Melhor Lava-Louças de 2019

Para quem quer praticidade na cozinha, uma lava-louças faz toda a diferença. Conheça, dessa forma, as principais funções da máquina e como ela funciona. Com essas informações, você será capaz, assim, de definir qual o melhor modelo para a sua casa!

Em seguida, analisaremos os principais eletrodomésticos do mercado, no segmento. E, desse modo, será eleita a melhor lava-louças do ano, tanto em desempenho, quanto em custo-benefício. Dê uma olhada:

Melhores Lava-Louças de 2019

  • Brastemp Ative!
  • Electrolux LI14X
  • Brastemp BLF14
  • Brastemp Blf10
  • Electrolux Lv10b
  • Panasonic 110V

Agora, vamos conhecer as características que toda boa lava-louças apresenta. Confira!

Lava-Louças

Na correria da nossa rotina, entre tantos afazeres, parar por vários minutos para lavar pratos, panelas e copos parece mesmo uma perda de tempo. E nos dias frios, então? Com aquela água gelada, não há quem aguente ficar se molhando na pia para ter os utensílios limpos.

Assim como é praticamente impossível viver sem as lavadoras de roupas, atualmente, está se tornando cada vez mais necessário ter eletrodomésticos práticos e inteligentes, que nos economizem tempo com tarefas rotineiras.

Portanto, adquirir uma lava-louças é um importante avanço para os todos os lares.

MITOS SOBRE LAVA-LOUÇAS

Consumem muita energia elétrica: mito!

As máquinas de lavar as louças têm um consumo energético médio de 0,98 kW/h. Essa média é muito inferior ao chuveiro elétrico e está abaixo até mesmo do ferro elétrico e do ar-condicionado.

Como os ciclos de lavagem variam entre 30min e 3 horas, vale a pena, assim, conferir o consumo energético associado ao tempo que o aparelho usa para limpar os utensílios.

Consomem muita água: mito!

Com as modernas tecnologias, as lava-louças usam cada vez menos água para executar todo o processo de limpeza. Por isso, a média de recursos hídricos utilizados para lavar pratos, copos e talheres na máquina é bem inferior ao que seria usado na lavagem tradicional, na pia.

Assim, a média entre eletrodomésticos aqui analisados foi de incríveis 13,47 litros, no ciclo normal. Enquanto lavar louças na pia, em água corrente da torneira, chega a usar 45 litros!

Por isso, de acordo com a máquina, a economia de água pode ser de até 70%. É menos uso de tempo, dinheiro e recursos naturais. Sendo assim, é bom para você, sua família e para a natureza.

COMO ESCOLHER A MELHOR LAVA-LOUÇAS?

Para uma escolha acertada, fique de olho nestes elementos-chave da máquina:

Serviços

Um dos primeiros elementos a ser verificado, quando se pesquisa por uma máquina de lavar louças, é qual o número de serviços que ela oferece.

Os serviços, neste aparelho, significam a capacidade de lavagem baseada em número de pessoas. Portanto, quanto maior o número de moradores na casa, maior deve ser o número de serviços ofertado pelo eletrodoméstico, para suprir as necessidades diárias de limpeza.

Encontram-se no mercado aparelhos que vão de 6 até 14 serviços. O modelo BLF08, da Brastemp, considera por serviço – ou seja, por pessoa -, o equivalente a:

  • prato fundo
  • prato raso
  • prato sobremesa
  • copo
  • xícara
  • pires
  • colher de sopa
  • colher de sobremesa
  • colher de chá
  • garfo
  • faca

Além destes utensílios, ela ainda considera 1 bowl,1 travessa e 1 panela por serviço, na hora da lavagem. Assim, sendo uma máquina com capacidade de 8 serviços, a BLF08 consegue lavar até 91 peças por ciclo.

