TV 4K OLED ou QLED: Qual a Tecnologia de Tela é Ideal para Você?

No momento de escolher a Smart TV ideal muitas pessoas se deparam com esses nomes de tecnologia de tela. O que faz pensar qual a melhor tecnologia de tela OLED ou QLED?

Ambas as tecnologias foram originadas do LED tradicional, porém elas são diferentes. Para entender melhor como funcionam essas tecnologias, suas vantagens e desvantagens, separamos algumas informações e dicas.

TV 4K:

Atualmente as TVs 4K são muito vistas no mercado, e já é padronizada para os modelos acima de 50 polegadas. O modelo de TV 4K (Ultra HD) é caracterizado por alta definição e imagens de qualidade.

Essa tecnologia é tão buscada pelas marcas porque fornece uma experiência única aos telespectadores. A tecnologia 4K ou Ultra-HD traz mais realismo as imagens transmitidas.

Como escolher o tamanho da TV ideal para o seu quarto ou sala?

O que é a tecnologia LED?

A tecnologia LED tradicional foi à primeira tecnologia que permitiu o uso da resolução Ultra-HD. Ela buscava mais qualidade de imagem tentando reproduzir fielmente as cores, brilho, contraste e intensidade.

Ela possui dois modelos o VA que fornece maior contraste e menor ângulo de visão. E os modelos padrão IPS que possui ângulos maiores e um menor contraste.

O que é a tecnologia QLED?

Esse tipo de tecnologia foi criado pela Samsung e várias outras marcas já utilizam esse tipo de monitor. Ele também avançou do LED tradicional, e funciona a base de pequenas partículas condutoras.

Esse modelo de TV permite um menor gasto de energia do que as TVs tradicionais. Seu brilho é menos intenso devido a tecnologia usada, além disso, o tempo de resposta é maior.

QLED TVs oferecem infinitas possibilidades para decorar a sua sala de estar  – Samsung Newsroom Brasil

Vantagens e desvantagens:

As TVs com a tecnologia QLED possuem uma qualidade de cores e contraste menor do que a tecnologia OLED. Ela utiliza uma placa LCD para iluminar seus pontos quânticos oferecendo menos contraste entre os pontos claros e escuros.

Por outro lado, os modelos QLED são mais acessíveis devido à tecnologia de mais baixo custo. Além de serem mais resistentes, pois não sofrem tanto com o efeito do tempo, já que seus materiais não são orgânicos.

Apesar da TV QLED não possuir os contrastes que a TV OLED fornece ela ainda possui um bom contraste de cor. Além disso, suas cores se adaptam a luminosidade do ambiente para que você veja sua imagem com definição.

O que é a tecnologia OLED?

Essa tecnologia foi criada pela LG e atualmente já é utilizada por várias marcas. Ele foi criado logo após o LED tradicional, sua tecnologia é baseada em diodos orgânicos para emitir luz, ela não necessita de lâmpada traseira.

Os pontos da tela se iluminam por conta própria o que faz que sua qualidade de brilho e contraste seja a melhor em comparação com as demais. Em algumas imagens esses pontos se apagam completamente formando um preto mais escuro e contrastado.

Análise LG OLED BX (OLED55BX6LB, OLED65BX6LB, OLED77BXPUA)

Vantagens e desvantagens:

As TVs com tecnologia OLED fornecem pontos orgânicos que se auto-iluminam fornecendo a melhor definição de cores e contrastes. Ela não exige um display LCD, ao contrário da tecnologia QLED.

Uma grande desvantagem desses pontos orgânicos é o seu material, por ser orgânico ele é mais rapidamente degradado. Portanto, as TVs com a tecnologia OLED tendem a se desgastar mais rapidamente.

A tecnologia OLED é uma tecnologia de custo mais alto, o que faz com que seus produtos cheguem ao consumidor por um valor menos acessível.

Em qual delas investir?

Os modelos de TV que possuem tecnologia QLED ou OLED são de telas maiores, a partir de 50 polegadas. Eles são considerados modelos premium das marcas.

As TVs QLED são mais acessíveis e, portanto, mais procuradas e seu custo benefício tem sido considerado o melhor.

 As TVs 4K QLED e OLED tendem a agregar tecnologia avançadas como inteligência artificial, funcionalidades avançadas, porta HDMI 2.1 ideal para videogames de nova geração, conectividade com dispositivos, e maior taxa de atualização.

As opções OLED são ideais para quem quer realmente transformar sua sala em um cinema. Elas são menos acessíveis, porém fornecem uma imagem melhor e mais definida.

