Melhor Ventilador de Parede de 2019

Com a chegada de dias mais quentes, o calor pode se tornar insuportável. Em ambientes maiores, com grande circulação de pessoas, uma ótima alternativa para deixar o clima fresco e agradável é usar o ventilador de parede.

Conheça, assim, os principais atributos de um bom aparelho. Em seguida, selecionamos 5 produtos de alta procura para fazer análise e comparação entre eles, chegando, desse modo, à eleição do mais silencioso, o de melhor desempenho e aquele que apresenta o melhor custo-benefício. Confira esta lista:

Melhores Ventiladores de Parede de 2019

  • Oscilante 50cm Bivolt Turbo
  • Ventisol Oscilante New Premium
  • Oscilante 60cm Preto Turbão
  • Mondial VP-PRO-55
  • Venti50p Grade Cromada Ventisilva

Veja quais são os elementos em que você precisa ficar de olho ao pesquisar pelo seu novo ventilador de parede.

Ventilador de Parede

As altas temperaturas de estações como o verão e a primavera podem ser sinônimo de desconforto. Em ambientes fechados, então, o clima abafado pode causar até desmaios em pessoas mais sensíveis às altas temperaturas.

Portanto, deixar o ambiente fresco e bem ventilado, além de proporcionar um lugar mais agradável, pode ser até mesmo questão de saúde.

Para isso, existem os aparelhos de ar-condicionado e ventiladores. Cada um deles tem suas funções específicas, além de prós e contras para determinadas situações.

Já os ventiladores podem se dividir em fixos e oscilantes. O fixo mais conhecido é o ventilador de teto, que, como o nome sugere, fica preso à parte mais alta da casa.

Os oscilantes se subdividem em mesa, de coluna ou de parede. O de mesa é portátil e menor, o de coluna fica em pé sozinho e o de parede é afixado na parede do ambiente, em local alto.

O ventilador de parede tende a ser o maior e mais potente de todos e, assim, é indicado para espaços amplos e que precisam de muita circulação de ar. Por isso, ele é muito utilizado em lojas, escolas, igrejas, restaurantes, indústrias e empresas diversas onde haja grande número de pessoas.

Ele também pode ser utilizado nas casas, mas são indicados, especialmente, para lugares abertos como áreas de lazer, churrasqueiras e outros.

Pela alta potência e rotação da hélice, ele tende a fazer mais ruído do que os demais tipos de ventiladores. Portanto, caso seja utilizado dentro de casa, perceba que ele emitirá mais barulho do que os outros eletrodomésticos oscilantes.

Assim, esses aparelhos de parede são realmente potentes para ventilar grandes áreas e com considerável circulação de pessoas. Deixam, assim, o ambiente mais fresco e confortável para todos que nele estejam.

Tamanho

O que observar ao procurar por um novo ventilador de parede? Um dos primeiros elementos é o seu tamanho. Quanto maior o comprimento de suas hélices e a sua área total, maior tende a ser sua potência em ventilar e refrescar o local.

Para os aparelhos de parede, é muito comum encontrar versões de 50 a 60 centímetros. Sozinho, o tamanho não define todo o desempenho da máquina, mas já é um bom indicador.

Além disso, é também uma das características que devem ser observadas para a instalação do equipamento.

Silencioso

Nada mais incômodo do que ventiladores barulhentos, não é mesmo? Em vez de deixarem o ambiente mais agradável com seu trabalho, a vontade é de desligar o aparelho tão logo ele comece a girar a hélice.

Poucos fabricantes indicam o quanto de ruído, em decibéis, seus produtos emitem. Por isso, fomos direto aos comentários de usuários para verificar qual a percepção que eles tiveram sobre o som que a máquina produz.

O modelo de parede tem mais potência e rotação do que a maioria dos outros oscilantes. Portanto, ele tende a ser um pouco mais ruidoso mesmo.

Uma observação feita pelos usuários é que, quanto maior a velocidade, maior o som. Em alguns modelos, nos níveis mais baixos, eles relatam que os aparelhos são silenciosos.

