Guia dos Melhores Tablets para Desenho de 2022

Os ilustradores e designers gráficos sabem o quanto é fundamental ter bons dispositivos para realizar o seu trabalho. Entre os aparelhos usados por esses profissionais estão os melhores tablets para desenho, que são o tema desse artigo.

Por muito tempo as mesas digitalizadoras eram o único produto utilizado para criar desenhos digitais. No entanto, com a evolução dos tablets, eles também passaram a ser indicados para essa finalidade.

Inclusive, a grande vantagem é que o esse item é pequeno, portátil e apresenta uma série de recursos.

Logo, se é isso que você está procurando, saiba que nesse artigo vamos te mostrar quais são os melhores tablets para desenho e ainda explicaremos tudo sobre eles.

Top Melhores Tablets para Desenho de 2022

  • Tablet Apple iPad Pro
  • Tablet Samsung Tab S6 Lite
  • Tablet Apple iPad Air
  • Tablet Samsung Galaxy Tab A S Pen
  • Tablet Lenovo Tab P11 Plus
Imagem Tablet para desenho Detalhes
Tablet Apple iPad Pro
Tablet Apple iPad Pro Melhor tablet para desenho
Tablet Samsung Tab S6 Lite
Tablet Samsung Tab S6 Lite Melhor tablet para desenho custo benefício
Tablet Apple iPad Air
Tablet Apple iPad Air Tem 256 GB de capacidade de armazenamento
Tablet Samsung Galaxy Tab A S Pen
Tablet Samsung Galaxy Tab A S Pen Acompanha uma Samsung S Pen
Tablet Lenovo Tab P11 Plus
Tablet Lenovo Tab P11 Plus Possui processador octa-core

Os tablets para desenho são bons aliados dos ilustradores, pois permitem que esses profissionais realizem o seu trabalho em inúmeros locais diferentes, já que são muito portáteis.

No entanto, para usar esse produto para desenhar é preciso que ele apresente configurações avançadas, pois somente assim conseguirá rodar os programas que são usados para essa finalidade.

Deste modo, os melhores tablets para desenho possuem processador rápido, boa capacidade de armazenamento e memória RAM, compatibilidade com as canetas para tablet e muito mais.

Review dos 5 Melhores Tablets para Desenho de 2022

As profissões que envolvem design, marketing e ilustração estão em alta, por isso cada vez mais tem surgido aparelhos que buscam otimizar a criação das peças gráficas.

Os tablets voltados para os desenhistas fazem parte desse conjunto de produtos e são desenvolvidos por diversas marcas, como Apple, Samsung e Lenovo.

Entretanto, em meio a todos os modelos disponíveis, existem alguns que se destacam e abaixo fizemos uma lista com os 5 melhores tablets para desenho de 2022, descubra quais são eles:

Melhor Escolha

Tablet Apple iPad Pro

Tablet Apple iPad Pro

Características do tablet para desenho:

  • Tamanho da tela: 11″
  • Capacidade de armazenamento: 128 GB  
  • Memória RAM: Não informado 
  • Processador: Chip M1

Desenvolvido pela Apple, esse tablet para desenho se destaca por conta do seu processador M1, que apresenta um processamento de imagem avançado, tem um desempenho até 50% superior e deixa os gráficos até 40% mais rápidos. 

Ele possui um design fino e leve e é equipado por uma tela Liquid Retina de 11″, que reproduz as imagens com uma vasta gama de cores, oferece uma taxa de refletividade ultrabaixa e apresenta as tecnologias ProMotion e True Tone, gerando um ótimo conforto visual. 

Essa opção vem com suporte para a conexão 5G, tem conectividade WI-FI e é equipada com uma câmera ultra-angular com sensor de 10 MP e ângulo de visão de 122° e uma câmera TrueDepth grande angular de 12 MP.

O produto possui ainda desbloqueio pelo Face ID e é compatível com os acessórios Apple Pencil, Magic Keyboard e Smart Keyboard.  

Prós
  • Possui uma tela bastante avançada 
  • Vem com câmeras de alta resolução  
Contras
  • Custa mais caro 
Custo Benefício

Tablet Samsung Tab S6 Lite

Tablet Samsung Tab S6 Lite

Características do tablet para desenho:

  • Tamanho da tela: 10.4″
  • Capacidade de armazenamento: 64 GB  
  • Memória RAM: 4 GB 
  • Processador: Exynos 9611 Octa-Core 

Esse tablet para desenho vem acompanhado de uma Samsung S Pen, que possui um design ergonômico, alta sensibilidade a pressão e torna o trabalho dos ilustradores muito mais rápido e preciso. 

Nele há uma tela de 10,4″ com resolução HD, processador Octa-Core, que funciona de maneira rápida e eficiente, e 4 GB de memória RAM e 64 GB de capacidade de armazenamento.

Essa opção é equipada com uma câmera frontal de 5 MP e uma câmera traseira de 8 MP, funciona a partir do sistema operacional Android 10 e conta com uma bateria de 7.040 mAh, que dura o dia todo. 

