Melhor Ar Condicionado Split Inverter de 2020

Está pensando em deixar sua casa ou trabalho com um clima mais fresquinho? Para um ambiente de temperatura agradável, com ar puro, economia de energia e sem prejudicar a natureza, escolha por um ar condicionado split inverter!

Quer saber sobre a diferença desse modelo pro convencional e como escolher o melhor para atender as suas necessidades? Então, basta acompanhar este artigo com tudo o que você precisa saber sobre este moderno aparelho.

Além de detalhar cada uma das fundamentais características do ar condicionado, fizemos uma lista com os mais recentes e procurados modelos da categoria. Confira:

Melhores Aparelhos de Ar Condicionado Split Inverter de 2020

  • Springer Midea Inverter 
  • Elgin Eco Inverter
  • LG DUAL Inverter
  • Gree Eco Garden Inverter
  • Elgin Eco Power
  • Electrolux VI09F/VE09F
Imagem Ar Condicionado Detalhes
Ar-Condicionado Split Hw Springer Midea Inverter 9.000 Btus/h 220v Quente e Frio 42MBQA09M5
Springer Midea Inverter Quente e Frio: Sim
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter 9.000 BTUs Só Frio 220V
Elgin Eco Inverter Quente e Frio: Só frio
Ar Condicionado Split Hi Wall LG DUAL Inverter Voice 9000 BTUs Frio S4Q09WA51A 220V
LG Dual Inverter Quente e Frio: Somente Frio
Ar Condicionado Split Gree Eco Garden Inverter 12000 BTUs Frio 220V
Gree Eco Garden Inverter Quente e Frio: Somente Frio
Ar-Condicionado Split Hw Elgin Eco Power 9.000 Btus/h Frio 220v HWFI09B2IA
Elgin Eco Power Quente e Frio: Somente Frio
Ar-Condicionado Electrolux VI09F/VE09F, 9000 BTUs Frio - Linha Ecoturbo
Electrolux VI09F/VE09F Quente e Frio: Somente Frio

E, assim, analisando atributo por atributo, modelo por modelo, vamos chegar à melhor marca, o melhor da categoria e o que apresenta melhor custo benefício. Acompanhe!

Ar Condicionado Split Inverter

Num país de clima tropical, como o nosso, a temperatura está sempre lá em cima. Mesmo o inverno tende a ter picos de calor em várias regiões do Brasil.

Para agravar essa situação, ainda, os efeitos do aquecimento global estão deixando os espaços mais quentes, a cada dia. Por isso, ter um ar condicionado em casa ou no trabalho é cada vez mais necessário.

O aparelho consegue refrigerar o ar ambiente e, dessa forma, deixar a temperatura mais baixa, refrescando o local. Esse clima confortável melhora até nossa qualidade de vida, dá mais ânimo e disposição em dias realmente quentes.

Em noites de verão, dormir, então, fica muito mais agradável com aquele clima gostoso e na medida certa – muito distante dos sonos interrompidos pelo incômodo calor.

Além disso, quando instalado no ambiente de trabalho, o eletrodoméstico traz muito mais conforto e tranquilidade para que as atividades profissionais sejam exercidas. Sem o desconcertante suor, sem odores indesejados, o ar condicionado permite dias mais aproveitados nas empresas.

O aparelho, assim, apresenta várias vantagens para seu usuário. Seja colocado nas casas, seja nos locais de trabalho, o ar condicionado proporciona um ambiente mais agradável.

No entanto, você sabia que existem 2 modelos diferentes do eletrodoméstico, que se diferenciam em consumo energético, impacto na natureza e eficácia?

Conheça, desse modo, as diferenças entre o ar condicionado convencional e o split inverter.

Diferença entre ar condicionado Convencional e Split Inverter

O convencional eletrodoméstico com capacidade de refrigerar o ar, já conhecemos bem. Mas, nos últimos anos, modernas tecnologias aperfeiçoaram ainda mais o trabalho do ar condicionado.

Dessa forma, surgiu a modalidade split inverter.

