Melhor Ferro de Passar Roupa de 2019

Dê adeus às roupas amassadas! Dobras indesejadas e amarrotados nas peças não vão mais existir depois desta lista com o melhor do ferro de passar roupa do ano.

Veja, assim, como analisar cada uma das principais características do aparelho. Em seguida, tem uma seleção com os mais procurados ferros da atualidade. Dá uma olhada rápida nos modelos:

Melhores Ferros de Passar de 2019

  • Ferro De Passar A Vapor Azul
  • Ferro de Passar à Vapor Philips Powerlife
  • A Vapor Black And Decker
  • Mallory Bravissimo A Vapor E A Seco
  • Ferro a Vapor Arno Ultragliss

Com essas informações de consumo, placa antiaderente, saída de vapor, spray de água, peso e outras, você verá qual foi eleito o melhor ferro de passar roupas e qual deles têm o melhor custo-benefício.

Não perca!

Ferro de Passar Roupa a Vapor

Entre blusas, calças, casacos, peças de lingerie, saias, toalhas de banho e de mesa, cortinas e lençóis, por exemplo, existe uma grande diversidade de fibras e tecidos. Dessa forma, cada uma delas amassa mais ou menos.

Fibras naturais, como o algodão e o linho, tendem a amarrotar mais do que as fibras sintéticas, como o nylon e poliéster.

Pela sua manipulação, os tecidos sintéticos são cada vez mais tecnológicos evitando, portanto, os indesejados amassados na roupa e outras peças.

Mas, ainda usamos muitos itens com as fibras naturais. Mesmo alguns dos produtos sintéticos têm facilidade para produzir amassados e dobras.

Assim, é imprescindível ter um bom ferro de passar. Ele vai alisar roupas e itens de cama, mesa e banho, deixando o aspecto das peças muito mais bonito e elegante.

Entre tantos modelos e tantas informações sobre cada um deles, como escolher o melhor ferro de passar roupas?

Para fazer uma busca acertada, fique de olho nestas 7 características:

  • Consumo de energia
  • Placa Antiaderente
  • Saída de Vapor
  • Spray de Água
  • Peso
  • Borda Salva-Botões
  • Função Autolimpante

Veremos, agora, cada um destes elementos de um bom ferro de passar roupas.

Consumo energético

Como sabemos, o ferro de passar roupas é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia nos lares.

Em uma comparação de consumo de energia com outros itens domésticos, o ferro elétrico a vapor só fica atrás do chuveiro, forno elétrico, lavadora de louças e secadora de roupas.

Até mesmo o ar-condicionado tende a gastar menos energia elétrica do que o ferro de passar. Portanto, todo o cuidado é pouco quando se trata de escolher o eletrodoméstico.

Como saber qual o consumo do ferro de passar?

Essa informação, geralmente, está “escondida” com o nome de “potência”. As marcas informam a potência do produto, em Watts.

O consumo de energia é calculado em quilowatts (kW). O kW representa 1000 unidades de Watts – é o mesmo que dizer que 1 quilômetro representa 1000 metros.

Então, antes de tudo, transforme o valor da potência do aparelho de Watts para quiloWatts, dividindo-a por mil.

Em seguida, calcule quantas horas mensais, em média, você gasta usando o ferro de passar roupa. E, assim, chegará ao valor de kW por mês para aquele eletrodoméstico.

Pense no seguinte exemplo:

  • Ferro de Passar XYZ tem 1200 W de potência
  • Uma pessoa o utiliza por 3 horas, no mês

Logo,

Consumo mensal de energia = (1200/1000) x 3

Consumo mensal de energia = 3,6kW

Portanto, o ferro de passar XYZ gasta 3,6kW por mês, de energia. E seu gasto por hora (1200/1000) é de 1,2kW.

Com estes dados, você pode comparar qual o ferro gasta menos energia e calcular quanto pagará na conta de luz, no fim do mês.

Informação muito importante, não é mesmo?

Placa Antiaderente

A base do ferro de passar roupas é que ficará em contato direto com os tecidos. Esquentando, ela também aquecerá as fibras e pode, porventura, superaquecê-lo. Com isso, o tecido pode grudar no ferro, causando danos à peça de roupa e ao aparelho.