Outro ponto positivo é que ela é produzida com corpo em alumínio, possui uma capa de proteção e apresenta alto-falantes com a tecnologia Dolby Atmos, reproduzindo um som em 360º. 

Prós
  • Tem bateria de alta durabilidade 
  • Oferece um sistema sonoro em 360º
Contras
  • Sua memória RAM não possui uma capacidade elevada 
nao

Tablet Apple iPad Air

Tablet Apple iPad Air

Características do tablet para desenho:

  • Tamanho da tela: 10.9″ 
  • Capacidade de armazenamento: 256 GB  
  • Memória RAM: Não informado 
  • Processador: Chip M1

Funcionando de maneira rápida e eficiente, essa opção de tablet para desenho possui uma tela Liquid Retina de 10,9″ com revestimento antirreflexo criada com a tecnologia True Tone, oferecendo uma ampla tonalidade de cores e alta resolução. 

Ela apresenta desbloqueio por impressão digital e funciona a partir do processador chip M1 e de uma CPU de oito núcleos, sendo até 60% mais rápida que a geração anterior e apresentando um poder de processamento elevado e muito eficiente.

Nesse modelo há uma câmera traseira grande-angular de 12 MP, que consegue fazer vídeos em 4K, uma câmera frontal ultra-angular de 12 MP, conectividade WI‑FI 6 de alta velocidade e suporte para conexão 5G.

Além disso, o produto é compatível a Apple Pencil, que permite criar ilustrações sem dificuldades, e com o Magic Keyboard. 

Prós
  • Tem 256 GB de capacidade de armazenamento
  • Possui uma CPU de oito núcleos 
Contras
  • Não oferece desbloqueio por reconhecimento facial  
nao

Tablet Samsung Galaxy Tab A S Pen

Tablet Samsung Galaxy Tab A S Pen

Características do tablet para desenho:

  • Tamanho da tela: 8″
  • Capacidade de armazenamento: 32 GB  
  • Memória RAM: 2 GB 
  • Processador: Snapdragon SDM425 Octa-Core

Leve e compacto, esse tablet para desenho possui um design moderno e conta com uma tela LCD de 8″ de alta resolução, que reproduz imagens nítidas e cheias de cores e tem filtro de luz azul para maior conforto visual.  

O produto conta com 32 GB de capacidade de armazenamento, expansível até 512 GB via cartão MicroSD, 2 GB de memória RAM e vem acompanhado da caneta Samsung S Pen, que permite criar ilustrações precisas e ricas em detalhes. 

Ele oferece uma bateria de 4.200 mAh, que dura por longos períodos, e funciona a partir do processador Snapdragon SDM425 Octa-Core, sendo rápido e muito eficiente.  

Prós
  • Acompanha uma Samsung S Pen
  • Possui filtro de luz azul na sua tela  
Contras
  • Tem uma baixa capacidade de armazenamento interno
nao

Tablet Lenovo Tab P11 Plus

Tablet Lenovo Tab P11 Plus

Características do tablet para desenho:

  • Tamanho da tela: 11″
  • Capacidade de armazenamento: 64 GB  
  • Memória RAM: 4 GB 
  • Processador: MediaTek Helio G90T

Bastante completo, esse tablet para desenho da Lenovo funciona através do processador MediaTek Helio G90T e possui 4 GB de memória RAM e 64 GB de capacidade de armazenamento, tendo um funcionamento rápido e que não trava. 

Esse modelo conta com um design premium em alumínio, é criado com uma tela de 11″ multitouch IPS com certificação TÜV Rheinland Low Blue Light, que reduz o impacto da luz azul prejudicial aos olhos, e apresenta desbloqueio por reconhecimento facial.

Ele é equipado com uma câmera frontal de 8 MP e uma traseira de 13 MP com foco automático, apresenta 4 saídas de som com certificação Dolby Atmos e vem com uma bateria de 7.700 mAh, que garante cerca de 15 horas de uso com uma única carga. 

Prós
  • Tem desbloqueio por reconhecimento de face 
  • Conta com estrutura em alumínio 
Contras
  • Suas câmeras possuem uma resolução mais simples 

Critérios de Escolha: Tablet para Desenho

Se você é ilustrador ou adora criar desenhos digitais e está em busca de um tablet para fazer as suas artes, saiba que existem algumas características que são fundamentais em um aparelho para essa finalidade.

Com isso, para te ajudar no momento da compra, abaixo explicamos tudo o que deve ser analisado para escolher o melhor tablet para desenho.

Tela

A tela é um dos componentes mais importantes em um tablet para desenho e é necessário avaliar o seu tamanho e a sua resolução.

Sendo assim, existem modelos com telas que variam entre 8″ e 11″. Os mais compactos, até 10″, são ideais para serem levados para todos os lugares, mas não contam com uma área de visualização tão ampla.

Já os com tela a partir de 10″ dão ao desenhista uma área útil maior e são mais confortáveis, porém ocupam mais espaço.

Falando sobre resolução, atualmente os tablets podem ter telas com resolução HD e full HD. Dentre elas, a full HD é a melhor, pois consegue reproduzir as imagens com maior nitidiz e gama de cores.