Split é o sistema de refrigeração que utiliza duas unidades distintas para diminuir a temperatura: a interna, que climatiza e libera o fluxo de ar, através de sua função evaporadora; e a externa, que funciona de forma condensadora.

São, assim, duas unidades: a evaporadora e a condensadora.

Inverter diz respeito a uma placa eletrônica dentro do aparelho que controla automaticamente o seu compressor. Com isso, a temperatura é regulada de forma mais estável, evitando as oscilações.

Assim, enquanto o modelo tradicional desliga quando a temperatura está próxima do esperado e religa quando o clima volta a ficar quente, com o split inverter, o aparelho consegue manter o ambiente em temperatura confortável automaticamente, sem picos de calor ou frio.

Além disso, o split inverter chega a utilizar até 70% menos energia do que produto refrigerador convencional, além de ser até 40% mais rápido em seu trabalho.

Por fim, ele tem um gás que causa menos danos à natureza, conhecido como R-410A, sendo, desse modo, mais sustentável.

Em comparação com o modelo convencional, assim, a moderna tecnologia do split inverter faz com que ele:

  • consuma menos energia elétrica
  • trabalhe mais rápido, sendo mais eficiente
  • seja mais sustentável
  • emita menos ruído

Como resultado, tem-se um ambiente climatizado muito mais agradável, gastando menos e de maneira mais rápida. Portanto, escolher por um ar condicionado split inverter é escolher por economia de dinheiro, tempo e recursos naturais.

Todo eletrodoméstico split é inverter e todo inverter é split? A resposta é não. Assim, fique de olho nos dados apresentados pelo fornecedor.

Btus

Vimos que o ar condicionado split inverter apresenta diversas vantagens em relação ao convencional. Agora, quais características devem ser observadas para fazer a escolha certa do produto, entre tantas opções?

Você deve começar calculando a necessidade de refrigeração – ou aquecimento, como veremos adiante – do local onde pretende instalar o eletrodoméstico.

Faça-se estas perguntas:

  • Qual a área total do cômodo?
  • Quantas pessoas costumam ficar nesse local?
  • No lugar, existem outros eletrodomésticos que possam emitir calor, como geladeira, microondas, fritadeiras, etc?
  • Qual a incidência de sol sobre o ambiente? Bate sol pela manhã e tarde?

Com todas essas respostas em mãos, ficará mais fácil calcular o Btus do seu novo ar condicionado.

Btus (British Thermal Unit) é a medida de potência de refrigeração da máquina.

Quanto maior o número de Btus do ar condicionado, maior a sua capacidade de diminuir ou aumentar a temperatura do ambiente.

Como calcular Btus do Ar condicionado

Alguns fabricantes já indicam para qual tamanho de espaço o eletrodoméstico é recomendado. Mas para você ter um cálculo ainda mais acertado, pode fazer a seguinte conta.

Pegue suas respostas àquelas perguntas feitas anteriormente. Agora, as aplique a essas regrinhas:

  • Área em mt² – multiplique por 600
  • Nº de pessoas – multiplique por 600
  • Nº de aparelhos – multiplique por 600

Some o resultado de cada uma das multiplicações. Caso haja exposição ao sol, acrescente 800 ao número total. E, pronto, esse número é a necessidade de Btus que aquele local precisa.

Veja, na prática, esse exemplo:

Um quarto tem 3 metros de largura e 3 metros de comprimento. Nele, dormem 2 pessoas. Há, no espaço, 1 televisão e uma lâmpada. Ele recebe luz solar por boa parte do dia. Assim:

  • Área em mt² = 3 x 3 = 9 m²
  • Nº de pessoas = 2
  • Nº de aparelhos = 2
  • Exposição solar = + 800

Aplicando as regrinhas para calcular o Btus, temos os subtotais:

  • 9 x 600 = 5.400
  • 2 x 600 = 1.200
  • 2 x 600 = 1.200
  • 800Assim: (5.400) + (1.200) + (1.200) + 800 = 8.600 Btus

Dessa maneira, este cômodo precisará de um ar condicionado que tenha, no mínimo, 8.600 Btus para que sua climatização seja feita adequadamente.