Mas, para resolver essa questão, surgiram novas placas que diminuem, ao máximo, essa situação desagradável. Assim, placas antiaderentes são fundamentais para evitar incidentes na hora de passar roupas.

Tradicionalmente, os ferros vinham com placas de ferro ou alumínio. Esses modelos têm mais chances de gerar resíduos em suas bases. Hoje, no entanto, já surgiram os ferros de passar com base de cerâmica, teflon, inox, esmalte, durillium, entre outros materiais.

Além de evitar que fiquem resíduos do tecido no eletrodoméstico, essas coberturas garantem um deslize mais fácil e suave. Dessa forma, também agilizam o processo de passar roupas.

Fique de olho no material da base do ferro, para conferir se ele tem placa antiaderente.

Saída de Vapor

Os ferros de passar tradicionais são conhecidos pela modalidade a seco. Sem utilizar água ou outro líquido, eles exercem sua função demandando mais tempo e energia.

Mas, atualmente, grande parte destes eletrodomésticos já vem com a função de vapor. Ela ajuda a umedecer o tecido das roupas e itens de cama, mesa e banho, facilitando seu alisamento.

Existem, ainda, opções de múltiplas saídas que intensificam a ação do vapor.

Além disso, a vaporização vertical é uma utilidade existente em alguns modelos de ferro de passar. Ela é ótima alternativa para, por exemplo, passar cortinas e outras peças que fiquem em pé, facilitando e agilizando a passada.

Alguns ferros de passar roupa podem tanto ser utilizados a seco quanto a vapor. Por isso, fique atento quanto a essa informação na hora de escolher o seu próximo eletrodoméstico.

Spray de Água

Semelhante à vaporização, o spray de água funciona para deixar úmida até as peças mais difíceis de passar. Ele é um item que serve para desamassar fibras mais resistentes e trabalhosas, além de facilitar o alisamento de peças com muitos detalhes.

O spray vem embutido ao ferro de passar e, portanto, agiliza o trabalho, economizando tempo e energia mesmo nos mais complicados tecidos.

Peso

Informação muito importante para quem pode ficar por horas passando as roupas: peso do ferro de passar.

Os primeiros modelos deste item eram de ferro e eram aquecidos com brasas. Imagina-se, então, o quão pesados eram os primeiros ferros de passar roupas!

Hoje, no entanto, os eletrodomésticos estão sendo feitos com materiais tecnológicos mais leves e duráveis, diminuindo consideravelmente o seu peso.

A média geral do ferro é de 1,5 kg e pode variar conforme receber outros acessórios, como caldeiras.

Assim, observe também esta informação a respeito da quantidade de quilos do eletrodoméstico, a fim de evitar esforços desnecessários.

Borda Salva-Botões

Outra característica bem interessante dos ferros de passar roupas é a borda salva-botões. Pense em uma calça, blusa ou casaco, por exemplo, com seus botões grandes e pequenos.

Ao usar um ferro com a parte da frente larga, essa área poderia ficar amassada, pois o aparelho não conseguiria chegar até ela.

Assim, os ferros de passar mais modernos vêm com a borda chamada de salva-botões. Mais fina, a parte dianteira do eletrodoméstico consegue alcançar até as partes mais complicadas da peça.

Evita-se, assim, que o ferro seja aplicado sobre os botões, zíperes e outros aviamentos e detalhes da roupa, preservando-os do calor do aparelho.

Também verifique, ao buscar por um novo ferro de passar roupas, se ele tem essa borda.

Função Autolimpante

A fim de preservar e prolongar a vida útil do ferro de passar roupas, os fabricantes já desenvolvem produtos com a função “autolimpante”.

Cada aparelho terá procedimentos próprios para isso; assim, é importante verificar o manual de uso e seguir as recomendações para se ter um bom resultado.

No geral, orienta-se que a função de autolimpeza seja feita mensalmente, para eliminar qualquer resíduo interno que possa prejudicar o bom funcionamento do eletrodoméstico.

Desse modo, se você está procurando por um ferro de passar roupas com maior durabilidade, veja se ele possui ou não este elemento.

