Tipos de Frigideiras: Vantagens e Desvantagens de Cada Material e Modelo

As frigideiras são utensílios importantes tanto para cozinhas profissionais quanto para cozinhas residenciais. Ela pode ser usada no preparo de diversos alimentos e não pode faltar na sua cozinha.

Atualmente existem diversos materiais e modelos de frigideira presente no mercado que fica até difícil realizar uma escolha com garantia.

De quais materiais podem ser feitos as frigideiras?

As frigideiras podem ser feitas de diversos materiais e cada um deles se adapta melhor a um tipo de cozimento. Dessa forma o comprador pode escolher dentre o(s) material(is) que atende melhor suas necessidades.

Aço inox:

Os modelos de frigideiras feitos com aço inox são mais leves e muito resistentes. É ideal para dourar alimentos e até mesmo caramelizá-los. Essas frigideiras precisam ser untadas com óleo, manteiga ou azeite sempre.

É possível evitar manchas jogando água quente e deixando a frigideira de molho após o uso, antes de lavar.

Frigideiras em aço inoxidável - Lecuiners Portugal

Cerâmica:

A cerâmica é um material pesado, portanto as frigideiras feitas com esse material são mais pesadas. Ela também é muito versátil, e oferece uma variedade grande de preparos desde refogar até dourar alimentos.

Com os modelos de frigideiras de cerâmica é possível preparar desde farofas, legumes até molhos e outros. Esse material é muito bom para quem busca uma vida mais saudável já que ele não libera resíduos durante o preparo.

Frigideira de cerâmica: Qual é o melhor modelo de 2021? | REVIEWBOX

Alumínio:

O alumínio é similar ao aço inox, às frigideiras desse material são leves e finas o que permite um aquecimento rápido. Esse material não retém calor, portanto, após cozinhar não é recomendado esperar muito tempo para comer, pois pode esfriar.

A limpeza desse material é complicada, mas deixar de molho em água quente logo após o uso pode facilitar no momento de lavar.

Frigideira Alumínio Fundido N 24 S/Tampa - GREGO COMERCIAL

Ferro:

Os modelos de frigideiras feitos com ferro também são muito resistentes e pesados. Isso faz com que seja um produto mais durável que a maioria dos outros materiais.

Caso o cabo da frigideira também seja de ferro é possível coloca-la no forno para alguns preparos. O ferro possui outros benefícios como aquecer rapidamente e reter bem o calor que faz com que ele mantenha os alimentos quentes por mais tempo.

As frigideiras de ferro precisam de cuidado redobrado, exatamente por esquentarem muito, o que pode causar acidentes. Os cabos de ferro também esquentam muito durante o preparo e também não devem ser tocados sem proteção.

Para a limpeza utilize água morna e a parte macia da esponja para evitar arranhões em sua frigideira. Também é bom utilizar um sabonete neutro para essas limpezas, pois alguns materiais abrasivos podem corroer o produto.

Frigideira de Ferro Fundido com Cabo — deBetti Dry Aged

Cobre:

O cobre também é um ótimo condutor térmico como o ferro, portanto as frigideiras desse material se aquecem rapidamente. Seu design chama muita atenção, pois é elegante e moderno.

Muitos modelos de frigideiras de cobre são revestidos por uma camada de aço inox. É realizado esse revestimento, pois o cobre pode soltar partículas durante o preparo, esse revestimento evita que isso ocorra.

FRIGIDEIRA PROFESSIONAL TRAMONTINA RASA EM AÇO INOX FUNDO TRIPLO REVEST.  INTERNO EM CERÂMICA COBRE C/ CABO 26 CM 2 L - Tok Stok - M

Material antiaderente:

As frigideiras antiaderentes podem ser mais caras, mas com certeza é o melhor investimento antiaderente. Dentre todas as panelas, a frigideira é a que mais se beneficia desse material.

As frigideiras de teflon são as mais populares, não precisam de quase nada de gordura para fritar os alimentos. Esse material não é recomendado para uso em fogo alto, pois não é muito resistente.

Ao lavar qualquer material antiaderente é necessário cuidado para evitar danos ao material. Lave com cuidado e com a parte macia da esponja, pode ser utilizada água quente para tirar crostas que estejam grudadas.

5 erros que estão estragando suas panelas antiaderentes - Casa e Jardim |  Casa e Comida

Quais os modelos para frigideiras?

