Melhor Ar Condicionado Split Inverter de 2019

Está pensando em deixar sua casa ou trabalho com um clima mais fresquinho? Para um ambiente de temperatura agradável, com ar puro, economia de energia e sem prejudicar a natureza, escolha por um ar-condicionado split inverter!

Quer saber sobre a diferença desse modelo pro convencional e como escolher o melhor para atender as suas necessidades? Então, basta acompanhar este artigo com tudo o que você precisa saber sobre este moderno aparelho.

Além de detalhar cada uma das fundamentais características do ar-condicionado, fizemos uma lista com os mais recentes e procurados modelos da categoria. Confira:

E, assim, analisando atributo por atributo, modelo por modelo, vamos chegar à melhor marca, o melhor da categoria e o que apresenta melhor custo benefício. Acompanhe!

Ar-Condicionado Split Inverter

Num país de clima tropical, como o nosso, a temperatura está sempre lá em cima. Mesmo o inverno tende a ter picos de calor em várias regiões do Brasil.

Para agravar essa situação, ainda, os efeitos do aquecimento global estão deixando os espaços mais quentes, a cada dia. Por isso, ter um ar-condicionado em casa ou no trabalho é cada vez mais necessário.

O aparelho consegue refrigerar o ar ambiente e, dessa forma, deixar a temperatura mais baixa, refrescando o local. Esse clima confortável melhora até nossa qualidade de vida, dá mais ânimo e disposição em dias realmente quentes.

Em noites de verão, dormir, então, fica muito mais agradável com aquele clima gostoso e na medida certa – muito distante dos sonos interrompidos pelo incômodo calor.

Além disso, quando instalado no ambiente de trabalho, o eletrodoméstico traz muito mais conforto e tranquilidade para que as atividades profissionais sejam exercidas. Sem o desconcertante suor, sem odores indesejados, o ar-condicionado permite dias mais aproveitados nas empresas.

O aparelho, assim, apresenta várias vantagens para seu usuário. Seja colocado nas casas, seja nos locais de trabalho, o ar-condicionado proporciona um ambiente mais agradável.

No entanto, você sabia que existem 2 modelos diferentes do eletrodoméstico, que se diferenciam em consumo energético, impacto na natureza e eficácia?

Conheça, desse modo, as diferenças entre o ar-condicionado convencional e o split inverter.

Diferença entre ar-condicionado Convencional e Split Inverter

O convencional eletrodoméstico com capacidade de refrigerar o ar, já conhecemos bem. Mas, nos últimos anos, modernas tecnologias aperfeiçoaram ainda mais o trabalho do ar-condicionado.

Dessa forma, surgiu a modalidade split inverter.

Split é o sistema de refrigeração que utiliza duas unidades distintas para diminuir a temperatura: a interna, que climatiza e libera o fluxo de ar, através de sua função evaporadora; e a externa, que funciona de forma condensadora.

São, assim, duas unidades: a evaporadora e a condensadora.

Inverter diz respeito a uma placa eletrônica dentro do aparelho que controla automaticamente o seu compressor. Com isso, a temperatura é regulada de forma mais estável, evitando as oscilações.

Assim, enquanto o modelo tradicional desliga quando a temperatura está próxima do esperado e religa quando o clima volta a ficar quente, com o split inverter, o aparelho consegue manter o ambiente em temperatura confortável automaticamente, sem picos de calor ou frio.

Além disso, o split inverter chega a utilizar até 70% menos energia do que produto refrigerador convencional, além de ser até 40% mais rápido em seu trabalho.

Por fim, ele tem um gás que causa menos danos à natureza, conhecido como R-410A, sendo, desse modo, mais sustentável.

Em comparação com o modelo convencional, assim, a moderna tecnologia do split inverter faz com que ele:

  • consuma menos energia elétrica
  • trabalhe mais rápido, sendo mais eficiente
  • seja mais sustentável
  • emita menos ruído

Como resultado, tem-se um ambiente climatizado muito mais agradável, gastando menos e de maneira mais rápida. Portanto, escolher por um ar-condicionado split inverter é escolher por economia de dinheiro, tempo e recursos naturais.

Todo eletrodoméstico split é inverter e todo inverter é split? A resposta é não. Assim, fique de olho nos dados apresentados pelo fornecedor.

