Melhor Coifa de Parede e de Ilha de 2019

Tudo certo para receber os amigos ou familiares em casa, as visitas já estão chegando, comida preparada, mas aquele ar impregnado não sai da cozinha. O que fazer? Uma coifa adequada pode eliminar, de vez, este incômodo da sua casa!

A preparação da refeição é considerada por muitos como um momento mágico. Entre uma panela e outra, um utensílio e outro, o delicioso aroma da comida chega a dar água na boca, não é verdade?

No entanto, junto com ele também aparecem odores não muito confortáveis, como o de gordura. Além disso, o ar quente e carregado de um cozimento mais demorado ou fritura podem impregnar o ambiente.

As coifas surgiram, então, como um ótimo remédio para essas situações. Existem, basicamente, dois modelos: coifa de parede e ilha. Além disso, elas podem também exercer a função de depurador – o que veremos mais à frente.

Suas funções e características podem acabar causando confusão na hora da escolha, não é mesmo? Assim, para eliminar qualquer dúvida, fizemos uma seleção com os produtos mais procurados em coifa. Veja só:

Melhores Coifas de Parede de 2019

  • Coifa de Parede em Vidro Philco 90cm
  • Coifa de Parede Cadence Gourmet 60cm
  • Coifa Fogatti Vidro Curvo 60cm
  • Coifa De Ilha Cadence 90cm
  • Coifa Tbox Ilha Brastemp 100cm
  • Coifa de Vidro Fischer Ilha 90cm

Você ainda verá cada uma das características mais importantes para uma compra acertada. E, por fim, selecionamos a melhor coifa de parede e de ilha, além de eleger a que apresentou melhor custo-benefício. Vamos conferir?

Coifa de Parede

Existem dois modelos de coifa: de parede e ilha. A de parede, como o próprio nome sugere, precisa ser afixada ou apoiada em alguma parede. Já o modelo ilha, não tem essa necessidade, como veremos mais adiante.

Sua principal função é eliminar odores do ar, fazendo a sua sucção e higienizando-o ou eliminando para fora da casa.

Assim, a coifa de parede pode funcionar como dois aparelhos, ao mesmo tempo: exaustor e depurador.

Como exaustor, ela precisa usar o duto e, desse modo, há a necessidade de fazer a instalação na parede, com saída para o ar.

Já como depurador, a coifa usa o filtro interno de carvão para higienizar o ar ambiente e devolvê-lo mais limpo para a cozinha. Para isso, não é necessário furar a parede.

Para a compra, as principais características que devem ser observadas, são:

Vazão de ar

Quanto maior a capacidade de vazão de ar da coifa, mais ela conseguirá realizar a sucção, higienização e/ou exaustão. Além disso, quanto maior o ambiente em que ela for instalada, maior deverá ser essa capacidade.

Para saber o quanto é necessário de vazão de ar na sua cozinha, faça a seguinte conta:

(Largura x Comprimento x Altura) * (12) = necessidade de vazão.

Isso quer dizer que você multiplicará a área total do cômodo pelo número recomendado por especialistas para a circulação de ar. Desse modo, o resultado em m³ por hora será o valor de vazão de ar necessário, na escolha da sua nova coifa.

Velocidade

A velocidade da coifa de parede é a rapidez com que ela fará a sucção do ar. Geralmente, os aparelhos têm 3 níveis de velocidade: lento, médio e rápido.

Os nomes para isso, é claro, podem variar. Mas, basicamente, são as principais intensidades para usar o produto.

Tamanho

É importante, também, observar o tamanho da coifa. Peças com até 60 cm de largura são recomendadas para fogões ou cooktops de até 4 bocas.

Coifas que têm entre 75 e 90 cm são indicadas para cozinhas com fogões ou cooktops de 5 ou 6 bocas. Assim, anote essa regrinha:

Até 60cm de largura: fogões ou cooktops de 4 bocas;

Entre 75 cm e 90 cm de largura: fogões ou cooktops de 5 ou 6 bocas.