Portanto, quanto maior a sua necessidade de lavagem, maior deverá ser o número de serviços do aparelho. Considere, além disso, a frequência com que você recebe convidados em sua casa e o quanto de pessoas são, na média. Veja a tabela abaixo:

  • Até 6 pessoas: 6 serviços
  • Entre 6 e 8 pessoas: 8 serviços
  • Entre 8 e 10 pessoas: 10 serviços
  • Entre 10 e 12 pessoas: 12 serviços
  • Entre 12 e 14 pessoas: 14 serviços

Lava-Louças de Embutir

Existem modelos de lava-louças que são feitas para serem usadas sobre a pia, enquanto outras podem ser instaladas diretamente no piso. A primeira é menos comum de ser encontrada e, também, é menor que as outras máquinas, na média.

Já os eletrodomésticos de piso são mais populares e, geralmente, maiores do que os de pia. Além disso, boa parte destas máquinas já vem preparada para ser embutida no armário da cozinha, ficando bem harmônica na composição do layout. Algumas, no entanto, precisam de espaçamento nas laterais ou na parte de cima. Por isso, é também importante verificar essa informação.

Dimensões

Um elemento fundamental de observar, ao buscar por uma nova máquina para lavar suas louças, é o tamanho. Assim, veja quais são suas dimensões em altura, largura e profundidade para fazer uma escolha acertada para a sua casa ou apartamento.

Consumo de Energia

Como vimos em um dos mitos quebrados sobre a lava-louças, o seu consumo energético não é um bicho de sete cabeças. O gasto médio, por hora, entre as máquinas analisadas aqui ficou em 0,98 kW. Ou seja, a cada hora em que o aparelho está ligado, funcionando, quase 1,0kW é adicionado a sua conta de luz.

O tempo de cada ciclo varia muito entre as marcas e entre as funções. Assim, como existem os rápidos, que não duram nem 30 min, foram encontradas marcas com ciclos de limpeza mais pesada que levaram mais de 3 horas para finalizar a lavagem.

A informação do gasto energético é passada em kW por hora. Caso você não a encontre, procure pela “potência” do aparelho e a divida por mil. Esse será o consumo de energia elétrica dele, por hora.

Por exemplo, a lava-louças ABC tem 1200 W de potência. Logo, 1200 divididos por 1000 equivalem a 1,2 Kw por hora.

Assim, apesar de ser um mito que ela gasta muita luz, é importante verificar dados de consumo de energia E de tempo de lavagem para comparar os eletrodomésticos e, dessa forma, escolher aquele que tenha menor impacto para seu bolso.

Consumo de Água

Outra informação fundamental de se observar é o gasto de água da máquina. Da mesma forma que ela é econômica com energia elétrica, a lava-louças consome pouquíssima água, se compararmos sua lavagem com os métodos tradicionais.

Mas, existe diferença entre os modelos e marcas. Enquanto a média de uso de água durante os ciclos de uso é de 13,47 litros, têm aparelhos que consomem 15 litros de uma só vez. Em uso frequente, essa pequena diferença pode se tornar grande ao longo de semanas, meses e anos.

Desse modo, dê atenção também ao quanto de recursos hídricos a máquina utiliza a cada ciclo de lavagem. Em médio e longo prazo, a diferença entre os fabricantes pode resultar em enconomias significativas em água ao longo de anos.

Número de Programas

É interessante ver quantos programas de lavagem o eletrodoméstico apresenta. Mais variedade de programas representa maior possibilidade de escolha entre ciclos rápidos ou longos, para muitas peças ou poucas, para utensílios delicados ou que exijam uma limpeza mais profunda e assim por diante.

Alguns destes eletrodomésticos vêm com uma funcionalidade bem interessante. Quando a capacidade do aparelho não foi completamente usada e você ainda deseja colocar mais louças, em algumas horas mais tarde, pode acionar, assim, um jato de água que eliminará a sujeira superficialmente e de maneira rápida.

Isso evita, dessa forma, o mau-cheiro e que a limpeza fique mais complicada depois; além disso, economiza energia e água ao postergar a lavagem para quando a capacidade da máquina estiver cheia, sem causar prejuízos à limpeza.

