Melhor Cafeteira Expresso de 2019

Nada como tomar um bom café quentinho, feito na hora, não é verdade? Os amantes da bebida bem sabem como o preparo certo, acompanhado da boa escolha dos grãos, faz toda a diferença. Pensando nisso, fizemos uma busca nas categorias de cafeteira expresso para eleger a melhor de 2019, bem como a que apresenta o melhor custo-benefício. Vamos conferir?

Melhores Cafeteiras Expresso de 2019

  • Nespresso Inissia 19 BAR
  • Nescafé Dolce Gusto 15 Bar
  • Espresso Coffee Cream 15 Bar
  • Oster PrimaLatte 19 Bar Vermelho
Cafeteira ExpressoCapacidade de xícaras/águaConfira o Preço

Nespresso Inissia 19 BAR

0.7L

Nescafé Dolce Gusto 15 Bar

0.8L

Espresso Coffee Cream 15 Bar

2L

Oster PrimaLatte 19 Bar Vermelho

2L

Agora, vamos ver as principais características de uma boa cafeteira expresso para, então, escolher a melhor entre elas. Acompanhe!

Cafeteira Expresso

Ao contrário do que muita gente pensa, o termo “expresso” da cafeteira, refere-se à palavra italiana “espresso“. A tradução seria algo como “espremido” ou “comprimido”, pois trata-se de um café que é feito com água quente exercendo alta pressão sobre o grão moído.

Apesar de, coincidentemente, o café expresso ser feito de maneira muito rápida, ele se diferencia das demais formas de preparo pela compressão.

Tradicionalmente, esse preparo era encontrado em restaurantes, cafeterias e padarias que serviam o café de alta qualidade e de maneira rápida. Para isso, eram usadas caras e volumosas máquinas de espresso.

Mas, graças aos avanços tecnológicos, hoje já é possível levar para dentro de casa todo o sabor de um café expresso, em máquinas compactas e de excelente qualidade.

Esses modelos de cafeteira aparecem em diversos formatos e com várias funcionalidades. Algumas delas, por exemplo, não se restringem somente à bebida que a nomeia; assim, também preparam capuccino, latte, chá, chocolates na temperatura quente ou fria.

Além disso, as marcas oferecem diversos aromas e nuances do café tradicional, proporcionando novas experiências gustativas.

Tudo isso, é claro, com aquele sabor concentrado incomparável e a famosa espuminha sobre a bebida.

Para isso, algumas máquinas usam a famosa cápsula, que contém a medida certa do café a ser preparado. Outras, podem usar o pó ou sachê que preparará a bebida.

Confira, assim, as principais características que você deve observar ao pesquisar pela sua nova cafeteira expresso:

Variedade de bebidas

Há quem não abra mão de ter um café de altíssima qualidade; tem quem prefira ter diversas bebidas num só aparelho e tem, ainda, quem busque pelos dois, ao mesmo tempo.

Assim, verificar quais os tipos de bebida a máquina oferece é fundamental antes de fazer as compras. Atualmente, as espresso de cápsulas não realizam trocas entre si. Ou seja, comprou a cafeteira da fabricante X, só poderá usar as cápsulas da marca X.

Por isso, fazer uma pesquisa inicial sobre a variedade de bebidas que a cafeteira pode preparar é muito importante, porque você só poderá fazer os cafés que tal marca oferece.

Mas, não se preocupe, porque os fabricantes chegam a disponibilizar mais de 20 diferentes sabores e aromas e você terá muitas opções para experimentar.

Assim, existem aparelhos que “só” fazem café, enquanto outros preparam bebidas mais elaboradas, utilizando leite, por exemplo.

Já as cafeteiras expresso que recebem o próprio pó ficam abertas às variedades existentes no mercado de café moído.

Cápsula, sachê ou pó?

Como vimos, existem cafeteiras espresso que preparam tanto o café, quanto capuccino, latte, chocolate, chá, entre outras bebidas.

Para isso, alguns modelos já vêm com cápsulas prontas com estes sabores, enquanto outras precisam de novos ingredientes para esse preparo.

As máquinas que só fazem o café usando cápsulas não precisam do acréscimo de leite, por exemplo, no preparo do chocolate quente. Basta colocar a cápsula do sabor e fazer o preparo, normalmente.

Para algumas marcas, pode ser necessário usar mais de uma cápsula para conseguir preparar a nova bebida. Portanto, atente-se ao modelo escolhido.

Essas cápsulas de café vêm com o grão já moído e pronto para ser passado. Como são hermeticamente fechadas e seladas, elas mantém o gosto e aroma da bebida com muito mais qualidade.

A maioria das cápsulas de café só podem ser compradas diretamente com o fabricante ou marca da cafeteira via loja virtual ou assinatura. Esse é um outro dado relevante na escolha da sua máquina.

No entanto, os modelos de cafeteira em que pode-se usar diretamente o pó, é necessário colocar o leite à parte. Inclusive, existem alguns tipos de máquina de expresso que já vêm com reservatório para a bebida láctea.

Com essas informações, fica mais fácil se decidir entre as de cápsula ou pó, não é verdade?

Capacidade de reservatório

Outra características a ser observada em uma cafeteira espresso é a capacidade do seu reservatório. Isso quer dizer o quanto de água a máquina consegue receber de uma única vez, sem ser necessário ficar fazendo reposições.

Esse tipo de máquina caseira geralmente prepara poucos cafés de uma só vez. Portanto, seu reservatório também não é muito grande. Há aparelhos que vão de 700 ml até 2 litros, dentre as analisadas aqui. Assim, quanto mais café você queira fazer em sequência, maior deverá ser a capacidade de reservatório da cafeteira.