Btus

Vimos que o ar-condicionado split inverter apresenta diversas vantagens em relação ao convencional. Agora, quais características devem ser observadas para fazer a escolha certa do produto, entre tantas opções?

Você deve começar calculando a necessidade de refrigeração – ou aquecimento, como veremos adiante – do local onde pretende instalar o eletrodoméstico.

Faça-se estas perguntas:

  • Qual a área total do cômodo?
  • Quantas pessoas costumam ficar nesse local?
  • No lugar, existem outros eletrodomésticos que possam emitir calor, como geladeira, microondas, fritadeiras, etc?
  • Qual a incidência de sol sobre o ambiente? Bate sol pela manhã e tarde?

Com todas essas respostas em mãos, ficará mais fácil calcular o Btus do seu novo ar-condicionado.

Btus (British Thermal Unit) é a medida de potência de refrigeração da máquina.

Quanto maior o número de Btus do ar-condicionado, maior a sua capacidade de diminuir ou aumentar a temperatura do ambiente.

Como calcular Btus do Ar-condicionado

Alguns fabricantes já indicam para qual tamanho de espaço o eletrodoméstico é recomendado. Mas para você ter um cálculo ainda mais acertado, pode fazer a seguinte conta.

Pegue suas respostas àquelas perguntas feitas anteriormente. Agora, as aplique a essas regrinhas:

  • Área em mt² – multiplique por 600
  • Nº de pessoas – multiplique por 600
  • Nº de aparelhos – multiplique por 600

Some o resultado de cada uma das multiplicações. Caso haja exposição ao sol, acrescente 800 ao número total. E, pronto, esse número é a necessidade de Btus que aquele local precisa.

Veja, na prática, esse exemplo:

Um quarto tem 3 metros de largura e 3 metros de comprimento. Nele, dormem 2 pessoas. Há, no espaço, 1 televisão e uma lâmpada. Ele recebe luz solar por boa parte do dia. Assim:

  • Área em mt² = 3 x 3 = 9 m²
  • Nº de pessoas = 2
  • Nº de aparelhos = 2
  • Exposição solar = + 800

Aplicando as regrinhas para calcular o Btus, temos os subtotais:

  • 9 x 600 = 5.400
  • 2 x 600 = 1.200
  • 2 x 600 = 1.200
  • 800
    Assim: (5.400) + (1.200) + (1.200) + 800 = 8.600 Btus

Dessa maneira, este cômodo precisará de um ar-condicionado que tenha, no mínimo, 8.600 Btus para que sua climatização seja feita adequadamente.

Quente e Frio

Outra característica a ser observada, em um ar-condicionado split inverter, é se ele tem capacidade tanto para refrigerar quanto para esquentar.

Existem modelos que atuam somente para diminuir a temperatura do ambiente, enquanto outros conseguem exercer essa função e, também, a de aquecer o clima.

Assim, com um único aparelho, você consegue ter a função de dois eletrodomésticos ao mesmo tempo, esfriando e esquentando o lugar em que o ar-condicionado foi instalado.

O resultado disso é economia de espaço e dinheiro, além de muita praticidade.

Consumo de Energia

Economia de energia elétrica e ar-condicionado conseguem ficar em uma mesma frase? Pois é, com o split inverter isso é possível, sim.

Graças à sua tecnologia moderna e inteligente, estes aparelhos prometem economizar até 70% de energia se comparados com os modelos convencionais.

Uma destas razões é que o eletrodoméstico evita picos de atividade, mantendo seu fluxo de ar mais equilibrado. Assim, não tem o “liga e desliga” comum do convencional e, desse modo, o split inverter mantém um funcionamento mais eficiente e econômico.

Gás R-410A

Mais um diferencial do ar-condicionado split inverter frente ao convencional é o seu gás R-410A. Chamado de ecológico e sustentável, ele não tem os CFCs (clorofluorcarbonos), vilões do meio ambiente.

Portanto, além de já evitar desperdícios de energia elétrica, o modelo mais tecnológico também não emite gases prejudiciais à natureza e, claro, a nós mesmos.

Mais um ponto positivo que merece ser observado em sua busca por um novo eletrodoméstico que refrigera – e esquenta – sua casa ou trabalho.