Quente e Frio

Outra característica a ser observada, em um ar condicionado split inverter, é se ele tem capacidade tanto para refrigerar quanto para esquentar.

Existem modelos que atuam somente para diminuir a temperatura do ambiente, enquanto outros conseguem exercer essa função e, também, a de aquecer o clima.

Assim, com um único aparelho, você consegue ter a função de dois eletrodomésticos ao mesmo tempo, esfriando e esquentando o lugar em que o ar condicionado foi instalado.

O resultado disso é economia de espaço e dinheiro, além de muita praticidade.

Consumo de Energia

Economia de energia elétrica e ar condicionado conseguem ficar em uma mesma frase? Pois é, com o split inverter isso é possível, sim.

Graças à sua tecnologia moderna e inteligente, estes aparelhos prometem economizar até 70% de energia se comparados com os modelos convencionais.

Uma destas razões é que o eletrodoméstico evita picos de atividade, mantendo seu fluxo de ar mais equilibrado. Assim, não tem o “liga e desliga” comum do convencional e, desse modo, o split inverter mantém um funcionamento mais eficiente e econômico.

Gás R-410A

Mais um diferencial do ar condicionado split inverter frente ao convencional é o seu gás R-410A. Chamado de ecológico e sustentável, ele não tem os CFCs (clorofluorcarbonos), vilões do meio ambiente.

Portanto, além de já evitar desperdícios de energia elétrica, o modelo mais tecnológico também não emite gases prejudiciais à natureza e, claro, a nós mesmos.

Mais um ponto positivo que merece ser observado em sua busca por um novo eletrodoméstico que refrigera – e esquenta – sua casa ou trabalho.

Filtro de ar

Além de refrigerar ou aquecer o ar do ambiente em que esteja instalado, o ar condicionado pode exercer uma outra importante função: a de filtro.

Muitos modelos contam com diferentes tipos de filtros que prometem purificar o ar, eliminando até 99,9% de bactérias. Algumas marcas, inclusive, falam em filtrar até o forte vírus da gripe H1N1.

Assim, além de promover um lugar com clima mais confortável para você e outras pessoas permanecerem, o ar condicionado ainda promove um ambiente bem mais seguro e limpo!

High Wall

Por fim, outro dado que você deve observar, ao pesquisar por um novo eletrodoméstico, é se ele é High Wall. Também visto como Hi Wall, esse split é aquele que fica instalado diretamente na parede (Wall), em lugar alto (High).

Diferentemente dos modelos de janela, este exige maiores cuidados na instalação e fica bem próximo ao teto, com medidas bem calculadas.

Review dos Melhores Aparelhos de Ar Condicionado Split Inverter de 2020

Como vimos, até aqui, o ar condicionado convencional apresenta significativas diferenças em consumo de energia e eficácia. Nem todo split é inverter e, portanto, precisa-se verificar as funcionalidades do modelo buscado.

É importante saber qual a necessidade de Btus do local onde o aparelho será instalado e, assim, fazer uma pesquisa mais acertada. Descobrir, também, se o eletrodoméstico apresenta funções tanto de refrigerar quanto de aquecer é uma boa iniciativa.

Pesquisar por máquinas que usam o gás ecológico faz bem para a natureza assim como ficar de olho em produtos que higienizam o ar. Por fim, é sempre bom verificar quais as necessidades de instalação do aparelho High Wall.

Vamos verificar, assim, cada uma destas características entre os seis aparelhos de ar condicionado, abaixo. Além disso, consideramos comentários e avaliações de usuários para complementar, ainda mais, a análise. Confira!

padrao

Ar-Condicionado Split HW Springer Midea Inverter

Características do aparelho:

  • Split Inverter: Sim
  • Btus: 9.000 Btus
  • Quente e Frio: Sim
  • Consumo de energia: Classificação Energética A
  • Gás Ecológico: R410-A

O Ar condicionado Split Springer Inverter da Midea conta com muita qualidade em seu sistema de refrigeração e também oferece recursos tecnológicos.