Como vimos, além disso, esses ventiladores são recomendados para áreas amplas e movimentadas. Portanto, o ruído emitido por eles tende a se dissipar pelo ambiente, nem sendo tão percebido.

Assim, quando for pesquisar pelo seu novo aparelho de parede, lembre-se de verificar quantos decibéis ele emite, caso o fornecedor dê essa informação. Se não, vá até as avaliações de clientes e veja o que eles disseram a respeito do nível de ruído e tire suas conclusões.

Potência

Um dado importante para você verificar qual a capacidade de ventilar do aparelho é a sua potência. Essa medida de força, de vigor é apresentada em Watts (W).

Dentre os 5 produtos aqui selecionados, a potência média ficou em 178 W. Com base nisso, você pode conferir qual tem a capacidade de despender maior quantidade de energia para ventilar o ambiente e, assim, deixá-lo mais confortável.

Essa medida também fornece outra informação. A potência (em Watts) corresponde ao consumo de energia elétrica (em quilowatts), afinal, 1 kW é igual a 1000 W. É a mesma razão de dizer que 1 quilômetro corresponde a 1000 metros.

Para descobrir o gasto de luz, assim, basta dividir o valor de Watts por mil. O consumo médio energético por hora entre os 5 produtos listados é de 0,178 kW/h (178/1000). É um valor baixo e pode ser comparado, por exemplo, ao gasto de energia da geladeira.

Assim, ao saber a potência do ventilador de parede você conhece sua força de trabalho e o quanto de energia ele consome, por hora.

Hélice

A hélice do ventilador de parede pode variar em material e na quantidade de pás. Na seleção que fizemos, foram encontrados modelos com pás feitas de plástico não-identificado, polipropuleno e ABS e de 3 a 6 pás.

Ao verificar esta informação, atente-se à leveza e resistência do material, que deve trabalhar sem prejudicar o motor, de maneira duradoura. Além disso, quanto mais pás, a tendência é que a eficiência da ventilação seja maior.

Grades

A grade cobre as hélices do ventilador e evitam que as pessoas tenham contato direto com ela. Dessa forma, os usuários ficam protegidos das pás e de possíveis acidentes com as peças giratórias.

Alguns fabricantes as produzem em aço ou outros metais, garantindo maior durabilidade e segurança, mas pesando o aparelho. Outras, colocam grades em plásticos leves e resistentes, mas que podem ser menos duráveis do que os de aço.

Analise, assim, quais benefícios você espera do ventilador de parede e qual tipo de grade pode, dessa maneira, atender melhor ao que você precisa.

Velocidades

Outra dica bacana para analisar o ventilador de parede é ver seu controle de velocidade. Alguns aparelhos têm multivelocidades, enquanto outros têm apenas uma forma de trabalhar.

Desse modo, se você não tem a necessidade de regular tanto o funcionamento do aparelho, um tipo com apenas uma velocidade pode atender aquilo de que você precisa.

Mas, se é mais flexibilidade para usar sua máquina, pode precisar de ventiladores que tenham 3 ou mais opções de velocidade. Assim, fique atento a essa informação.

Review dos Melhores Ventiladores de Parede de 2019

Já sabemos, assim, a diferença entre ventiladores e que o modelo de parede é o mais potente entre eles. Grande e com ótima capacidade de ventilação, o aparelho é indicado para lugares amplos e de grande circulação de pessoas, como escolas, igrejas e empresas.

O seu tamanho é uma das características principais; ele ajudará a potencializar o trabalho da máquina. O nível de ruído também é importante, uma vez que isso determinará o conforto do ambiente.

A potência que o ventilador de parede apresenta define não somente sua capacidade de ventilar e refrescar o lugar, mas, também, o seu consumo energético. Por isso, é fundamental ficar de olho neste dado.

A estrutura do produto também é fator importante para seu bom funcionamento. Existem modelos com hélices em materiais e tamanhos diversos, além de grades que são feitas em aço ou material plástico.