Ruído

Para evitar incômodos desnecessários, atente-se ao nível de ruído da coifa de parede. Essa informação costuma vir em decibéis (dB) ou, mesmo, como indicação do fornecedor, como “ruído muito baixo”, por exemplo.

Só para se ter uma ideia, as coifas de parede costumam ficar entre 60 e 70 dB. Isso pode ser comparado ao nível de ruído de máquina de lavar roupa e aspirador de pó.

Lâmpada

Outro ponto importante, ao avaliar uma coifa de parede para a compra, é o tipo de lâmpada que ela possui.

Devido à complexidade da troca de uma simples lâmpada, em alguns aparelhos, se ela for de baixa durabilidade, pode ser necessário realizar a troca mais vezes.

Além disso, lembre-se que a coifa ficará uma altura acima do fogão ou cooktop e, portanto, precisará iluminar bem a preparação dos alimentos.

Coifa de Ilha

Como vimos, são encontrados dois modelos de coifa. A de parede, que já falamos, e a ilha – que veremos agora. Esse modelo de coifa é usado sobre fogões ou cooktops que não estão encostados ou alinhados com alguma parede.

Assim, esse modelo ficará destacado dos demais móveis e eletrodomésticos da cozinha. O resultado visual é bem interessante e sofisticado.

Da mesma forma que a de parede, a coifa de ilha pode ser um produto 2 em 1: exaustor e depurador.

Dessa maneira, ela pode concentrar duas importantes funções para higienizar o ar do ambiente, limpando e eliminando-o pelo duto (exaustor) ou devolvendo-o para ele já limpo (depurador).

Assim, a exemplo da coifa de parede, a de ilha requer atenção especial a 5 elementos principais, ao fazer a busca pelo melhor produto. São eles:

Vazão de ar

Ambientes menores não demandam uma vazão de ar tão grande. E, é claro, o contrário também é verdadeiro: cozinhas e áreas grandes precisam de grande capacidade de vazão de ar.

Assim, basta fazer a conta básica para saber quanto é requerido do produto a ser instalado em sua casa ou apartamento. Multiplique a área total da cozinha pelo fator 12 – recomendado por especialistas – , e, dessa maneira, acerte na escolha da coifa de ilha.

Por exemplo, suponha que a cozinha tenha 4 metros de largura, 3 metros de comprimento e 2,5 metros de altura. A área do espaço é (4 x 3 x 2,5) 30ms³. Multiplicando esse valor por 12, a necessidade de vazão de ar, por hora, na cozinha, é de 360m³ / hora.

Faça este cálculo na sua casa e, assim, tenha uma decisão mais acertada ao escolher sua coifa de ilha.

Velocidade

Quanto mais opções de velocidade a coifa tiver, mais você conseguirá controlá-la. Cozimentos simples e que não exalarão muitos odores são absorvidos por velocidades mais lentas. Estas, por sua vez, tendem a emitir menos barulho.

Já frituras e preparos que demandam muito tempo podem precisar de velocidades mais aceleradas, a fim de conseguir higienizar todo o ambiente com maior eficácia. Do mesmo modo, quanto maior a velocidade do aparelho, a tendência é que maior seja o ruído emitido por ele.

Geralmente, as coifas de ilha têm 3 velocidades, ficando entre lento, médio e rápido.

Tamanho

Outra informação importante a respeito da coifa de ilha é o seu tamanho. Ele determinará, por exemplo, qual a cobertura para o fogão ou cooktop.

Como vimos, peças de até 60 cm atendem bem aparelhos de 4 bocas. As outras medidas, entre 75 e 90 cm de largura, são mais indicadas para fogões e cooktops de 5 ou 6 bocas.

Necessário verificar, também, a altura do duto. Se ela for suficiente para que o produto seja instalado corretamente sobre o aparelho para cozinhar, será preciso entrar em contato com a loja ou fabricante, a fim de solicitar um extensor.

Ruído

Ninguém que ser incomodado enquanto cozinha, não é verdade? Assim, para que o aparelho possa exercer sua função de limpar o ar do ambiente, ele não precisa criar outro incômodo.