Além de diferentes materiais as frigideiras possuem diferentes modelos. Alguns só são vistos em cozinhas profissionais, outros são comuns em casa e possuem um uso mais rotineiro.

Tradicional:

Esse é o modelo conhecido por todos, possui fundo e curvatura média. Esse modelo é o mais usado, para os mais diversos preparos. Portanto, deve ser um dos primeiros investimentos para quem não possui muitas panelas.

Frigideira Antiaderente Verde | Universo Do Lar

Panquequeira:

Como o próprio nome diz, esse modelo de frigideira é feito especificamente para preparar panquecas. É uma frigideira muito rasa, muito reta e não possui tampas.

O design da panquequeira foi feito para distribuir a massa de panqueca uniformemente, sem queimá-la e deixando-a inteira. Com essa frigideira é possível até virar as panquecas estilo chef.

Top 10 Melhores Panquequeiras em 2021 (Elétricas, Cadence, Tramontina e  mais) | mybest

Omeleteira:

Esse modelo de frigideira também é feito especificamente para um preparo, o de omeletes e ovos. Esse é um dos preparos mais feitos na frigideira e a omeleteira te dá uma vantagem, por possuir duas panelas que se unem é possível virar os ovos sem sujeira.

Frigideira dupla | Euqueru e fiquei querendo

Bistequeira:

Quem gosta de preparos grelhados como carnes e legumes vai adorar esse modelo de frigideira. A bitequeira  simula um grill, espalhando o seu calor por suas grades, e é ótima para selar a carne ou outros alimentos.

Essas grades impedem que o alimento grude no fundo da panela o que é uma grande vantagem. Algumas possibilitam realizar mais de um preparo simultaneamente.

Bistequeira Tramontina: Como escolher a melhor em 2021? | SWEETESTHOME

Frigideira para saltear:

A frigideira para saltear foi criada para auxiliar no momento de saltear alimentos e evitar que eles caiam e suje seu fogão. Esse modelo de frigideira tem bordas arredondadas e uma de suas laterais é mais alta para evitar derrubar os alimentos.

Frigideira Tramontina Profissional para Saltear em Alumínio Acabamento  Externo Lixado com Revestimento Interno Antiaderente Starflon T3 28 cm 3,3L  - Tramontina Store

Frigideiras wok:

As frigideiras Wok são projetadas para preparos orientais, ela cozinha e frita alimentos homogeneamente. Suas laterais também são mais altas do que as comuns e vem acompanhada com uma tampa de vidro.

Essa frigideira é comum na culinária oriental, porém aqui no Brasil não é vista com frequência.

PANELA WOK ORIENTAL PRETO D28CM | Amazon.com.br

Paellera:

A Paellera é um modelo de frigideira projetado para fazer um prato tradicional espanhol feito com frango, arroz, frutos do mar e legumes, chamado Paella. Ela é larga e possui dois pegadores laterais.

Apesar de ser feita especificamente para o preparo de Paella ela pode ser facilmente usada em outros preparos como carnes, massas e legumes.

Paellera: Qual é a melhor de 2021? | MAGODECASA

Então, qual frigideira escolher?

Cada material e modelo de frigideira possuem um uso e será ideal em um caso específico. Para quem está comprando os primeiros utensílios de cozinha um jogo de panelas pode ser a melhor opção.

As frigideiras de ferro são excelentes para quem busca produtos duráveis, porém é necessário cuidado redobrado para evitar acidentes.

As frigideiras de cobre também são resistentes e modernas, porém são preferíveis aquelas que possuem revestimento de aço inox para evitar partículas que se soltam e podem contaminar o alimento.

Outro material excelente para quem busca resistência é o aço inox ou alumínio. Dentre esses, o alumínio pode ser difícil de limpar e ficar manchado facilmente, portanto, pode não ser a melhor opção para quem busca praticidade.

As frigideiras de cerâmica são uma excelente opção para quem busca versatilidade, porém elas são um modelo menos acessível. A maior vantagem desse material é que ele não libera nenhum resíduo contaminante.

Para quem busca frigideiras com tampa as de cerâmica e as wok são ótimas opções para cozinhar alimentos com vapor.

As frigideiras antiaderentes são um ótimo investimento para quem busca cozinhar com pouco óleo. Não há necessidade de untar esse material. Esse material precisa de cuidados especiais para evitar danos que podem prejudicar seu uso.

Sobre o Autor

Daniela Fonte Boa

daniela.fonte.boa@melhordolar.com.br