Tudo sobre Wifi-6: Saiba Mais Sobre Essa Inovação das Redes Sem Fio

A cada dia que passa a internet está mais presente na vida de todos, e cada vez mais aparelhos permanecem conectados à rede de internet. Se pensarmos bem os smartphones, computadores e outros dispositivos de toda sua família estão usando sua rede sem fio.

Com essa crescente demanda o mercado criou uma nova geração de redes sem fio, chamada Wifi-6. Essa geração promete suportar muitos dispositivos conectados simultaneamente e manter sua qualidade ainda assim.

O que é o Wifi-6?

A nomenclatura Wifi-6 abrange toda essa próxima geração de conexão de internet sem fio. Anteriormente era chamada de 802.11ax e veio para substituir a geração 802.11ac, que atualmente é chamada de Wifi-5.

Basicamente o que muda é apenas a nomenclatura o objetivo é o mesmo a geração Wifi-6 veio para substituir a geração Wifi-5 prometendo maior velocidade e capacidade de conexão.

Quais as vantagens de um aparelho Wifi-6?

Os aparelhos Wifi-6 vieram como uma evolução do Wifi-5, portanto possuem inúmeras vantagens em relação à geração sobressalente.

Maior número de conexões:

Tendo em vista a crescente necessidade de maior número de dispositivos conectados a rede Wifi a geração Wifi-6 traz aparelhos que possibilitam uma grande quantidade de dispositivos conectados a eles.

Esse maior número de conexões tornam esses aparelhos ideais para escritórios, comércios e ambientes domésticos. Estima-se que a maioria desses aparelhos suporta até 8 dispositivos conectados sem afetar sua velocidade em nenhum deles.

A geração Wifi-5 necessita dividir a largura de banda entre seus usuários, portanto a velocidade da internet reduz a cada dispositivo extra conectado a ao aparelho.

Maior velocidade em todos os dispositivos:

Além de manter sua velocidade mesmo quando há muitos dispositivos conectados, os aparelhos dessa nova geração possuem uma velocidade maior que os modelos convencionais da geração passada.

A Huawei estimou que a velocidade do Wifi-6 pode atingir 9,6Gps em comparação com a geração anterior que só chega a 3,5Gps. O Wifi-6 funciona nas frequências de 2,4 e 5 GHz.

Essa velocidade mesmo quando dividida para múltiplos dispositivos ainda assim fornece uma alta velocidade de internet para todos os dispositivos.

Maior segurança:

A nova geração Wifi-6 fornece modelos com maior segurança graças à criptografia WPA3. Essa criptografia foi pensada para dificultar o acesso por hackers já que a geração antiga de Wi-Fi não exigia esse padrão extra de segurança.

Além disso, as empresas Wi-Fi Alliance obrigatoriamente fornecem serviços de suportes específicos para esses roteadores criptografados com a criptografia WPA3.

Economiza energia:

A nova geração Wi-Fi não pensou somente em aumentar a velocidade e o número de conexões, mas também em economia. Os upgrades fizeram com que os aparelhos Wifi-6 fossem mais econômicos que os tradicionais.

Dessa forma o usuário economiza também a bateria dos dispositivos tendo em vista que a conexão com o Wi-Fi irá utilizar menos energia do celular, computador ou outro dispositivo.

Quais as desvantagens de um aparelho Wifi-6?

Apesar de ser uma excelente tecnologia os aparelhos Wifi-6 também possuem algumas desvantagens que devem ser analisadas antes de uma compra.

Não é acessado por todos os dispositivos:

Por ser uma tecnologia nova os aparelhos com Wifi não se conectam a todos os dispositivos. Para conectar em um aparelho com Wifi-6 é necessário que o dispositivo tenha essa configuração nos dados.

Os dispositivos de sexta geração já vêm equipados de fabrica para aceitar essa tecnologia, portanto, esses dispositivos são ideais para quem busca uma conexão Wifi-6.

O desempenho do Wifi-6 no computador pode não ser ideal:

Devido a sua tecnologia de consumo de bateria os aparelhos Wifi-6 possuem o recurso “Target Wake Time” que permite a programação dos horários de verificação de status dos dispositivos.

Essa tecnologia auxilia na economia de bateria do celular, pois essa verificação consome a bateria dos dispositivos. Mas para dispositivos computadores que ficam constantemente conectados pode ser negativo, pois o roteador pode não receber o sinal.