Sobretudo, o aparelho se destaca pela economia de energia. Isto porque conta com o sistema Inverter. Portanto, o seu consumo de energia reduz em 60% comparado a aparelhos convencionais.

Além disso, também possui a função Eco Noite, o que chega a reduzir o consumo energético em até 74%.

Outra característica do ar condicionado é o Sistema AR+PURO HD ION, um completo sistema de filtro. O que permite que 99,9% de impurezas como vírus e bactérias sejam eliminadas do ambiente.

O aparelho também conta com recurso de compatibilidade com o Kit Wifi Midea. No entanto, o kit precisa ser comprado separadamente.

Mais um destaque no aparelho é a “função não perturbe”, o que permite deixá-lo em alto nível de silenciamento. Portanto, não é um aparelho ruidoso.

Prós
  • Baixo consumo de energia
  • Silencioso
  • Filtro que remove impurezas
  • Sistema Inverter
  • Bom custo-benefício
Contras
  • Kit Wifi não incluso

Confira o preço

padrao

Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter

Características do aparelho:

  • Split Inverter: Sim
  • Btus: 9000 Btus
  • Quente e Frio: Só frio
  • Consumo de energia: Eficiência Energética A
  • Gás Ecológico: R-410A

O ar condicionado Split Eco Inverter da Elgin conta com muitos recursos tecnológicos, qualidade e design moderno.

Além de oferecer o recurso inverter, que o faz rápido no ajuste de temperatura e mantém a estabilidade. Portanto, é eficiente no consumo de energia e no conforto da temperatura.

Quanto ao design do aparelho, ele se diferencia pelo seu display invisível. Desta forma, é muito mais elegante e moderno, pois a temperatura aparece com discrição e somente quando está ligado. Além disso, não atrapalha na luminosidade em ambientes escuros.

Sobretudo, é um aparelho econômico, ecológico e duradouro. Isto porque conta com gás ecológico R-410A. Portanto, não prejudica a camada de ozônio. Sem contar que ele possui serpentina de cobre, logo, é muito durável.

Além disso, o aparelho também possui Ion Air, um filtro ionizador que mantém o ambiente com o ar muito mais puro. Também possui função de limpeza da evaporadora, portanto, não exala odores e deixa o ambiente muito mais saudável.

Prós
  • Design moderno
  • Filtro ion Air
  • Sistema Inverter
  • Gás Ecológico
Contras
  • Não aquece

Confira o preço

padrao

Ar Condicionado Split Hi Wall LG DUAL Inverter

Características do aparelho:

  • Split Inverter: Sim
  • Btus: 9000 Btus
  • Quente e Frio: Somente Frio
  • Consumo de energia: Eficiência Energética A
  • Gás Ecológico: R-410A

O Ar condicionado Split Inverter Hi Wall Voice da LG é um aparelho recomendado para quem busca por mais praticidade, além de muita qualidade.

Afinal, o aparelho possui um alto sistema tecnológico, o que inclui o Controle de Comando por voz. Portanto, basta conectá-lo ao Google Assistente ou ao Alexa e é possível controlá-lo através do celular.

Além disso, também é possível controlar suas configurações através do aplicativo LG thinQ. Para isto, basta sincronizar o aparelho com o smartphone.

Outras características do aparelho, segundo o fabricante e confirmado por usuários, é o modo super silencioso, não causa ruídos incômodos.

Sobretudo, também é eficiente no gasto de energia, devido ao compressor DUAL Inverter. Ele possui uma tecnologia que faz balanceamento do rotor, portanto, evita oscilações e também possíveis vibrações. Sendo 70% mais econômico e 40% mais rápido. 

Por fim, também vale destacar a função Comfort Sleep, que permite um ambiente agradável e estável durante a noite. Além disso, possui serpentina de cobre anti corrosão, portanto, é mais resistente e durável.

