Liquidificador, Mixer ou Processador? Saiba Qual é o Ideal para Você!

A praticidade na cozinha é cada vez mais procurada, e o que chama atenção são utensílios multiusos que gastam pouco espaço na cozinha. Quem busca praticidade no preparo de alimentos com certeza já se deparou com a dúvida: liquidificador, mixer ou processador?

Para responder essa pergunta vamos avaliar as funções de cada um, vantagens e desvantagens para garantir um bom investimento. Será que vale a pena ter os três na sua cozinha?

Qual a função de cada um?

Muitas pessoas não sabem ao certo qual a função específica desses utensílios de cozinha ou se todos tem a mesma função. O que pode gerar confusão no momento da compra.

  • Liquidificador: Esse é um dos utensílios mais utilizado pelos brasileiros. Basicamente ele mistura, tritura e liquidifica os alimentos, também funciona aumentar a densidade como no molho de alho.
  • Mixer: O mixer é um utensílio mais novo e prático, ele possui as mesmas funções do liquidificador. Porém, ele só consegue fazer preparos em porções pequenas.
  • Processador: Também chamado de multiprocessador é um dos utensílios mais completos. Ele corta, rala, processa, tritura, mistura e fatia alimentos.

Vantagens e desvantagens:

Após entender a função de cada utensílio é importante entender as vantagens e desvantagens de cada um. Apesar de serem utensílios similares eles possuem vantagens e desvantagens únicas.

Liquidificador é mais versátil:

O liquidificador já é um utensílio popular usado frequentemente em todas as casas brasileiras. Ele já está no mercado há muito tempo e, portanto, possui grandes variedades de preços e marcas atendendo um público maior.

Diversos cozinheiros amadores e profissionais utilizam o liquidificador para fazer sucos e batidas, assim como molhos, sopas e até massas. O liquidificador é conhecido por deixar seu produto final mais denso e cremoso.

Veja Qual é o Melhor Liquidificador com Copo de Vidro

Os modelos de liquidificador presentes no mercado atual possuem até quatro velocidades que podem ser usadas de acordo com a exigência do alimento.

Uma grande desvantagem do liquidificador é o copo, ele normalmente é de plástico e alguns podem se quebrar facilmente. Caso o copo seja resistente o material pode impregnar com odores e sabores de outros alimentos.

Os copos de alguns modelos são de vidro o que pode evitar esse cheiro e sabor impregnados. São de fácil limpeza, porém podem se quebrar com mais facilidade.

A maioria dos liquidificadores possui uma função chamada de “pulsar”. Muitas pessoas não sabem para o que ela serve, porém ela tem uma função específica. Sua função é de triturar alimentos sem liquidifica-los.

Mixer é mais prático:

O mixer com certeza é a opção mais prática dos três, ele exerce as mesmas funções do liquidificador, porém é muito mais prático e de fácil limpeza.

Sua aparência lembrar o motor das batedeiras convencionais, ele possui um uso manual e pode ser colocado em potes e panelas para realizar sua função. Ele fornece textura e tritura os ingredientes sem nem precisar retirá-los da panela.

Liquidificador, mixer ou processador? Saiba se vale a pena ter os três na  cozinha

É possível preparar sucos e batidas usando o mixer sem sujar louça, apenas o copo que vai beber. Sua única desvantagem é que ele não faz grandes preparos, apenas pequenas porções por vez.

O mixer não é indicado para triturar alimentos duros, somente alimentos pastosos, moles e líquidos.

Apesar de ser mais novo no mercado já possuem vários modelos de mixers. Possibilitando ao comprador escolher dentre uma grande variedade de preços e modelos para se adequar as suas necessidades.

Processador é multifunções desde usos do dia-a-dia até receitas elaboradas:

O utensílio mais completo é com o processador, diferentes dos demais, ele executa muitas funções distintas. Ele possui uma grande variedade de lâminas que tornam possível ralar, moer e fatiar.

O processador é resistente a alimentos mais duros, suas lâminas fatiam desde perfeitas fatias de cebola até batata, grãos e outros alimentos duros.

É possível realizar o preparo de molhos e sucos com o processador. Porém ele traz um aspecto mais denso a esses alimentos, deixando eles mais pastosos que líquidos.

