Geladeiras Side by Side ou Convencionais: Ideal para Sua Cozinha?

As geladeiras compõem uma parte importante de nossas cozinhas. Ao escolher qual a melhor geladeira é importante avaliar as melhores opções, suas vantagens e desvantagens, para garantir o melhor investimento. As geladeiras side by side surgiram após as geladeiras convencionais como uma ótima escolha para quem precisa de mais espaço interno.

O que são geladeiras side by side?

As geladeiras side by side comuns foram construídas para fornecer mais espaço tanto para o freezer quanto para o refrigerador. Elas possuem duas portas, uma ao lado da outra, uma porta para o freezer e uma para o refrigerador, ambos os compartimentos possuem amplo espaço.

É o modelo ideal para quem tem famílias grandes e que precisa refrigerar grandes quantidades de comida.

As geladeiras side by side possuem o modelo side by side inverse que possui os compartimentos invertidos em relação aos modelos comuns.

Nesse modelo o compartimento do congelador fica localizado na porção inferior da geladeira, com apenas uma porta. Na porção de cima têm-se o refrigerador com duas portas uma ao lado do outro.

Esse modelo foi construído pensando na maioria das pessoas que normalmente utilizam mais o refrigerador e a gaveta de verduras que o freezer. Portanto, esse modelo evita que essas pessoas fiquem se abaixando para acessar o refrigerador e a gaveta.

Como escolher sua geladeira side by side?

Para escolher a geladeira side by side ideal é necessário conferir o tamanho de sua cozinha, a capacidade mínima de uma geladeira side by side é de 450 litros. Portanto, ela ocupa grande espaço na cozinha, sendo necessário conferir as especificações dos tamanhos para certificar-se de que a geladeira se encaixará em sua cozinha.

As geladeiras side by side possuem divisões inteligentes para que seus produtos fiquem bem distribuídos ocupando menos espaço. As divisões distribuem os produtos de forma que eles refrigerem de maneira adequada. Confira as divisões antes da compra para que elas atendam as suas necessidades.

Essas geladeiras possuem ajustes da temperatura do freezer para que ele fique similar a um refrigerador, caso seja utilizado com pouca frequência.

Vantagens e desvantagens:

As geladeiras side by side possuem inúmeras vantagens, dentre elas a capacidade de armazenamento é uma das principais.

Para quem precisa de espaço e boa distribuição dos alimentos esse é o modelo ideal, porém esse aumento de capacidade faz com que precise de mais espaço na cozinha, pois são mais largas. Em contrapartida elas são menos profundas o que faz com que precisem de menos profundidade para se encaixar e ficam bem alinhadas com os armários.

Esse modelo possui inúmeras divisões inteligentes para distribuir os alimentos de forma adequada para que eles se mantenham refrigerados de acordo com a necessidade. Possuem um dispenser de água e um de gelo o que permite pegar água ou cubos de gelos sem abrir o refrigerador ou o freezer, reduzindo o gasto de energia.

Outra forma de reduzir os gastos com esse modelo é ajustando a temperatura do freezer quando não houver necessidade de usá-lo.

A tecnologia “frost free” está presente em todos os modelos side by side, não sendo necessário descongelar o refrigerador. Outra vantagem é o seu design tanto externo quanto interno, que é moderno e se alinha perfeitamente com os armários.

A maior desvantagem das geladeiras side by side é o preço, que normalmente é mais elevado que os demais, quanto mais desenvolvido o design mais alto o preço. Esse modelo possui vários compartimentos e divisões o que limita seu espaço livre.

Qual a diferença para as geladeiras convencionais?

As geladeiras convencionais estão no mercado já há mais tempo e possuem uma capacidade de armazenamento maior. Elas possuem modelos com uma única porta, que é o modelo mais econômico dentre as demais, ela possui uma única porta e uma porta interna para o congelador. Esse modelo de geladeira convencional normalmente não possui tecnologia “frost free”.

Outro modelo das geladeiras convencionais é o duplex que possui uma porta para o refrigerador e uma para o congelador. Esse modelo normalmente é encontrado com a tecnologia “frost free”.

A geladeira inverse ou convencional invertida pensam na praticidade do usuário. Normalmente utilizamos mais o refrigerador e a gaveta de verduras, pensando nisso os modelos inverse possuem o refrigerador na parte de cima junto à gaveta de legumes e embaixo o freezer. Dessa forma, o usuário não precisa se abaixar para usar esses compartimentos que usamos com frequência.