Filtro de ar

Além de refrigerar ou aquecer o ar do ambiente em que esteja instalado, o ar-condicionado pode exercer uma outra importante função: a de filtro.

Muitos modelos contam com diferentes tipos de filtros que prometem purificar o ar, eliminando até 99,9% de bactérias. Algumas marcas, inclusive, falam em filtrar até o forte vírus da gripe H1N1.

Assim, além de promover um lugar com clima mais confortável para você e outras pessoas permanecerem, o ar-condicionado ainda promove um ambiente bem mais seguro e limpo!

High Wall

Por fim, outro dado que você deve observar, ao pesquisar por um novo eletrodoméstico, é se ele é High Wall. Também visto como Hi Wall, esse split é aquele que fica instalado diretamente na parede (Wall), em lugar alto (High).

Diferentemente dos modelos de janela, este exige maiores cuidados na instalação e fica bem próximo ao teto, com medidas bem calculadas.

Review dos Melhores Aparelhos de Ar-Condicionado Split Inverter de 2019

Como vimos, até aqui, o ar-condicionado convencional apresenta significativas diferenças em consumo de energia e eficácia. Nem todo split é inverter e, portanto, precisa-se verificar as funcionalidades do modelo buscado.

É importante saber qual a necessidade de Btus do local onde o aparelho será instalado e, assim, fazer uma pesquisa mais acertada. Descobrir, também, se o eletrodoméstico apresenta funções tanto de refrigerar quanto de aquecer é uma boa iniciativa.

Pesquisar por máquinas que usam o gás ecológico faz bem para a natureza assim como ficar de olho em produtos que higienizam o ar. Por fim, é sempre bom verificar quais as necessidades de instalação do aparelho High Wall.

Vamos verificar, assim, cada uma destas características entre os seis aparelhos de ar-condicionado, abaixo. Além disso, consideramos comentários e avaliações de usuários para complementar, ainda mais, a análise. Confira!

Electrolux Hi Wall Ecoturbo R410

Características do aparelho:

  • Split Inverter: Somente Split
  • Btus: 9.000
  • Quente e Frio: Somente Frio
  • Consumo de energia: Eficiência Energética A
  • Gás Ecológico: R-410A

O ar-condicionado Electrolux da linha Ecoturbo surge como um modelo básico para quem quer se aventurar pela categoria.

Com 9.000 Btus, ele tem capacidade para refrigerar ambientes de até 12 m², aproximadamente.

Sua alta eficiência energética aliada ao uso de gás ecológico faz deste modelo uma boa opção em economia.

O potente filtro de ar promete eliminar até 99% das bactérias, além de reduzir odores e cheiros indesejados do ambiente.

Este modelo da linha Ecoturbo, da Electrolux, não aquece, nem tem a tecnologia inverter. Portanto, ele funciona apenas para refrigerar o ar e atua sem a funcionalidade que controla, automaticamente, o compressor.

Seu baixo preço de aquisição, no entanto, equilibra a ausência de funções, sendo o aparelho uma boa e barata opção para quem desejar ter um ar-condicionado.

Prós

  • Baixo custo de aquisição
  • Higieniza o ar de maneira eficaz
  • Boa eficiência

Contras

  • Não é inverter
  • Não aquece

Lg Dual Inverter Hi Wall S4-Q12JA3WC

Hw Lg Dual Inverter

Características do aparelho:

  • Split e Inverter: sim
  • Btus: 12.000
  • Quente e Frio: Somente Frio
  • Consumo de energia: Eficiência Energética A
  • Gás Ecológico: R-410A

O modelo S4-Q12JA3WC da marca LG trabalha de maneira silenciosa e produz um ambiente confortável. Usando tanto a tecnologia split, quanto a inverter, o aparelho distribui equilibrada e frequentemente o ar refrigerado.

Potente, o eletrodoméstico tem 12.000 Btus, climatizando cômodos de até 20 m². Além disso, a LG promete uma economia de 70% do consumo da energia elétrica, em comparação com produtos convencionais, e uma refrigeração até 40% mais rápida.

Seu Micro Dust Filter faz todo o trabalho de eliminar as menores impurezas do ar.

Portanto, com este High Wall espaços maiores terão suas temperaturas confortavelmente controladas de maneira econômica e rápida.