Por isso, tenha bastante atenção com o nível de ruído que ele apresenta, vendo os dados de decibéis. Além de fazer o comparativo com outros sons, para você ter uma noção dos dBs que a coifa de ilha emite, veja os comentários de outros clientes.

Avaliações a respeito do efeito sonoro do produto são muito comuns entre as observações de usuários. Portanto, isso pode ajudar a você a decidir entre os modelos.

Lâmpada

Uma boa iluminação pode fazer toda a diferença na cozinha. Afinal, por mais prazeroso que possa ser o momento do preparo da comida, é uma tarefa que exige atenção aos detalhes.

Dessa maneira, considerando que o produto ficará uma distância acima do fogão ou cooktop, vale a pena verificar o tipo de lâmpada.

Ainda são vistas coifas de ilhas com lâmpadas incandescentes, halógenas e LED. Da primeira para a última, aumentam a durabilidade e a economia energética, bem como o tempo para a troca e a qualidade da iluminação. Portanto, fique de olho nesta informação, ao buscar sua nova coifa de ilha.

Melhores Coifas

As coifas têm funções práticas bem interessantes. Elas ajudam a eliminar do ar odores e cheiros indesejados da cozinha.

Entre suas principais funções, pudemos ver que existem pontos e detalhes fundamentais para a tomada de decisão.

Assim, verificar se o produto tem ambas as funções, de exaustor e depurador, é importante para poder usar o máximo de suas capacidades.

Além disso, saber qual a vazão de ar do aparelho e aquela que é necessária, na cozinha, foi outro ponto que vimos, inclusive, como calcular.

A velocidade da coifa é um elemento a se ficar de olho na escolha entre as coifas, tanto de parede, quanto ilha.

O tamanho também é uma característica muito importante, para uma compra acertada entre aquelas que cobrem fogões e cooktops de 4 a 6 bocas.

E, é claro, ninguém quer ser importunado com o barulho das turbinas de um avião, dentro de casa. Portanto, verificar o nível de ruído dos aparelhos é parte fundamental da escolha.

Por último e não menos importante, conferir qual o tipo de lâmpada das coifas é um detalhezinho que muitos deixam passar, mas faz toda a diferença no produto.

Assim, com todas essas características básicas para uma boa coifa, vamos conferir quais os modelos mais procurados e queridos da internet. Veja!

Review das Melhores Coifas de Parede de 2019

As coifas de paredes são muito procuradas. Seu modelo mais fácil de instalar vem ganhando a atenção de quem quer manter a cozinha livre de fumaças e gorduras. Além disso, elas costumam ter preço inferior aos valores dos modelos “ilha”.

Confira 3 tipos de coifa top de linha:

Coifa Philco Glass

Coifa Philco Glass

Características da Coifa de Parede:

  • Vazão de ar: 700 m³/h
  • Velocidade: 3
  • Tamanho: 54,2x90x47cm
  • Ruído: 61 dB
  • Lâmpada: LED

A coifa de parede Philco Glass tem características bem interessantes para este modelo. Seu ruído é considerado muito baixo, proporcionando conforto ao usar o produto.

O tamanho para fogões de até 6 bocas é bem democrático. A vazão de ar também possibilita que ela seja usada em cozinhas de tamanhos variados, deixando o ar bem limpo e agradável.

A dupla-função de exaustor e depurador é garantida, contando, ainda, com iluminação LED e 3 velocidades de uso.

Além de tudo isso, o modelo vem em um moderno e elegante design, na cor prata, para deixar a casa ainda mais bonita.

Prós

  • Boa vazão de ar para a categoria
  • Ótima iluminação
  • Regula a altura, permitindo ajuste para a cozinha
  • Fácil de instalar
  • Design maravilhoso
  • Silencioso

Contras

  • Não é bivolt
  • Média potência

Nossa
Escolha

Cadence Gourmet

Cadence Gourmet 60cm

Características da Coifa de Parede:

  • Vazão de ar: 640 m³/h
  • Velocidade: 3
  • Tamanho: 60×54-90,5x50cm
  • Ruído: 71 dB
  • Lâmpada: não definida pelo fabricante

Este modelo, de 60cm, é indicado para fogões ou cooktops de até 4 bocas. Na função exaustor, esta coifa de parede promete reter até retém 80% da gordura – além da eficiente função de depurador. É uma ótima limpeza para a sua cozinha!