A quantidade de lâminas e funções do processador varia de acordo com os modelos de processador. Atualmente já existe uma grande variedades de modelos e preços de processadores para atingir diversos públicos.

Qual o investimento ideal para sua cozinha?

Agora que você sabe a função, vantagens e desvantagens de cada utensílio é mais fácil entender qual o melhor investimento para você.

Os três utensílios podem se complementar na cozinha. Portanto, para quem aprecia o ato de cozinhar e deseja realizar múltiplos preparos não será uma má ideia investir nos três.

Para determinados usuários um ou outro utensílio pode ser mais recomendado. Quem não cozinha muito e busca praticidade em seus preparos vai fazer proveito do mixer. Ele também é uma ótima opção para quem mora sozinho, pois prepara pequenas porções.

Quem possui família grande e precisa realizar preparos maiores com versatilidade o liquidificador será a melhor opção. Apesar de ser mais difícil de limpar e usar ele é excelente para preparos rápidos e em maiores quantidades.

Para pessoas que gostam de cozinhar e busca variedade de preparos o processador é a melhor opção. Ele também é mais difícil de limpar e utilizar, porém com ele é possível realizar múltiplos preparos rapidamente.

Se você não tem nenhum equipamento e está buscando um investimento inicial o liquidificador pode ser ideal. Porém, pense em quais preparos você normalmente realiza na cozinha para atender suas necessidades.

Usuários avançados na cozinha podem investir em kits que já venham com o mixer, processador e liquidificador. Assim, é possível adquirir os três por um preço mais acessível fornecido em compras conjuntas.

Como escolher seu eletrodoméstico?

  • Baseado nas funções de cada utensílio e suas necessidades escolha entre mixer, processador e liquidificador.
  • Caso precise de mais de um desses utensílios considere um kit que já contém todos eles por um preço mais acessível por cada item.
  • Certifique-se de que a voltagem do equipamento condiz com a voltagem de sua casa para evitar danos no seu aparelho.
  • Confira as melhores marcas e as que mais cabem no seu orçamento, é importante sempre avaliar o custo-benefício.
  • Não compre por empolgação. Muitas vezes nos precipitamos em nossas compras e adquirimos itens que não vamos usar. Portanto, se você não cozinha com frequência talvez seja melhor investir apenas em um mixer ou liquidificador.

Dicas de usos:

Após fazer a compra de seus utensílios algumas dicas podem ser importantes para manter seu equipamento com bom funcionamento e estender sua vida útil. Para te ajudar, separamos uma série de dicas para cuidar de seu eletrodoméstico:

  • Cuide das hélices e lâminas: O liquidificador e o mixer possuem hélices, já o processador possui várias lâminas. Em ambos os cuidados deve se cuidar para manter o corte dessas hélices e lâminas usando as devidas proteções.
  • Não utilize objetos de metal para mexer nas lâminas: O choque do metal de colheres, espátulas e facas pode prejudicar o corte das lâminas. Isso ocorre principalmente com liquidificador, portanto, evite utilizar esses objetos.
  • Lave o aparelho após o uso: A lavagem adequada do utensílio é muito importante, o mixer possui uma higienização mais fácil e prática. Utilize sabão ou detergente neutro para lavar as lâminas e copos.
  • Não molhe os motores: É importante cuidado, pois esses equipamentos são equipamentos elétricos e não podem ter seus motores e circuitos molhados.
  • Atente-se a voltagem do seu equipamento: Não utilize seu equipamento em uma tomada inadequada. Confira se seu equipamento é 110V ou 220V antes de compra-lo para evitar danos no aparelho.
  • Evite que fiquem restos de alimentos que podem ficar retidos nas hélices ou copos.
  • Não deixe as lâminas úmidas: Seque bem as lâminas de seu equipamento, dessa forma você evita que elas enferrujem.
  • Caso fique alimentos presos nas hélices não utilize colheres ou outros objetos para tirar os alimentos. Coloque um pouco de água e detergente no copo e bata por alguns segundos para que o alimento se desprenda.

Sobre o Autor

Daniela Fonte Boa

daniela.fonte.boa@melhordolar.com.br