Menos acessíveis:

Os aparelhos com tecnologia Wifi-6 tendem a ter um preço mais elevado o que pode não ser o ideal para alguns usuários. Por ser uma tecnologia recente e avançada os aparelhos Wifi-6 possuem um preço mais elevado que os aparelhos Wifi-5.

Os dispositivos que oferecem conexão com o Wifi-6 também são menos acessíveis que os demais por possuírem tecnologias mais avançadas de sexta geração e com componentes específicos.

Dispositivos que oferecem conectividade Wifi-6:

O sinal Wifi-6 não é reconhecido por todos os dispositivos, portanto para garantir-se que seu dispositivo oferece esse reconhecimento é importante conferir alguns componentes de hardware.

Requisitos para os dispositivos:

Para o sinal Wifi-6 ser reconhecido pelo dispositivo é necessário que ele tenha uma tecnologia específica, ele utiliza duas principais: OFDMA e MU-MIMO.

  • OFDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência Ortogonal): essa tecnologia permite a transmissão de dados para vários dispositivos ao mesmo tempo.
  • MU-MIMO (Multi-Usuário, Entrada Múltipla e Saída Múltipla): é encontrada na maioria dos novos roteadores Wifi e outros aparelhos. E é essa tecnologia que permite que os roteadores se conectem com vários dispositivos simultaneamente.

Esses aparelhos permitem o dobro de conexões que a geração passada. Mas é necessário que os dispositivos possuam essas tecnologias em seus hardwares para que identifiquem o sinal Wifi-6.

Como melhorar ainda mais sua conectividade Wifi:

Para quem busca uma conectividade ainda melhor com amplo alcance uma boa opção é investir em um dos melhores roteadores Wifi mesh. Esses aparelhos são tecnologias feitas para aumentar o alcance do sinal Wifi.

Os roteadores Wifi mesh são compostos por uma rede de dispositivos que amplia a área do sinal Wifi. São ideais para casas grandes e comércios, pois permite uma boa distribuição do sinal.

Implementados a tecnologia Wifi-6 esses roteadores permitem que o sinal Wifi cubra uma grande área e a conexão de mais dispositivos mantendo a velocidade em todos eles.

Por serem aparelhos mais caros podem não ser um bom investimento principalmente para quem tem casas menores que não precisam de muito alcance.

Para quem tem apenas um ponto cego no roteador Wifi uma boa opção é investir nos repetidores de sinal Wifi  que é mais acessível que os roteadores Mesh e resolvem problemas pontuais nesses pontos cegos.

Então, investir ou não em aparelhos Wifi-6?

Esses aparelhos possuem muitas vantagens em relação aos demais padrões de banda larga como maior velocidade de conexão. Porém, ainda é uma tecnologia em desenvolvimento que ainda não esta disponível para todos os dispositivos.

O Galaxy S10 foi o primeiro smartphone a oferecer suporte para Wifi-6. Além da limitação de dispositivos esses aparelhos podem chegar a mais de mil reais sendo menos acessíveis que os padrões menos modernos.

Antes de investir nessa tecnologia é necessário considerar esses aspectos. Caso seus dispositivos não sejam de última geração investir em aparelhos Wifi-6 pode não ser uma boa opção.

Wifi 6E:

Como evolução do Wifi-6 (802.11ax) foi criado uma nova tecnologia chamada Wifi 6E que, diferente do Wifi-6, funciona em três frequência 2,4 GHz, 5 GHz e 6gHz. Já o Wifi-6 funciona em duas frequências apenas 2,4 GHz e 5 GHz.

Essa frequência extra, mais alta, de 6GHz torna as conexões sem fio mais rápidas sendo possível atingir 1Gb/s utilizando esse sinal Wifi. Esses aparelhos também possuem as tecnologias MU-MIMO e OFDMA presentes no Wifi-6.

Os aparelhos com essa tecnologia são menos acessíveis que os aparelhos Wifi-6. Além disso, por ser uma tecnologia mais nova existem menos dispositivos compatíveis com o sinal Wifi 6E.

O primeiro smatphone a fornecer o suporte para redes tipo Wifi 6E foi o Galaxy S21 Ultra. O lançamento da linha S21 esse ano marcou uma geração de dispositivos que oferecem conexão Wifi 6E.

A alta velocidade de Wifi fornecida pela frequência de 6 GHz fazem com que seja possível reproduzir headsets de realidade virtual sem perda de qualidade ou engasgos.