Review dos Melhores Ferros de Passar de 2019

Já vimos, então, que os ferros de passar são um excelente aliado à vida doméstica. Ajudam a manter alisadas as roupas de uso pessoal e de cama, mesa e banho.

Desde sua criação, como uma peça feita de ferro e que usava brasas para se aquecer, até os dias de hoje, este aparelho sofreu grandes mudanças e recebeu muitos incrementos.

Portanto, para escolher o mais acertado ferro de passar, é importante verificar consumo energético, placa antiaderente, saída de vapor, spray de água, peso, borda salva-botões e função autolimpante.

Assim, quanto mais econômico, livre de fibras grudadas, fácil de deslizar, com mais opções de saídas de vapor, com spray de água, menor peso, com bordas afuniladas e com funções autolimpantes, melhor o ferro de passar.

É claro que as necessidades frente ao eletrodoméstico irão variar de pessoa para pessoa. Mas, basicamente, essas são as principais atribuições esperadas de um ferro.

Agora, vamos analisar 5 diferentes modelos de ferro de passar, sob a ótica das principais características deste eletrodoméstico. Vamos ver?

Roupas Black & Decker

Roupas Black & Decker

Características do Ferro de Passar:

  • Consumo de energia: 1,1 kW/h
  • Placa Antiaderente: Sim
  • Saída de Vapor: Sim
  • Spray de Água: Sim
  • Peso: Não informado
  • Borda Salva-Botões: Sim
  • Função Autolimpante: Sim

A Black & Decker é uma marca famosa para ferros de passar roupas. Com consumo energético abaixo da média, este eletrodoméstico cumpre bem seu papel.

Contendo todos os principais recursos, o Modelo AJ2000AZ vem em uma linda combinação da cor branca com azul.

Além disso, ele tem indicador do nível de água e seletor de temperatura, de acordo com o tecido a ser passado.

Prós

  • Facilidade de uso
  • Baixo custo de aquisição
  • Produto econômico
  • Esquenta bem
  • Boa qualidade
  • Marca reconhecida

Contras

  • Pode respingar água nas roupas
  • Exige esforço para passar

Philips Walita com Base de Cerâmica Steamglide 

Philips Walita

Características do Ferro de Passar:

  • Consumo de energia: 2,4 kW/h
  • Placa Antiaderente: Sim, base de cerâmica
  • Saída de Vapor: Sim + saída vertical
  • Spray de Água: Sim
  • Peso: 1,2 kg
  • Borda Salva-Botões: Não informado
  • Função Autolimpante: Sim

Este Philips Walita é o mais potente ferro de passar roupas da nossa lista. Isso quer dizer, também, que é o produto que mais consome energia por hora, dentre os listados.

Leve, o eletrodoméstico tem placa antiaderente SteamGlide com base de cerâmica, facilitando o uso e agilizando as passadas. Sua tecnologia é altamente resistente a arranhões, além de facilitar a limpeza.

O aparelho conta, ainda, com a vaporização vertical. Isso facilita – e muito – o seu uso diário em roupas penduradas e cortinas, por exemplo.

O produto também vem com sistema anti-pingos, evitando que a água armazenada caia sobre a peça de maneira indesejada.

O ferro Philips Walita Ri2995/82 vem com 24 meses de garantia direto de fábrica – o dobro do oferecido pelas outras marcas. É uma tranquilidade a mais para quem o compra.

 Por fim, ele é o mais bem avaliado, pelos usuários, entre os cinco modelos aqui listados.

Prós

  • Rápido aquecimento
  • Leve e de fácil manuseio
  • Garantia de 2 anos
  • Evita vazamento de água
  • Não marca com queimaduras
  • Bom comprimento do fio
  • Grande reservatório de água

Contras

  • Alto consumo de energia
  • Cabo elétrico pesado

Nossa
Escolha

Vapor Black & Decker

Vapor Black & Decker

Características do Ferro de Passar:

  • Consumo de energia: 1,2 kW/h
  • Placa Antiaderente: Sim, base de cerâmica
  • Saída de Vapor: Sim + saída vertical
  • Spray de Água: Sim
  • Peso: 1,2 kg
  • Borda Salva-Botões: Sim
  • Função Autolimpante: Sim

Este outro aparelho da Black & Decker surge em uma versão mais potente e com mais funções. O modelo Aj3032, em linda combinação de branco com lilás, promete passar as roupas de maneira muito mais fácil e rápida.