Existem, ainda, máquinas que já contam com programas inteligentes que definem, por si só, qual o melhor ciclo a ser usado. Dessa maneira, o próprio eletrodoméstico consegue estipular qual é, dentre todos os seus programas, aquele que limpará com mais eficácia e eficiência os copos, talheres, pratos e outros utensílios mais. Uma ótima funcionalidade, não acha?

Temperatura

Por fim, mas não menos importante, procure saber qual a temperatura máxima que a lavadora alcança. A máquina usa água quente para fazer a limpeza de copos, talheres, pratos, panelas e vasilhas. Portanto, quanto maior for a temperatura que ela alcança, melhores tendem a ser os resultados de lavagem do aparelho – que costuma vir com 60 a 70º C.

Review das Melhores Lava-Louças de 2019

O sonho de não perder tempo com louças sujas pode estar ficando cada vez mais próximo. Eficiente no consumo de recursos naturais e eficaz para deixar os utensílios de cozinha limpos, a máquina de lavar louças é um adianto para as atividades domésticas.

Para saber qual o modelo melhor se adequa a sua necessidade, observe, desse modo, cada um desses importantes elementos do funcionamento do eletrodoméstico:

  • Qual o nível de serviço que ele oferece
  • Se é uma máquina de pia ou piso e se permite ser embutida – além de dimensões do aparelho
  • Qual o consumo médio de energia elétrica
  • Qual o gasto médio de água, por ciclo
  • Número de programas que o eletrodoméstico tem
  • Consumo elétrico por lavagem comum
  • Temperatura máxima alcançada

Coletamos todos esses dados dos principais modelos da atualidade. Fizemos, então, a análise de cada um deles para chegarmos ao que apresenta melhor desempenho e custo-benefício.

Além disso, também buscamos os comentários e avaliações de quem já comprou e está usando a lava-louças para ver como, na prática, esses elementos têm se mostrado. Confira!

Brastemp Ative! BLF08

Brastemp Ative! BLF08

Características da Lava-Louças:

  • Número de Serviços: 8
  • Pia, Piso ou Embutir: Pia e Embutir
  • Dimensões: 62,2 x 51 x 61 cm
  • Consumo de água em ciclo comum: 15 litros
  • Número de programas: 5
  • Tempo de lavagem comum: 1h45min
  • Consumo de energia por ciclo comum: 1,36 kW
  • Temperatura máxima: 60º C

A Brastemp é uma marca de destaque no universo das lava-louças. O modelo Ative! BLF08 pode ser considerado como um eletrodoméstico de entrada da categoria. Para quem ainda não teve um aparelho como este, ele surge com um equipamento de ótimo preço e boas características.

A sua capacidade de lavagem é para até 8 pessoas, por ciclo .Compacta, ela promete ser “pequena por fora e gigante por dentro”, devido a sua boa capacidade de limpeza para até 91 peças por vez. Seu tamanho, além disso, também permite que ela seja instalada sobre a pia, em bancadas ou nichos.

Os 5 ciclos de lavagem têm duração que vão de 45 minutos a 2 horas e 5 minutos. Considerando, então, o consumo energético por hora associado ao tempo do programa para dia a dia, a máquina tem um gasto por limpeza de 1,36 kW.

Além destes programas, ela também conta com a função Acquaspray, que libera jatos de água sobre a pouca louça acumulada garantindo, assim, que ela fique pronta para o próximo ciclo completo de limpeza.

Em questão de gasto de água, no entanto, ela está acima da média e contabiliza 15 litros a cada lavada comum.