Por fim, o número de velocidades é outro elemento que pode te ajudar a se decidir por um ou outro aparelho, levando em conta, assim, seu controle sobre ele.

Agora, já conhecendo todas essas características, veja como elas se comportam nos principais ventiladores de parede do mercado.

Oscilante 50cm 200w Bivolt Turbo 6 Pas Steel Ventisol

Oscilante 50cm

Características do Ventilador:

  • Tamanho: 50 cm
  • Nível de ruído: Mediano
  • Potência: 200 W
  • Consumo de energia: 0,2kW/h
  • Hélice: 6 pás de plástico
  • Grades: aço
  • Velocidades: não informado

O ventilador de parede Ventisol Turbo é um potente e bonito aparelho. Seus 200 W são a maior potência entre todos os 5 produtos listados, em empate com o Turbão – que veremos adiante. Isso confere a ele uma capacidade de ventilar superior, refrescando amplos ambientes de forma mais eficaz.

A hélice em material leve promete manter a vida útil do motor por mais tempo. As 6 pás também deixam o aparelho no topo da lista nesse quesito.  As grades de aço são sinônimo de maior segurança e proteção. E toda a estrutura recebe pintura de alta resistência.

O produto é, também, bivolt, sendo feita a troca entre as voltagens através de chave seletora. Por fim, ele tem regulagem de inclinação manual.

Prós

  • Altíssima potência e velocidade
  • A hélice com mais quantidade de pás
  • Design robusto
  • É bivolt

Contras

  • Não informa velocidade
  • As grades soltas podem aumentar o ruído

Mais
Silencioso

Vent Oscilante De Parede 50Cm

Vent Oscilante De Parede 50Cm

Características do Ventilador:

  • Tamanho: 50 cm
  • Nível de ruído: Silencioso
  • Potência: 130 W
  • Consumo de energia: 0,13 kW/h
  • Hélice: 3 pás de plástico
  • Grades: aço
  • Velocidades: 3

O segundo ventilador da marca Ventisol, nesta seleção, apresenta o mesmo tamanho do Turbo (50 cm), porém, os produtos da mesma fabricante variam em outras características.

O New Premium tem design mais elegante e minimalista com sua hélice com 3 leves pás de plástico. A grade em aço ajuda a isolá-las do contato com as pessoas.

O mais barato entre os ventiladores de parede é, também, um dos mais econômicos em uso de energia elétrica. Isso quer dizer, também, que seja menos potente. No entanto, a fabricante ainda garante a ventilação de ambientes com até 30 m², em suas 3 opções de velocidade.

O equipamento pode ser inclinado, mas não é informado para que direção, nem como isso pode ser feito.

Silencioso, o New Premium é uma opção de baixo custo de aquisição e consumo energético, além de apresentar um bom nível de ruído, segundo usuários do aparelho.

Prós

  • O mais barato da seleção
  • Ventilador econômico em energia elétrica
  • Silencioso
  • Design refinado

Contras

  • Não é bivolt
  • Baixa potência

Oscilante 60cm Preto Turbão

Oscilante 60cm Preto Turbão

Características do Ventilador:

  • Tamanho: 60 cm
  • Nível de ruído: Silencioso
  • Potência: 200 W
  • Consumo de energia: 0,2kW/h
  • Hélice: 3 pás de polipropileno
  • Grades: aço
  • Velocidades: não informado

O modelo de 60 centímetros da Turbão promete muita potência em ventilação. O maior da categoria apresenta incríveis 200 W – se igualando ao Ventisol em top de linha neste quesito.

Com suas 4 pás resistentes e leves em polipropileno e grade em aço 60 AR, o Turbão 60cm garante muita velocidade e potência em seu trabalho. As grades podem, ainda, ser removidas facilmente, o que agiliza o processo de limpeza do equipamento.

Sua inclinação é regulável tanto para a direita e esquerda, quanto para cima e para baixo. Dessa forma, fica mais fácil direcionar o ar ventilado pelo produto.