Como escolher sua geladeira convencional?

As geladeiras convencionais ainda atraem muitos compradores principalmente por serem modelos mais econômicos. Caso opte por esse modelo também é necessário conferir as especificações da geladeira escolhida para garantir-se de que ela se encaixará na sua cozinha e necessidades.

Dentre os três modelos convencionais cada um se encaixarão melhor para uma situação. Para casas com poucas pessoas e que buscam economia o modelo de uma porta é ideal Para famílias maiores e que buscam praticidade e conforto as geladeiras duplex ou inverse podem atender melhor suas necessidades.

Vantagens e desvantagens:

As maiores vantagens dos modelos de geladeiras convencionais é a economia. Tanto no preço que é mais acessível quanto no uso de energia.

Apesar de as geladeiras side by side possuírem mecanismos para economizar energia eles são modelos grandes e quanto mais alimento armazenado maior o gasto energético.

Outra vantagem é em relação ao espaço ocupado na cozinha que é menor o que pode ser ideal para cozinhas reduzidas.

Dentre os modelos o mais econômico é a geladeira de uma porta. Porém normalmente elas não são “frost free” necessitando de descongelar causando problemas de umidade na cozinha e reduzindo sua praticidade.

As geladeiras duplex e inverse possuem um preço mais elevado, porém são mais práticas devido a sua tecnologia “frost free”. Também possuem maior capacidade e podem ser a melhor opção para quem utiliza o freezer com frequência.

As maiores desvantagens dos modelos convencionais são a capacidade reduzida se comparados aos modelos side by side. Não possuem divisões inteligentes o que permite melhor distribuição dos alimentos e evita a necessidade de abrir compartimentos desnecessários.

Então, qual o melhor investimento?

Cada um dos modelos de geladeira atende a um público específico e o melhor investimento varia de acordo com a necessidade do comprador.

Para famílias grandes que possuem espaço na cozinha e precisam de maior capacidade de armazenamento a melhor opção são os modelos de geladeira side by side.

A única desvantagem desse modelo é em relação à economia. Para economizar o gasto de energia podem ser usados os mecanismos fornecidos pela geladeira, porém o preço elevado pode ser um problema para alguns compradores.

Para quem busca economia no momento da compra, possui pouco espaço na cozinha ou famílias menores as geladeiras convencionais são o melhor investimento. As geladeiras duplex são uma melhor opção para quem busca mais praticidade já que elas fazem seu próprio degelo.

As geladeiras convencionais inverse são conhecidas por sua preocupação com a facilidade do uso do refrigerador, que fica na parte de cima. Caso o usuário utilize o refrigerador e a gaveta de verduras com maior frequência essa opção é ideal para evitar os agachamentos excessivos trazendo mais praticidade ao uso.

As geladeiras convencionais de uma porta são o modelo mais econômico, porém é o que menos fornece praticidade e capacidade de armazenamento.

As melhores marcas de geladeira normalmente trabalham tanto com as geladeiras convencionais quanto com as geladeiras side by side, as melhores geladeiras são de marcas como as geladeiras Brastemp, Consul, Eletrolux, Multi Door e outras.

Dicas de uso:

Após realizar o melhor investimento é necessário manter o cuidado com o eletrodoméstico para que sua vida útil seja longa, algumas dicas de uso adequado são:

  • Limpeza periódica: isso impede o desgaste e possíveis manchas que possam surgir.
  • Mantenha um espaço entre a geladeira e a parede para deixa-la “respirar”.
  • Higienize seus alimentos antes de guarda-lo evita que a geladeira se suje e reduz a frequência de limpezas necessárias.
  • Não deixe alimentos com prazo de validade vencido dentro da geladeira.
  • Mantenha a porta fechada sempre, pois deixa-la aberta pode fazer com que ela tente compensar o calor que entra do meio externo.
  • Não coloque alimentos muito quentes em contato com as prateleiras e o freezer.
  • Não tampe a parte traseira da geladeira onde se localiza o motor.
  • Não deixe o termostato desregulado, ele deve ser regulado de acordo com o clima externo, quantidade de alimentos na geladeira e até quantas vezes a porta aberta.

Sobre o Autor

Daniela Fonte Boa

daniela.fonte.boa@melhordolar.com.br