Prós

  • Baixo investimento, em comparação às demais máquinas
  • Compacta e versátil
  • Econômica e eficiente em energia elétrica
  • Função Acqua Spray
  • Visor na porta
  • Cesto flexível para os utensílios

Contras

  • Maior consumo de água da lista
  • Menos programas

Electrolux INOX LI14X 

Electrolux INOX LI14X

Características da Lava-Louças:

  • Número de Serviços: 14
  • Pia, Piso ou Embutir: Piso e Embutir
  • Dimensões: 83 x 59 x 60 cm
  • Consumo de energia elétrica: 1,19 kW / h
  • Consumo de água em ciclo comum: 12,5 litros no programa ECO
  • Número de programas: 6
  • Tempo de lavagem comum: 2h55min
  • Consumo de energia por ciclo comum: 3,47 kW
  • Temperatura máxima: 70º C

Outra fabricante de renome no universo de máquinas que lavam louças é a Electrolux. O tipo LI14X aparece como uma máquina de alta performance e recebeu a pontuação máxima na avaliação dos usuários.

Com 6 programas que variam entre 30 minutos e quase 3 horas, a lava-louças tem capacidade para lavar, em um único ciclo, o equivalente a 14 serviços. Além disso, também tem um programa inteligente que define qual o melhor ciclo a ser usado.

Com alta temperatura máxima, a lava-louças conta, ainda, com aviso de reabastecimento de líquido e função de pré-lavagem. Ela também vem de fábrica com a função acquajet, que lança jatos rápidos de água para posterior lavagem completa.

Em inox e com um design moderno e arrojado, a Electrolux LI14X é, assim, uma potente e eficaz máquina de lavar louças.

Prós

  • Nota máxima na avaliação dos usuários
  • Grande capacidade de lavagem
  • Programa inteligente
  • Alta temperatura para limpeza mais efetiva
  • Painel moderno

Contras

  • Gaveta para talheres não muito boa
  • Alto consumo energético

Nossa
Escolha

Brastemp INOX BLF14 

Brastemp INOX BLF14

Características da Lava-Louças:

  • Número de Serviços: 14
  • Pia, Piso ou Embutir: Piso
  • Dimensões: 84,5 x 59,8 x 60 cm
  • Consumo de energia elétrica: 1,04 kW / h
  • Número de programas: 5
  • Tempo dos programas: de 30 min a 3h15min
  • Consumo de energia por ciclo comum: 3,38 kW
  • Temperatura máxima: 65º C

O segundo dos três modelos da Brastemp, que aparecem nesta lista, é de um design minimalista apaixonante! A BLF14 vem em uma estrutura clean ideal para quem quer manter uma perfeita harmonia do eletrodoméstico com os demais itens de sua casa.

Atendendo a até 14 serviços de uma só vez, o aparelho da Brastemp é potente na limpeza. Os 5 programas variam entre rápidos até à lavagem mais pesada e, dessa forma, levam de 30 minutos até mais de 3 horas para completar os ciclos.

O seu Smart Sensor faz com que a própria lava-louças identifique qual o melhor entre os programas e o selecione para uma higienização perfeita.

O produto também conta com a função Acqua Spray que, em poucos minutinhos, prepara a louça para ser lavada mais tarde, economizando em energia e sem prejuízo à limpeza.

A temperatura máxima de 65º C a coloca como uma das mais potentes neste quesito, indo a fundo no processo de lavar copos, talheres, potes e panelas.

Prós

  • Nota máxima em avaliação dos clientes
  • Baixo consumo de água
  • Belo design
  • Função meia-carga
  • 3 bem divididas prateleiras
  • Display digital

Contras

  • Alguns poucos comentários sobre defeitos genéricos

Custo
Benefício

Brastemp BLF10

Brastemp BLF10

Características da Lava-Louças:

  • Número de Serviços: 10
  • Pia, Piso ou Embutir: Piso
  • Dimensões: 84,5 x 44,8 x 60 cm
  • Consumo de água em ciclo comum: 13,5 litros
  • Número de programas: 6
  • Tempo de lavagem comum: 2h15 a 2h35min
  • Consumo de energia por ciclo comum: 2,94 kW
  • Temperatura máxima: 65º C

Como vimos, a Brastemp é uma das marcas que mais se destacam em lava-louças. O terceiro modelo apresentado nesta lista é a intermediária em capacidade: ela comporta até 10 serviços. Portanto a BLF10 consegue lavar até 117 peças simultaneamente.