Prós
  • Sistema de comando por voz
  • Rápido no ajuste de temperatura
  • Silencioso
  • Modo de energia econômico
Contras
  • Não possui display de temperatura no aparelho

Confira o preço

padrao

Ar Condicionado Split Gree Eco Garden Inverter

Características do aparelho:

  • Split Inverter: Sim
  • Btus: 12.000 Btus
  • Quente e Frio: Somente Frio
  • Consumo de energia: Classificação A
  • Gás Ecológico: R-410A

O ar condicionado Eco Garden Inverter da GREE apresenta um visual moderno e muitos benefícios de climatização de qualidade.

No quesito design, o aparelho apresenta um visual moderno, agregando muito ao ambiente. Inclusive, possui display de temperatura discreto e sutil deixando o visual ainda mais moderno.

Além disso, não falta qualidade no aparelho. Pois possui serpentina de cobre e anticorrosão. Além disso, também conta com tratamento anticorrosão nas aletas. Por isso é bastante durável e não apresenta muitos problemas.

Também é um aparelho econômico, pois possui sistema Inverter. Portanto, chega a economizar até 60% do consumo de energia. Além de ser muito mais estável e rápido no ajuste de temperatura.

Outra característica do ar condicionado Eco Garden tem a função Dry de desumidificador de ar, sendo ainda mais cômodo para o usuário. Também conta com sistema de auto diagnóstico e auto limpeza.

Prós
  • Desumidificador de Ar
  • Silencioso
  • Filtro que elimina 99% de impurezas
  • Sistema Inverter
  • Serpentina de cobre
  • Baixo consumo de energia
Contras
  • Somente Frio

Confira o preço

padrao

Ar-Condicionado Split Hw Elgin Eco Power

Características do aparelho:

  • Split Inverter: Somente Split
  • Btus: 9.000 Btus
  • Quente e Frio: Somente frio
  • Consumo de energia: Classificação A
  • Gás Ecológico: R410A

O ar condicionado Hi Wall Split Eco Power da Elgin é um aparelho com boa relação custo-benefício e ótimos recursos tecnológicos. Além de ser muito prático e econômico.

O aparelho possui um design discreto e moderno. Pois conta com display digital que acende somente quando ligado e não atrapalha na luminosidade do ambiente.

Na questão qualidade de climatização, ele oferece recursos como a Função Turbo que acelera o ajuste da temperatura. Portanto, é rápido e eficaz.

Além disso, outros recursos como a função auto limpeza também se destaca. Pois evita odores no aparelho. Além disso, também retira a umidade da evaporadora, por isso é muito mais higiênico.

O aparelho também dispõe de recursos tecnológicos, como o sistema de controle Wifi. Sendo possível controlar através de tablet ou Smartphone. Além de possui função sleep (desligamento automático pré programado).

Também é um destaque o recurso de Gás Refrigerante HFC R410A, o qual não agride o meio ambiente. Além disso, ele é desumidificar, perfeito para deixar o ambiente mais confortável e saudável, principalmente em dias de chuva.

Prós
  • Display de temperatura discreto
  • Sistema de Controle Wi-fi
  • Função turbo
  • Boa relação custo-benefício
Contras
  • Não possui sistema Inverter
  • Não aquece

Confira o preço

padrao

Ar-Condicionado Electrolux VI09F/VE09F

Características do aparelho:

  • Split Inverter: Somente Split
  • Btus: 9.000 Btus
  • Quente e Frio: Somente Frio
  • Consumo de energia: Eficiência Energética A
  • Gás Ecológico: R410A

O Ar condicionado da Electrolux linha EcoTurbo é um aparelho eficiente, prático e com ótima qualidade em climatização.

A função EcoTurbo do aparelho é devido a sua tecnologia que permite ajustes e estabilidade de temperatura mais rápida ao ambiente. Além de ser ecológico, pois possui Gás R410A.

Quanto às suas funções, o aparelho é desumidificar, proporciona um ambiente mais aconchegante. Também possui a função Eco, é um ajuste especial para o sono, em que a temperatura ajusta-se a temperatura corporal durante a noite.