Com base antiaderente em cerâmica, ele desliza sem esforço pelas roupas, toalhas, lençóis e edredons. A função de vapor vertical permite, ainda, passar cortinas e roupas penduradas de forma prática e agilizada.

O spray de água frontal ajuda a eliminar até as rugas e os amassados mais resistentes. O ferro Black & Decker conta, ainda, com bordas poupa-botões em toda a sua extensão, preservando os aviamentos das roupas.

Por fim, ele já vem com reservatório de água translúcido – o que facilita saber o momento exato de repor o líquido. E, ainda, com cabo anatômico que promete girar 360º.

Prós

  • Eletrodoméstico leve
  • Baixo consumo energético
  • Função vertical, facilitando a passada
  • Autolimpante
  • Reservatório de água visível

Contras

  • Esquenta pouco
  • Pode vazar água na roupa

Vapor e a Seco Mallory Bravissimo 

Vapor e a Seco Mallory Bravissimo

Características do Ferro de Passar:

  • Consumo de energia: 2,0 kW/h
  • Placa Antiaderente: Sim, base de cerâmica
  • Saída de Vapor: Sim + saída vertical
  • Spray de Água: Sim
  • Peso: 2,5 kg
  • Borda Salva-Botões: Sim
  • Função Autolimpante: Não informado

O Mallory Bravissimo é um ferro de passar roupas potente e com muitas funcionalidades. Ele vem com um poderoso centro de engomar e uma base de descanso.

Além das características analisadas até aqui, de placa antiaderente, saída de vapor, vaporização vertical, spray de água, borda salva-botões e função autolimpante, este eletrodoméstico vai além.

O Mallory Bravissimo tem funcionalidades como centro de engomar a vapor e a seco, indicador do nível de água, porta-fio, luz indicadora, protetor térmico e desligamento automático. É um verdadeiro produto top de linha.

Seu reservatório de água chega comportar quase 2 litros, o que o torna um dos melhores na categoria. Com isso, as reposições do líquido ficam menos frequentes e, a passada de roupa, mais ágil.

Por fim, o design arrojado, em uma viva cor de laranja com branco, faz deste ferro de passar um aparelho robusto e diferenciado.

Prós

  • Múltiplas funcionalidades
  • Potente ferro de passar
  • Vapor horizontal ou vertical
  • Segurança com desligamento automático
  • Facilidade de uso

Contras

  • Problemas com postos de assistência técnica
  • Pesado

Vapor Arno Ultragliss

Vapor Arno Ultragliss

Características do Ferro de Passar:

  • Consumo de energia: 1,2 kW/h
  • Placa Antiaderente: Sim, base de durilium
  • Saída de Vapor: Sim + saída vertical
  • Spray de Água: Sim
  • Peso: 1,1 kg
  • Borda Salva-Botões: Não informado
  • Função Autolimpante: Sim

Este modelo de ferro de passar da Arno apresenta performance 33% superior em deslizamento, graças a sua base de durilium. O material da placa antiaderente promete mais facilidade e agilidade para passar roupas.

O mais leve entre os analisados também é um dos mais econômicos. O modelo conta com sistema anti-pingos, evitando que as roupas sejam molhadas durante o alisamento.

O fio do aparelho mede 1,2 metro, o que dá espaço suficiente para realizar as passadas, sem enroscar ou atrapalhar o trabalho.

O fino acabamento dá o toque final de beleza ao ferro branco com vermelho. Além disso, o material que o compõe é de ótima qualidade e durabilidade.

Sua função autolimpante elimina resíduos do aparelho, fazendo com que sua vida útil seja maior.

Prós

  • Desliza fácil
  • Leve e de ótimo manuseio
  • Produto de ótima qualidade
  • Boas saídas de vapor
  • Lindo design

Contras

  • Não é bivolt
  • Pode ter vazamento

Custo
Benefício

Ferro de Passar a Vapor – Qual o Melhor?