Prós

  • Alta economia de energia
  • Rapidez para refrigeração
  • Silencioso e agradável

Contras

  • Não aquece
  • Pode apresentar vazamentos

Electrolux Split Inverter QI09F

Inverter Electrolux

Características do aparelho:

  • Split e Inverter: sim
  • Btus: 9.000
  • Quente e Frio: Somente Frio
  • Consumo de energia: Eficiência Energética A
  • Gás Ecológico: R-410A

Este slip e inverter da Electrolux vem com uma poderosa filtragem! Com seu sistema de Tripla Filtragem Ultra Filter, o aparelho promete reter até 99% das bactérias Escherichia Coli e Staphylococcus.

Além disso, o filtro de carvão ativado diminui odores e cheiros indesejados que estejam no ambiente. Por fim, o filtro de nylon é responsável pela retenção de partículas de poeira. O resultado é um ar muito mais limpo e livre das impurezas que afetam a sua saúde e de sua família.

Sua eficiência energética garante até 60% menos no consumo de energia, em comparação aos modelos convencionais de ar-condicionado.

A função Siga-me ajuda a manter a temperatura controlada no local em que o controle remoto da máquina esteja, garantindo, assim, ainda mais conforto e comodidade.

Prós

  • Triplo sistema de filtragem de ar
  • Funções inteligentes de controle da temperatura
  • Tem timer regressivo e de 24h

Contras

  • Não é muito silencioso
  • Relatos de problemas com assistência técnica

Samsung Split Inverter Digital 8-polos Quente e Frio

Inverter Samsung Digital 8-polos Quente E Frio

Características do aparelho:

  • Split e Inverter: sim
  • Btus: 9.000
  • Quente e Frio: sim
  • Consumo de energia: Eficiência Energética A
  • Gás Ecológico: R-410A

O High Wall da Samsung recebeu, nada menos, do que a melhor nota de avaliação dos usuários, entre os 6 produtos aqui listados. Eles relatam, inclusive, que o produto é bastante silencioso.

Além de ter a dupla tecnologia split e inverter, o aparelho de design elegante e moderno também refrigera e aquece. Dessa maneira, ele consegue controlar adequadamente o clima e o faz tanto diminuindo, quanto aumentando a temperatura do ambiente.

Esta é a primeira máquina do mundo a apresentar a inovadora tecnologia Inverter Digital 8-polos. Assim, seu inversor trabalha de maneira ainda mais rápida esfriando ou esquentando o local.

A Samsung, ainda, oferece garantia de 10 anos para o compressor prometendo, dessa forma, uma durabilidade maior do produto.

Seu exclusivo sistema de filtragem Vírus Doctor elimina até 99,9% de vírus, bactérias e alérgenos, inclusive o vírus H1N1, além de coletar pó do lugar onde esteja instalado.

Por tudo isso, o Split Samsung Digital Inverter deixa o ambiente mais confortável, aconchegante e limpo, usando menos energia.

Prós

  • Melhor avaliação entre os usuários
  • Silencioso
  • Moderno design
  • Refrigera e aquece
  • Tecnologia exclusiva no compressor
  • Garantia de 10 anos para o compressor

Contras

  • Atenção à instalação

Custo
Beneficio

Lg Dual Inverter Quente e Frio S4-w09wa5wa

Hi Wall Lg Dual Inverter

Características do aparelho:

  • Split e Inverter: sim
  • Btus: 9.000
  • Quente e Frio: sim
  • Consumo de energia: Eficiência Energética A
  • Gás Ecológico: R-410A

O segundo split inverter da LG, nesta lista, conta com algumas diferenças do outro modelo apresentado.

O S4-W09WA5WA 9.000 Btus é indicado para ambientes de até 12 m², a fim de alcançar toda a área com boa capacidade.

Ao contrário do primeiro LG apresentado, este tem a dupla função de refrigerar e aquecer a temperatura do ambiente.

Além disso, ele foi considerado muito silencioso pelos usuários, que deram a ele a segunda maior nota da lista.

Com um design bem bonito, ele consegue, também, ter altíssima eficiência energética e rapidez de trabalho. Portanto, ele promete economizar até 70% dos gastos com luz elétrica e agir até 40% mais rápido do que os aparelhos de ar-condicionado convencionais.