Processador

Normalmente os programas que são utilizados para criar as artes nos melhores tablets para desenho costumam ser pesados e complexos.

Por conta disso, é fundamental que esse produto apresente um processador que tenha capacidade para executá-los.

Dessa forma, existem processadores Quad-Core, que possuem 4 núcleos, e Octa-Core, que possuem 8 núcleos. Os de 8 núcleos são os mais indicados para esse tipo de uso, pois garantem uma boa fluidez e não travam.

Além disso, vale a pena também checar a velocidade com que o processador realiza seus cálculos. Essa velocidade varia bastante, mas recomenda-se dar preferência aos que oferecem mais de 2 GHz.

Memória RAM

A memória RAM trabalha em conjunto com o processador, atuando na agilidade com que os melhores tablets para desenho vão executar os comandos.

Normalmente encontram-se modelos desse produto com uma RAM que começa em 2 GB, mas essa é uma boa escolha apenas para uma utilização mais simples.

Dessa forma, o ideal é investir em uma opção que seja equipada com uma memória RAM a partir de 4 GB. Assim, o tablet não irá travar e nem apresentar lentidão ao rodar os programas mais pesados.

Capacidade de armazenamento

Outro tipo de memória encontrada nos tablets para desenho é a interna, que é a responsável por manter salvos nesse produto os programas e arquivos.

Sua capacidade é bastante variável e, da mesma forma que existem modelos que oferecem 32 GB, outros chegam a mais de 500 GB.

Dentre eles, deve-se escolher o que mais se adapta a sua necessidade. Se você utiliza uma grande quantidade de programas e tem muitos arquivos salvos, deve optar por um produto com capacidade de armazenamento mais alta, a partir de 128 GB.

No entanto, se não precisa de muito espaço em memória, então pode investir nos tablets com 64 GB ou menos.

Autonomia da bateria

Por último, mas não menos importante, é fundamental checar qual é a autonomia da bateria dos melhores tablets para desenho.

Isso porque caso se adquira um produto com bateria de baixa durabilidade será necessário mantê-lo sempre carregando, o que não é interessante.

Deste modo, para não sofrer com esse problema basta checar a capacidade da bateria, que é determinada em miliamperes-hora (mAh).

Esse valor costuma iniciar em 4.000 e alcançar até 8.500 mAh nesses aparelhos. Logo, quanto mais mAh a bateria tiver, maior será a sua autonomia.

Qual é o melhor Tablet para Desenho?

Os tablets para desenho estão disponíveis em diversos modelos, mas o que ganha destaque como o melhor é o Tablet Apple iPad Pro.

Essa opção funciona a partir do processador M1, que realiza um processamento de imagem avançado, possui um desempenho até 50% superior e deixa os gráficos até 40% mais rápidos. 

Ela conta com uma tela Liquid Retina de 11″, que reproduz as imagens com uma vasta gama de cores, apresenta uma taxa de refletividade ultrabaixa e oferece as tecnologias ProMotion e True Tone, gerando um ótimo conforto visual.

O aparelho é desenvolvido com um design fino e leve, apresenta suporte para a conexão 5G, possui conectividade WI-FI e tem desbloqueio por Face ID.

Nele encontra-se também uma câmera ultra-angular com sensor de 10 MP e ângulo de visão de 122°, uma câmera TrueDepth grande angular de 12 MP e há compatibilidade com os acessórios Apple Pencil, Magic Keyboard e Smart Keyboard.  

Graças a tudo isso, o melhor tablet para desenho é o Tablet Apple iPad Pro.

Melhor Tablet para Desenho em custo benefício

Pensando em custo benefício, o tablet para desenho que merece o título de melhor é o Tablet Samsung Tab S6 Lite.

Esse modelo tem como principal diferencial vir acompanhado de uma Samsung S Pen, que possui um design ergonômico, alta sensibilidade a pressão e torna o trabalho dos ilustradores muito mais rápido e preciso. 

Ele conta com uma tela de 10,4″ com resolução HD, funciona a partir de um processador Octa-Core e oferece 4 GB de memória RAM e 64 GB de capacidade de armazenamento.

O produto é desenvolvido com corpo em alumínio, tem um câmera frontal de 5 MP e uma câmera traseira de 8 MP e seu sistema operacional é o Android 10.

Vale a pena destacar também que essa opção apresenta uma bateria de 7.040 mAh que dura o dia todo, possui uma capa de proteção e é equipada com alto-falantes com a tecnologia Dolby Atmos, reproduzindo um som em 360º. 

Portanto, o melhor tablet para desenho em custo benefício é o Tablet Samsung Tab S6 Lite.

Danielle é jornalista e uma das redatoras da Melhor do Lar. Apaixonada por pesquisar e conhecer novos produtos, ela é expert em encontrar promoções e boas oportunidades de compra.

Vivendo em uma cidade no interior de São Paulo, já trabalha como produtora de conteúdo há mais de 8 anos e tem um grande conhecimento nas áreas de tecnologia, casa e decoração.

Nos últimos anos, Danielle escreveu centenas de avaliações sobre produtos dos mais diversos segmentos e atualmente é considerada uma especialista em reviews.