em bancadas convencionais ou bancadas tipo ilha.

Por possuir apenas os queimadores pode ser necessário comprar um forno separadamente caso seja necessário. Atualmente existem três modelos de cooktop disponíveis:

  • Cooktop a gás: Esse modelo de cooktop utiliza gás e, portanto, necessita de uma ligação de gás planejada próximo ao seu local de instalação. A principal vantagem desse modelo é caso falte energia ainda é possível utilizá-lo. Outra vantagem é que esse cooktop não precisa de panelas específicas para ser usado.
  • Cooktop elétrico: É um modelo mais moderno de cooktop, a maior vantagem do cooktop elétrico é a agilidade de aquecimento. A grande desvantagem é sem energia não é possível utilizar o cooktop elétrico. Ele precisa de panelas especificas que devem ser mais resistentes como de aço ou ferro.
  • Cooktop por indução: É o modelo mais seguro, pois eles só funcionam quando em contato com uma panela com fundo magnético. Esse é o modelo mais caro e menos usado de cooktop. Mas ele garante segurança e controle da temperatura o que proporciona aquecimento proporcional e ideal.

Vantagens e desvantagens:

O cooktop é uma opção mais cara e de instalação mais complexa, pois necessita de planejamento da cozinha junto à instalação do cooktop. Para instalar cooktop a gás é necessário planejar a ligação do gás também.

O combustível usado pode ser a gás ou elétrico, os a gás necessitam de planejamento da ligação e muitas vezes são mais caros devido ao grande consumo. Os elétricos podem ser mais econômicos por utilizarem a energia com fonte, porém caso falte energia não é possível utilizá-los.

Sua limpeza é mais simples e prática, assim como seu visual que é moderno e se encaixa perfeitamente na cozinha.

Outra vantagem é que eles ocupam menos espaço na cozinha. O cooktop por indução é mais seguro e cozinha os alimentos de forma uniforme e ideal, pois é possível regular sua temperatura e seu mecanismo de indução que só liga quando está em contato com a panela.

O cooktop elétrico e o cooktop por indução necessitam de panelas específicas para serem utilizados.

Cooktop por Indução

Dicas de uso:

Após decidir o melhor cooktop para você é necessário realizar alguns cuidados, manutenção e limpeza corretamente para aumentar sua vida útil. Essas dicas vão te ajudar a aumentar a longevidade de seu eletrodoméstico:

  • Limpeza adequada: limpar seu cooktop é essencial, não deixe manchas e sujeira na superfície que danificam a tintura e deixa uma aparência envelhecida. Utilize apenas sabão neutro e panos macios e úmidos para limpar seu cooktop. Evitando qualquer química ou material abrasivo que possa danificar seu produto. Assim como no fogão lave todos os acessório como grelhas e bocas que possa ser necessário.
  • Certifique-se que seu cooktop está desligado antes de iniciar a limpeza.
  • Enxugue bem seu cooktop para evitar que ele danifique por excesso de umidade.
  • Prefira panelas com fundos planos para não arranhar seu cooktop.
  • Verifique o diâmetro das panelas, pois ele deve ser compatível ao tamanho do queimador.
  •  Não utilize equipamentos de limpeza a vapor, pois eles podem enferrujar seu cooktop.
  • Observe as instruções específicas de cada modelo de cooktop.
  • Use as panelas adequadas para o cooktop elétrico ou de indução.
Cooktop a gás

Então, qual comprar?

Para quem deseja uma cozinha completa e moderna, toda planejada o cooktop é uma excelente opção. Sendo possível escolher entre o cooktop elétrico, cooktop a gás ou o cooktop por indução.

Para locais que possuem gás encanado o cooktop a gás pode ser uma ótima opção, pois ele pode ser usado sem o uso de panelas especiais e em casos de falta de energia eles funcionam normalmente.

O cooktop elétrico é uma boa opção para quem busca rapidez nos preparos, pois ele aquece rapidamente. Já o cooktop por indução pode ser uma boa opção para quem tem crianças em casa, pois ele evita acidentes. Além disso, ele possui controle de temperatura para aquecer os alimentos de forma ideal.

Para quem busca economia, precisa fazer inúmeros preparos ao mesmo tempo ou buscam uma instalação mais simples o fogão será a melhor opção. É importante sempre conferir as dimensões do fogão para garantir que ele irá encaixar na sua cozinha.

Para quem faz vários preparos o fogão de seis bocas é o que mais possibilita esses preparos. Para quem possui uma cozinha menor e ainda optou por um fogão uma boa opção é o fogão embutido ou um fogão menor de quatro ou cinco bocas.

Se o forno for uma necessidade importante o comprador pode optar pelo fogão que já vem com o forno embutido com os queimadores. Mas é possível utilizar o cooktop associado a um forno elétrico ou Air Fyer dependendo das necessidades.

Sobre o Autor

Daniela Fonte Boa

daniela.fonte.boa@melhordolar.com.br