A Coifa CFA360 vem com duas lâmpadas, mas o fabricante não informa qual o tipo delas.

As velocidades da Cadence Gourmet (Baixa, Média e Alta velocidade de rotação) são perfeitas para controlar a coifa com precisão.

O acabamento em inox dá o toque final de sofisticação ao produto que promete eliminar os odores da cozinha.

Prós

  • Alto desempenho de sucção
  • Fácil manutenção e limpeza
  • Lindo e sofisticado design
  • Boa iluminação
  • O vidro curvo temperado belo desenho

Contras

  • Barulhento
  • Difícil instalação
  • Não tem máscara captadora de ar

Fogatti Vidro Curvo com Duto Slim

Coifa de Vidro Curvo Fogatti

Características da Coifa de Parede:

  • Vazão de ar: 550 m³/h
  • Velocidade: 3
  • Tamanho: 100x60x45cm
  • Ruído: 65 dB
  • Lâmpada: LED

A Coifa Fogatti é perfeita para cozinhas pequenas! A sua capacidade de vazão de ar, associada com o tamanho para fogões ou cooktops de até 4 bocas, é suficiente para ambientes menores.

O design é outra característica marcante para quem a usa! Os 3 modelos de velocidade controlam o aparelho que funciona como exaustor e depurador.

Sua facilidade para usar e limpar também são elementos importantes nesta coifa de parede.

Prós

  • Facilidade para usar
  • Design moderno e elegante
  • Baixo ruído
  • Limpeza fácil, com filtro lavável

Contras

  • Estrutura frágil
  • Não é bivolt
  • Não vem com duto de fumaça flexível

Melhores Coifas de Ilha

Assim como é importante verificar algumas características-chave daquelas instaladas na parede, é essencial conferir alguns dados das coifas de ilha.

Por isso, entender pra que funcionam e como são elementos como vazão de ar, velocidades, tamanho, ruído e iluminação faz parte do processo de escolher o melhor modelo.

Dentre as mais pesquisadas, selecionamos três coifas de ilha para análise:

Coifa De Ilha Cadence

Coifa De Ilha Cadence

Características da Coifa de Parede:

  • Vazão de ar: 1000m³/h
  • Velocidade: 3
  • Tamanho: 890X642-1117X900mm
  • Ruído: 70dB
  • Lâmpada: LED

O elegante e refinado modelo de coifa de ilha Cadence Gourmet tem grande capacidade de vazão de ar, especialmente se comparada com sua faixa de preço.

Funcionando com as duas funções – exaustor e depurador – a coifa de ilha promete deixar a cozinha livre de odores e do forte cheiro de gordura.

Seu tamanho de 90cm é indicado para fogões ou cooktops entre 5 e 6 bocas. Além disso, a coifa Cadence Gourmet CFA502 conta com 3 velocidades, para melhor controle, e iluminação LED, para bem iluminar o preparo dos alimentos.

Prós

  • Ótimo custo-benefício
  • Excelente vazão de ar, eliminando odores, fumaça e gordura
  • Fácil limpeza e higienização
  • Design arrojado e moderno
  • Acompanha dois dutos: fixo e deslizante para acabamento

Contras

  • Nível de ruído ligeiramente alto
  • Possui somente um filtro de carvão

Custo
Beneficio

Coifa de Ilha Tbox Brastemp 

Coifa de Ilha Tbox Brastemp

Características da Coifa de Parede:

  • Vazão de ar: 600 a 625 m³/h, de acordo com voltagem
  • Velocidade: 4
  • Tamanho: 44 x 69 x 108CM
  • Ruído: 70dB
  • Lâmpada: LED

Este modelo de coifa de ilha é para quem procura um design altamente sofisticado e refinado, de origem italiana.