Compacta, essa máquina de piso pode ser instalada na cozinha de casas e apartamentos de maneira bem harmônica.

Entre os 6 programas de lavagem, a BLF10 conta com ciclo rápido, econômico, pesado, delicado, dia a dia e o Smart Sensor. Assim, indo desde as lavagens rápidas, passando pela economia de água, sujeiras mais difíceis, utensílios mais delicados, até às limpezas básicas do dia a dia e ao programa inteligente, a máquina da Brastemp oferece tudo o que você precisa em lava-louças.

 Seu consumo de água fica na média apresentada entre os outros modelos analisados, no entanto, o gasto energético por ciclo fica acima do apresentado pela lavadora de 8 serviços, mesmo que abaixo dos outros eletrodomésticos de 14 serviços. Sendo assim, os quase 3 kW por programa acabam ficando dentro do esperado para a sua capacidade.

Prós

  • Compacta e potente
  • Cesto ajustável para posicionar louças
  • Programa inteligente
  • Painel de touch
  • Função ajusta carga

Contras

  • Não tem timer
  • Possíveis problemas com reposição de peças

Electrolux LV10b 

Electrolux LV10b

Características da Lava-Louças:

  • Número de Serviços: 10
  • Pia, Piso ou Embutir: Piso
  • Dimensões: 83,5 x 44,8 x 60 cm
  • Consumo de água em ciclo comum: 12 litros
  • Número de programas: 6
  • Tempo de lavagem comum: 2h05min
  • Consumo de energia por ciclo comum: 3,66 kW (220v)
  • Temperatura máxima: 70º C

O LV10b, da Electrolux, é outro modelo top de linha da fabricante. Desta vez, no entanto, a capacidade do aparelho é de 10 serviços, mas consegue manter a mesma eficiência e qualidade de limpeza.

O consumo energético também é alto, como no modelo LI14X, no entanto, da mesma forma que o eletrodoméstico de maior capacidade, a economia em água é um ponto forte da marca.

São 6 programas que contam com o Sensor Inteligente para identificar qual melhor tipo de lavagem, função acquajet, display digital, painel touch e todas as vantagens de se ter uma Electrolux.

Prós

  • Economia de água
  • Alta tecnologia
  • Eficácia em lavagem
  • Alta temperatura máxima

Contras

  • Consumo energético

Lava-Louças de Embutir Panasonic  

Lava-Louças de Embutir Panasonic

Características da Lava-Louças:

  • Número de Serviços: 14
  • Pia, Piso ou Embutir: Piso e embutir
  • Dimensões: 83 x 44,8 x 60 cm
  • Consumo de água em ciclo comum: 13,5 litros
  • Número de programas: 8
  • Tempo dos programas: de 30 min a 3h30min
  • Consumo de energia por ciclo comum: 5,43 kW
  • Temperatura máxima: 70º C

A lavadora da Panasonic apresenta números bem próximos a de sua concorrentes: dimensões, consumo kW/ h e de água. O seu design moderno e muito bonito atrai a quem o vê.

Ela é uma das mais potentes entre as demais máquinas – o que faz dela, também, a que mais consome energia elétrica. Além disso, há poucos comentários de usuários a respeito da marca, nesta categoria.

Prós

  • Design
  • Alta temperatura
  • Baixo consumo de água

Contras

  • Alto consumo energético

Qual a Melhor Lava-Louças

Depois de observadas todas estas categorias, qual a melhor máquina de lavar-louças?

Sem dúvida, Electrolux LI14X destacou-se positivamente na categoria, com sua alta performance em todas as características e recebendo nota máxima na avaliação de clientes.

Lava-Louças Custo-Benefício

Considerando o preço de aquisição e o desempenho de todas as máquinas avaliadas, a Brastemp BLF14 foi, assim, a que mais se destacou em excelentes características aliadas a um dos melhores preços entre todas!

Qual sua escolha?

>