Isso tudo, ainda, com a capacidade de manter o clima do espaço muito mais harmonioso e agradável, sem picos de temperatura.

Prós

  • Baixo ruído
  • Design elegante
  • Altíssima eficiência energética
  • Rapidez tanto para resfriar, quanto para aquecer

Contras

  • Não tem indicador de temperatura no próprio aparelho

Springer Midea Springer Wi-fi 42mbcb12m5

Hi Wall Springer Midea Inverter Wi-fi Frio

Características do aparelho:

  • Split e Inverter: sim
  • Btus: 12.000
  • Quente e Frio: sim
  • Consumo de energia: Eficiência Energética A
  • Gás Ecológico: R-410A

O Springer 42MBCB12M5, da marca Midea, é muito tecnológico!

Ele é altamente eficiente na redução de energia, diminuindo em até 60% (em modo normal) ou até 74% (na função “Eco Noite”) seu consumo, se comparado com os aparelhos convencionais.

Com 12.000 Btus, ele tem a capacidade para refrigerar e aquecer lugares com até 20 m². Usando a tecnologia split e inverter, mantém o ambiente com clima agradável por muito mais tempo com suas 4 opções de velocidade.

Ele tem, ainda, um potente filtro que acaba com 99,9% dos vírus e bactérias, incluindo até o H1N1. Permite, assim, um ambiente muito mais saudável para todos.

O produto conta também com moderno sistema de Wifi que permite controlar o ar-condicionado de onde você estiver, ao usar o kit WI-FI Midea – que não vem incluído.

 Segundo relatos de usuários, ainda, ele trabalha de maneira eficiente e com baixo nível de ruído.

Prós

  • Boa potência
  • 4 velocidades
  • Ótima filtragem
  • Silencioso

Contras

  • Pode ter problemas com assistência técnica

Nossa
Escolha

Qual a Melhor Marca de Ar-Condicionado Split Inverter do Mercado?

Foram analisados nesta seleção 6 modelos de ar-condicionado. Dentre as marcas, estão Electrolux, LG, Samsung e Midea.

Todas elas são empresas de renome e com grande referência no mercado. Considerando as qualidades apresentadas pelos aparelhos de ar-condicionado e o histórico das marcas, podemos elencar as melhores, pela seguinte ordem:

  1. Electrolux
  2. Samsung
  3. Midea
  4. LG

Qual o Melhor Ar-Condicionado Inverter?

Após serem analisadas as principais características de um bom ar-condicionado split inverter, foi possível comparar estes atributos e, assim, definir qual o melhor eletrodoméstico dentre eles.

Dessa maneira, verificamos a capacidade em Btus dos produtos, se eles operam tanto para esfriar como aquecer, qual o nível de consumo de energia deles, se utilizam o gás ecológico R-410A e, por fim, como o filtro de ar trabalha.

Assim, considerando todas essas variáveis, é possível afirmar que o Ar-Condicionado Split Inverter High Wall Midea Springer 42MBCB12M5 é o melhor dentre os 6 selecionados.

Seu bom desempenho em resfriar e aquecer, aliado à economia de energia e à alta capacidade de filtragem o destacaram na seleção.

Ar-Condicionado Slip Inverter Custo-Benefício

Para eleger o ar-condicionado de melhor custo-benefício, além de verificar seu desempenho como eletrodoméstico, é importante analisá-lo dentro da sua faixa de preço.

Portanto, dentre os 6 produtos avaliados, com diferentes valores, alguns apresentaram capacidades e funcionalidades superiores a outros. Dentre eles, um se destacou ainda mais frente aos 5 listados.

Assim, o aparelho da Samsung, além de receber a melhor avaliação entre os concorrentes, tem um desempenho acima até mesmo de produtos de valor ainda maior.

Sua alta eficiência energética e capacidade de eliminar do ar impurezas e odores podem ser comparadas até mesmo ao do melhor produto. O que os torna diferentes, basicamente, é a capacidade em Btus.

Portanto, Ar-Condicionado Split Inverter High Wall Samsung Digital 8-polos é o de melhor custo-benefício da nossa seleção, deste ano.

E então, conseguiu compreender suas funcionalidades e avaliar qual o melhor ar-condicionado split inverter para a sua casa? Compartilhe com a gente qual foi a sua escolha e o motivo.

>