Assim, o Turbão 60 cm é um ventilador grande, de alta potência e eficaz para refrescar e ventilar ambientes amplos.

Prós

  • Alta potência e velocidade
  • Material resistente
  • Fácil limpeza e manutenção
  • Regulagem facilitada para todos os lados
  • Silencioso
  • É bivolt

Contras

  • Atenção maior para a instalação

Nossa
Escolha

Mondial VP-PRO-55 5 Pás Bivolt

Mondial VP-PRO-55 5 Pás Bivolt

Características do Ventilador:

  • Tamanho: 55 cm
  • Nível de ruído: Silencioso
  • Potência: 125 W
  • Consumo de energia: 0,12kW/h
  • Hélice: 5 pás de polipropileno
  • Grades: metal
  • Velocidades: 3

Para quem está em busca de um ventilador de parede silencioso e eficiente, com design moderno e elegante, pode apostar no Mondial VP-PRO55.

Com 55 cm de diâmetro, o aparelho produz pouco ruído e tem o menor consumo de energia entre os selecionados.

Com 5 leves pás de polipropileno, ele vem em uma estrutura leve e resistente. A grade de metal evita o contato com a hélice, protegendo os usuários e o aparelho.

A máquina pode ser inclinada, mas o fabricante não informa em que grau e pra qual direção. Bivolt, o produto ainda vem com motor especial com duplo rolamento.

Prós

  • Menor consumo de energia elétrica
  • Motor com duplo rolamento
  • É bivolt
  • É silencioso

Contras

  • Menor potência da lista

Venti50p Grade Cromada Ventisilva

Venti50p Grade Cromada Ventisilva

Características do Ventilador:

  • Tamanho: 50 cm
  • Nível de ruído: Silencioso
  • Potência: 127 v – 130 W
    220 v – 135 W
  • Consumo de energia: 127 v – 0,130 kW/h
    220 v – 0,135 kW/h
  • Hélice: 3 pás
  • Grades: com pintura Epóxi
  • Velocidades: não informado

O Venti50P é um ventilador de parede muito bonito para quem precisa ventilar grandes áreas. O modelo de 50 cm vem com grade cromado, com pintura Epóxi, que mantém o material por mais tempo.

Esse é o único aparelho que informou o volume de decibéis ao ser ativado. Segundo o fabricante Ventisilva, o produto emite até 70 dBA em ruídos. Em medida de comparação, esse nível é semelhante ao de aspirador de pó, secador de cabelo e um restaurante com várias pessoas. O valor é considerado aceitável.

Bivolt, o aparelho tem diferentes valores de potência para a voltagem 127 e 220. Ele tem, ainda, um protetor térmico auto-religável e interruptor “liga-desliga” com controle de velocidade contínuo.

Por fim, o Venti50p conta com garantia direto da fábrica de 3 anos e o suporte de garantia permanente. É um produto que passa a confiança de relacionamento de longo prazo com a empresa.

Prós

  • Garantia de fábrica de 3 anos
  • Nível de ruído comprovado
  • Protetor térmico auto-religável
  • Fácil de instalar

Contras

  • Não informa número de velocidades

Ventilador de Parede mais Silencioso

Além de refrescar e aumentar a circulação de ar em um ambiente, outro benefício que se espera do ventilador é que ele seja o mais silencioso possível.

Isso porque, com o funcionamento do motor e o movimento de suas hélices, o aparelho gera um som característico. Mas, alguns fabricantes não acertam muito “na mão” e o barulho pode ser mesmo alto.

No caso dos ventiladores de parede, que são maiores e mais potentes, esse quesito deve ser observado ainda mais atentamente.

Ele tem ainda um fator que pode ajudar: sendo instalado em locais de grande movimento e circulação de pessoas, o som pode se diluir mais facilmente.

Quando, porém, ele é usado em lugares menores e mais fechados, os ruídos podem ser escutados com mais intensidade.