Com Painel Touch on Glass, as 4 velocidades e outras funções do aparelho são facilmente controladas. A tecnologia não para por aí: a coifa de ilha Tbox informa quando os filtros devem ser lavados, aumentando a eficiência da limpeza.

Seus mais de 100 cm são ideais para grandes fogões e cooktops com até 6 bocas.

Prós

  • Tecnologia de ponta
  • 4 velocidades, para melhor controle e uso
  • Design italiano diferenciado
  • Alta potência
  • Eficiência para a limpeza

Contras

  • Alto valor
  • Vazão de ar mediana

Coifa de Ilha Fisher 

Coifa de Ilha Fisher

Características da Coifa de Parede:

  • Vazão de ar: 1000m³/h
  • Velocidade: 3
  • Tamanho: 90x60x60 cm
  • Ruído: 70dB
  • Lâmpada: LED

Funcionando tanto como exaustor, como depurador, a Coifa de Ilha Fisher tem alta capacidade para sucção de ar, proporcionando um ambiente mais limpo e livre de odores e fumaças indesejadas.

O tamanho da Fisher é ideal para fogão ou cooktop de 5 ou 6 bocas, na medida certa para a cozinha. Com design moderno e confeccionada em inox, a coifa é elegante e fácil de limpar.

Prós

  • Filtro em painel metálico lavável manualmente ou lavadora de louças.
  • Alta capacidade de sucção, limpeza e higienização do ar
  • Beleza única
  • Ótimo material

Contras

  • Não possui grade interna / externa
  • Não tem regulador de altura
  • Dificuldade para instalação

Nossa
Escolha

Qual a Melhor Coifa?

Essa é a pergunta que não quer calar: qual a melhor coifa? Para isso, é importante saber qual o tipo que você gostaria de ter em sua casa ou apartamento.

As coifas de parede tendem a ser mais compactas e, assim, tem menos menos potência e capacidade de vazão de ar, no geral. Podem ser para fogões de até 6 bocas, dependendo de seu tamanho, mas se adequam bem a pequenas e médias cozinhas.

Já as coifas de ilha são mais robustas, em sua maioria, além de mais potentes e com alta sucção e higienização de ar. Sua instalação, no entanto, requer atenção e precisa de um espaço amplo para isso.

Agora que você já tem uma ideia mais acertada sobre qual delas é o melhor modelo de coifa para sua cozinha, confira a nossa escolha para parede e ilha.

Melhor Coifa de Parede

Dentre os três modelos de coifa de parede, considerando a faixa de valor, classificação e comentários de clientes, além, é claro, das características, a Coifa de Parede Philco Glass 90 foi eleita como a melhor, nesta categoria.

Além de ter a maior capacidade de vazão, ela apresenta o menor nível ruído entre todas as máquinas analisadas aqui. O bom ajuste para uso e a fácil instalação também figuram como importante elemento de avaliação!

Melhor Coifa de Ilha

Já para coifa de ilha, a escolha, sem dúvida, é a Coifa de Ilha Fisher 90cm Inox. Muito bem avaliada pelos clientes e usuários, o modelo apresenta a maior potência e vazão de ar entre as outras vistas aqui. Há uma relação de apreciação muito forte por parte dos compradores!

Para melhorar, também tem o menor nível de ruído entre as coifas de ilha verificadas. E, é claro, é linda!

Outro ponto forte da Coifa de Ilha Fisher 90cm Inox. é que ela tem um ótimo preço em comparação ao modelo Tbox Brastemp BAF10AR por exemplo.

Melhor Coifa Custo Benefício

Entre todas as coifas aqui apresentadas e analisadas, a Coifa de Ilha Cadence Gourmet CFA502 foi a que se apresentou como melhor custo-benefício.

Assim, o preço pago pelo produto fica muito bem diluído em sua alta capacidade de higienizar o ar, somada ao benefício de sua fácil limpeza e higienização – conforme relatam usuários. Uma escolha muito bem feita!

Esperamos que fique mais fácil você encontrar sua nova coifa!

>