Além disso, conta com a função “siga-me”, em que o controle remoto possui sensor de temperatura. O que permite que o climatizador ajuste a temperatura conforme o ambiente em que o controle está.

Também é um aparelho resistente, pois possui serpentina em cobre. Além de ser higiênico, pois possui função autolimpante.

Prós
  • Função EcoTurbo
  • Função Siga-me no controle remoto
  • Ajuste especial para sono
  • Serpentina de cobre
  • Sistema Autolimpante
Contras
  • Não possui sistema Inverter
  • Somente frio

Confira o preço

Qual a Melhor Marca de Ar Condicionado?

De todas as marcas analisadas, uma delas ganha destaque pela oferta de alta qualidade em seus aparelhos. Além disso, é uma marcas que os usuários indicam e estão satisfeitos.

Portanto, a LG é a marca que garante o posicionamento de melhores ofertas de ar condicionado. Isto porque é uma empresa experiente no assunto e que dispõe de aparelhos com alta tecnologia.

A exemplo disto, é o ar condicionado Split Hi Wall DUAL Inverter Voice, o qual atende comandos por voz. E conta com muitos recursos de integração do ar condicionado com demais aparelhos eletrônicos.

Além de tudo, a marca também oferece garantia de 10 anos. Demonstrando a credibilidade de seus equipamentos.

Qual o Melhor Ar Condicionado Inverter?

No melhor posicionamento do nosso ranking temos o ar condicionado Split Hw Springer Inverter da Midea. O aparelho merece a posição pelo seu alto desempenho, funções tecnológicas e muitos benefícios.

Pois conta com alto nível de economia no consumo de energia elétrica, que pode chegar até 74% menos consumo que aparelhos comuns. Isto porque o Sistema Inverter é integrado ao aparelho e também permite sua rapidez e eficiência.

Sem contar que o aparelho também conta com funções como comandos pelo aparelho Smartphone. Trazendo muito mais praticidade e conforto ao usuário.

Além disso, o aparelho tem temperaturas quentes e frias, portanto, é funcional para todas as épocas do ano. Também vale ressaltar seu filtro de ÍON que limpa o ambiente, purificando e eliminando bactérias.

Ar condicionado Split Inverter com melhor relação Custo-benefício

Para quem procura por qualidade e também um preço justo, pode contar com o ar condicionado Split HW Elgin Eco Inverter. Pois o aparelho contém todos os recursos básicos e ainda oferece qualidade.

Vale destacar o visual do aparelho que agrada muito aos consumidores. Seu design discreto, moderno com display digital sutil é um grande diferencial.

Além de tudo, não faltam funções de praticidade, como o filtro Ion Air, que limpa e restabelece o ambiente. Portanto, é muito higiênico, eliminando até 99% de bactérias.

Também é uma opção para quem quer economia da conta de luz, pois o sistema inverter do aparelho alcança uma economia de até 60%. Sem contar que também estabiliza a temperatura com muito mais facilidade.

Por fim, é a opção de quem realmente quer economia tanto na compra do aparelho, quanto na fatura mensal de energia elétrica. Isto sem perder nenhuma comodidade que a climatização pode oferecer.

14 comentários em “Melhor Ar Condicionado Split Inverter de 2020”

  1. Bem, achei totalmente desnecessário, que o aparelho de ar condicionado refrigere e aqueça.No Norte e Nordeste do Brasil, o usuário nunca comprará um aparelho que refrigera/aquece.

    Responder
  2. Certamente a melhor ajuda que já recebi para compreender e escolher qual aparelho atende meus anseios. Split Inverter Hi Wall Sanssung Digital 8-Polos . Muitíssimo obrigado!!!

    Responder
  3. Vou comprar uma split inverter e estou pesquisando para ter a melhor aquisição. Já estava buscando informações sobre o modelo da Springer e essa matéria tirou todas minhas dúvidas.

    Responder

Deixe um comentário