Além disso, quanto maior o trabalho do motor, maior tende a ser o barulho que ele faça. Isso só é corrigido com muita tecnologia, mas, no geral, funciona dessa maneira.

A lógica inversa também é a mesma: quanto menos o motor estiver trabalhando, mais silencioso será o ventilador.

Alguns modelos apresentaram um agravante no nível de ruído. Com grades não tão presas, elas acabavam batendo na estrutura com a trepidação natural do aparelho. Portanto, como se não bastasse o som do próprio funcionamento da máquina, ainda era preciso ouvir o ferro da grade se debatendo.

Apenas 1 modelo entre os 5 selecionados – o Venti50P – apresentou seu nível de ruído em decibéis. Portanto, a comparação entre eles ficou prejudicada nesse sentido.

Tivemos, assim, que contar com a observação e os comentários feitos por quem já comprou e utiliza o aparelho.

No geral, todos eles apresentaram baixo nível de som, sendo considerado “silencioso” pela maior parte dos comentaristas. Como esta é uma análise subjetiva, algumas pessoas consideravam o aparelho mais ou menos silencioso do que outras.

Qual o Melhor Ventilador de Parede?

Dias ensolarados são lindos. Mas, quando a incidência solar provoca aquele calorão, só mesmo um bom e potente ventilador de parede para tornar o dia perfeito.

Como vimos, essa modalidade do aparelho é maior, potente e veloz que boa parte dos ventiladores. Por isso mesmo, eles são recomendados para lugares amplos e abertos, com grande circulação de pessoas. Assim, lojas, restaurantes, indústrias, empresas diversas, igrejas e escolas são alguns exemplos de locais em que eles são frequentemente instalados.

Até mesmo nas casas eles são usados, mas dê preferência para espaços como varandas e áreas de lazer.

Vimos, assim, cada uma das importantes características de um bom ventilador de parede.

Dentre elas, está analisar seu porte pelo tamanho do diâmetro do aparelho. Entre os 5 produtos listados, tivemos medidas entre 50 e 60 centímetros. Apesar de ainda depender de outros fatores para determinar sua capacidade de ventilar, o tamanho também ajuda no trabalho de dissipar o ar.

Em seguida, conferimos como o nível de ruído pode variar entre os equipamentos. Mesmo sendo um dado fundamental e uma observação recorrente feita entre os usuários, apenas 1 fabricante disponibilizou o valor em decibéis – como vimos no tópico dos mais silenciosos.

Depois disto, vimos como a potência do motor pode tornar o aparelho mais forte para trabalhar e, assim, melhorar sua performance. Este dado também está ligado ao consumo energético dos ventiladores – o que foi conferido produto por produto.

Em seguida, verificamos a estrutura das máquinas tanto em hélices e suas pás, quanto em grade. Verificamos, ainda, as velocidades que os produtos listados alcançavam.

Com todas essas análises em ventiladores de parede mais procurados da atualidade, conseguimos chegar aquele que mais se destacou na maioria dos quesitos.

Dessa forma, o Turbão 200W 60cm foi considerado o melhor ventilador de parede do ano.

Ventilador de Parede Custo-Benefício

Além de verificar o produto que apresentava o melhor desempenho em força e velocidade – o Turbão 60 cm -, fizemos uma análise com base em custo-benefício.

Ou seja, entre os 5 produtos listados, qual é aquele que apresenta o melhor desempenho de acordo com o preço que é pago por ele?

Os valores analisados nesta lista variaram entre pouco mais do que R$100 e mais de R$300. Portanto, a capacidade de cada uma das faixas pode variar bastante.

Considerando, assim, o custo de aquisição e os benefícios que entrega, o Ventisol Turbo 6, da Ventisilva, pode ser considerado ventilador com melhor custo-benefício do ano.

Pelo seu custo de aquisição mediano, ele consegue entregar a melhor potência e o maior número de hélices entre todos os aparelhos aqui apresentados.

E para você, qual requisito um ventilador de parede precisa atender, antes de tudo? Conte qual característica você não abre mão de ser ótima!

  • >