Normalmente as TVs OLED apresentam mais funcionalidades e tecnologias avançadas.

Como escolher sua TV 4K:

Alguns parâmetros devem ser observados no momento da compra de uma TV 4K ou até mesmo outro modelo, para, dessa forma, garantir a melhor compra. Para isso separamos algumas dicas de como escolher outros parâmetros para sua TV 4K:

Leia sobre as taxas de atualização:

Essas taxas se referem à frequência que o monitor faz a transição da imagem por segundo. Normalmente os aparelhos possuem 60Hz de frequência, os modelos mais rápidos podem chegar a 24Hz e os mais lentos até 240Hz.

Qualidade de som:

A qualidade de som é muito importante também, mas não é possível mensurá-la de forma adequada. Por isso atente-se a tecnologias que proporcionam qualidade de som.

A tecnologia Dolby Atmos está presente em vários modelos de TV. Para modelos mais caros buscar tecnologias mais avançadas é ideal como a inclusão de subwoofer embutido que traz um som mais incorporado.

Qualidade de imagem:

Para a TV 4K fornecer imagens de qualidade ela precisa das tecnologias certas associadas a ela. Além da tecnologia de tela é necessário observar a intensidade do brilho e a qualidade das cores e contraste.

O Selo UHD Premium garante esses níveis de qualidade, portanto, procure aparelhos que possuam esse selo. Pois assim você certifica-se de que seu televisor não possui a qualidade de imagem comprometida.

Sistema operacional:

As marcas possuem seus sistemas operacionais específicos e eles são importantes para a maneira como seus aplicativos vão funcionar na sua Smart TV.

Os principais sistemas são Tizen (Samsung), Androide TV (Sony) e WebOS (LG), porém existem vários outros. Ter um bom sistema operacional é importante para acessar recursos, conteúdos e o suporte necessário.

O ideal é buscar por sistemas operacionais genéricos que aceitam uma grande quantidade de aplicativos. Algumas marcas oferecem sistemas operacionais mais baratos, porém é sempre necessário conferir se sistema operacional vai atender as suas necessidades.

Input Lag:

O termo Input Lag refere-se ao tempo que leva entre a obtenção da informação e a chegada dela ao monitor. Ou seja, o atraso que tem para os monitores mostrarem a imagem.

Essa observação é importante principalmente para quem joga, para reduzir o tempo de processamento entre “apertar o controle” e a resposta surgir na TV.

O ideal é input lag de no máximo 20ms, mas a maioria dos equipamentos medianos encontra-se entre 20 e 40ms. Valores acima disso podem causar péssimas experiências aos usuários.

Recursos fornecidos:

Os fabricantes costumam oferecer vários recursos como diferencial da marca. Quanto mais caro um aparelho mais recursos espera que ele tenha, desde portas HDMIs a mais até designs específicos.

A Samsung oferece um recurso de designs para facilitar a instalação e ocultação de cabos. Marcas Androides podem oferecer acessos a biblioteca completa da Play Store direto na sua televisão.

 A LG possui televisores mais caros com recursos de inteligência artificial e controle por voz incluídos.

Dicas de uso:

Para aumentar a vida útil dos aparelhos eletrônicos em geral é importante manter cuidados e manutenções. Para as TVs 4K especialmente as OLED e QLED alguns cuidados especiais são necessários:

  • Escolha bem sua TV: A escolha da tecnologia OLED e QLED é muito importante. Isso porque a diferença de custo entre elas é grande e a TV OLED apesar de ter grande qualidade tem uma vida útil menor que a maioria das TVs.
  • Limpeza: A limpeza adequada é sempre importante para evitar manchas e arranhões. Não utilize produtos químicos abrasivos, é recomendado o uso de panos de microfibra que são macios e não soltam plumas.
  • Caso você utiliza álcool durante suas limpezas só não tela, o contato do álcool com alguns materiais da TV pode manchá-los.
  • Cuidado com descargas de energia e possíveis apagões: Assim como qualquer aparelho eletrônico sua TV está sujeita a danos elétricos. Portanto, utilize um filtro de linha para protegê-las.
  • Mantenha um espaço adequado para ventilação: Todo aparelho eletrônico precisa ventilar, portanto, mantenha uma distância de 10cm livres de cada lado da TV e atrás para fornecer espaço para ela ventilar.

Sobre o Autor

Daniela Fonte Boa

daniela.fonte.boa@melhordolar.com.br