Já vimos como o ferro de passar roupas é fundamental para a rotina dos lares. Com ele, calças, blusas, casacos, peças íntimas, cobertas, lençóis, fronhas e toalhas, podem ter outro aspecto, quando alisados.

Assim, para desamassar perfeitamente roupas de uso pessoal, cama, mesa e banho, é importante ter um bom ferro de passar, que atenda a todas as necessidades de seus usuários.

Ao pensar em fazer a compra deste eletrodoméstico, algumas características devem ser observadas, para garantir que a aquisição seja a mais certeira possível.

Por isso, é fundamental avaliar consumo de energia, capacidade de antiaderência, vaporização, se tem ou não spray de água, qual o peso do produto, se possui salva-botões e a função autolimpante.

Já analisamos, por aqui, 5 ferros de passar de marcas de renome e bastante procura:

  • Black & Decker – Modelo AJ2000AZ
  • Philips Walita – Modelo Ri2995/82
  • Black & Decker – Modelo Aj3032
  • Mallory Bravissimo – Modelo Seco B918007
  • Arno Ultragliss – Modelo 54 FU54

Para cada um deles, foram verificados tanto os dados fornecidos pelos fabricantes, quanto avaliações de clientes e usuários.

Com base nisso, vamos definir, agora, qual o melhor ferro de passar e qual tem o melhor custo-benefício. Confira!

Melhor Ferro de Passar

Cada pessoa, ao buscar um ferro de passar roupas, terá necessidades diferentes. Uns precisam utilizar grande variedade de roupas mais finas e delicadas e, portanto, precisam de um ferro mais resistente à queimar peças.

Outros, com o pouco tempo de que dispõem em suas rotinas, buscam um aparelho que alise os tecidos com rapidez. Enquanto outras pessoas, ainda, pesquisam por um ferro de passar que seja o mais econômico possível no consumo energético.

Por isso, o melhor ferro de passar roupas será aquele que atenda a mais critérios pessoais, de uma só vez.

No entanto, fizemos por aqui uma avaliação de características básicas, aliadas à performance descrita pelos usuários e, por fim, ao design.

O Philips Walita Powerlife Ri2995/82 com Base de Cerâmica Steamglide 2400 W é o ferro de passar roupas que melhor se enquadrou nos principais requisitos.

Potente, com o dobro de garantia oferecida no mercado (24 meses), o aparelho é leve e desliza facilmente pelos tecidos.

Sua avaliação é a melhor entre as analisadas recebendo muitos elogios pelo ótimo desempenho.

Por fim, a cor preta com grafite em um design moderno e sofisticado certamente o diferencia dos outros modelos.

Ferro de Passar Custo Benefício

Considerando, no entanto, uma boa performance a um preço ajustado, podemos reanalisar os 5 ferros de passar:

O Black & Decker AJ2000AZ tem um dos valores de aquisição mais baixos, mas as avaliações de usuários relatam inconsistências. Atende ao que propõe, mas não vai além disso.

O modelo eleito como o de melhor desempenho entre os demais, o Philips Walita Ri2995/82, fica em um alto patamar de preço. Apesar de corresponder ao valor, podemos ver que outros modelos o superam na relação custo-benefício.

O segundo Black & Decker da seleção, o modelo Aj3032, recebe algumas reclamações. Apesar disso, tem características que o mantém na média dos avaliados.

Mallory Bravissimo, com toda a sua robustez e diversas funcionalidades tem preço correspondente à alta qualidade. Portanto, figura como o segundo mais caro entre os produtos.

Já o Arno Ultragliss – Modelo 54 FU54 – consegue aliar bom desempenho e economia de consumo a um bom preço.

Portanto, entre os cinco eletrodomésticos analisados, concluímos que o Arno Ultragliss – Modelo 54 FU54 apresentou o melhor custo-benefício.

Com o preço dentro da média, ele atende a todos os requisitos para o bom funcionamento. E, ainda, vai além, com diversas outras funcionalidades de muita serventia para o uso doméstico.

Conte para a gente se você também considerou o Philips Walita o melhor ferro de passar e o o Arno Ultragliss com o melhor custo-benefício!

>