Potência

Uma importante informação a ser observada nas cafeteiras expresso é a sua potência. Isso determinará tanto a capacidade de trabalhar, do aparelho, quanto o seu consumo energético.

Para saber quantos kW uma máquina consome, basta dividir o valor da potência por mil. Assim, se a cafeteira tem 1000 W de potência, logo, ela gasta 1 kW por hora.

Considerando que esses eletrodomésticos preparam o café com grande rapidez (em minutos ou, mesmo, segundos!), o gasto na conta de luz, no final do mês, é bem pequeno.

A média de potência dos aparelhos aqui listados é de 1130 W, ou seja, 1,13 kW/ h. Mesmo ficando na média do consumo energético por hora de itens de uso domésticos como lavadora de alta pressão, ar-condicionado e lavadora de roupas, a cafeteira espresso ganha em economia, visto que é utilizado por pouquíssimo tempo, dentro de um mês.

Pressão

Por fim, outro elemento a ser analisado, ao pesquisar por uma nova cafeteira, é a pressão que ela exerce sobre o café – seja na cápsula, seja direto sobre o seu pó.

Isso porque, como vimos, o café expresso é feito exercendo alta compressão sobre o grão moído. Portanto, para ter a qualidade de uma bebida como a de cafeterias profissionais, é imprescindível que a cafeteira doméstica tenha boa pressão.

Ela é indicada pela unidade “bar” e o recomendado, segundo especialistas em café, é que ela tenha por volta de 15 bars.

Essa pressão é importante para fazer com que a bebida saia no ponto certo e com aquela deliciosa e característica espuma.

Assim, fique atento a essa medida na hora de pesquisar e comprar sua nova cafeteira expresso.

Review das Melhores Cafeteiras Expresso de 2019

Agora, é hora de ver cada uma destas características nas principais máquinas de espresso da atualidade.

Vamos conferir, então, a variedade de bebidas que a cafeteira apresenta: se faz somente café ou também consegue preparar capuccinos, chás e chocolates.

Em seguida, também será analisado se a cafeteira precisa de cápsulas ou pode usar o pó de café diretamente no aparelho. Além disso, vamos ver se ela consegue fazer sozinha diferentes modalidades de bebidas ou se precisa adicionar novos ingredientes, como o leite.

Depois, outra característica a ser verificada é o tamanho do reservatório da cafeteira, definindo, assim, o quanto ela comporta de água até o líquido precisar ser reposto.

Vamos analisar, ainda, qual a potência e consumo de energia do equipamento para fazer a comparação entre os mais potentes e os mais econômicos.

Por fim, também levantaremos a pressão de cada cafeteira expresso, através da sua quantidade, em bars e, dessa forma, ver aquelas que preparam uma café mais próximo do profissional.

Além de tudo isso, ainda levaremos em conta a análise e avaliação de pessoas que já compraram e estão usando o aparelho.

Veja, assim, os principais modelos de cafeteira espresso do ano:

Nespresso Inissi

Inissia Black 110V

Características da Cafeteira Expresso:

  • Variedade de Bebidas: somente café
  • Cápsula, sachê ou pó: somente cápsula
  • Capacidade de reservatório: 0,7 l de água
  • Potência: 110 v – 1280 W / 220 v – 1150 W
  • Pressão: 19 bars

Com seu design arrojado e moderno, a Cafeteira Expresso Nespresso Inissia é um dos modelos mais procurados da categoria.

O modelo vem com boa pressão para preparar os mais deliciosos tipos de café. Especialista na bebida, a Nespresso Inissia pode receber um dos mais de 24 aromas diferentes de café.

Além do espresso (de 45 ml), esta cafeteira também preparo lungo, com 110 ml de muito sabor altamente concentrado.

Compacta e leve, a Nespresso Inissia tem aquecimento super rápido de apenas 25 segundos! Além da rapidez de preparo, devido à alta velocidade de aquecimento, seu consumo energético é mínimo.

A pressão de 19 bars é perfeita para produzir aquela espuma maravilhosa por sobre a bebida.

A Nespresso oferece, ainda, a possibilidade de compra de suas cápsulas em algumas lojas físicas, espalhadas pelo Brasil. Assim, além de poder comprar no site, você também pode se dirigir para um espaço físico da marca, degustar novos sabores e fazer sua escolha.

Por tudo isso, você terá uma cafeteira expresso que é especialista no preparo de café, com velocidade e muito mais sabor.

Prós

  • Mais de 24 opções de café
  • Fácil limpeza e manuseio
  • Compacta e eficiente
  • Lindo design em 3 opções de cores
  • Desligamento automático
  • Rápido aquecimento
  • Loja online e física para compra das cápsulas

Contras

  • Pode gotejar
  • Não indica a temperatura

Nossa
Escolha

Arno Nescafé Dolce Gusto Mini Me

Arno Nescafé Dolce Gusto Mini Me

Características da Cafeteira Expresso:

  • Variedade de Bebidas: café, capuccino, chá, chocolate e outros
  • Cápsula, sachê ou pó: somente cápsula
  • Capacidade de reservatório: 0,8 l de água
  • Potência: 127V – 1460 W / 220V – 1340 W
  • Pressão: 15 bars

A cafeteira expresso Dolce Gusto, da Arno, é a perfeita cafeteira para quem está buscando uma máquina que use cápsulas para preparar dezenas de bebidas diferentes.

Dentre elas, estão chocolates, chás, capuccinos, lattes e outros em suas 20 variedades de bebidas. Elas já vêm prontas para serem feitas com água, diretamente das cápsulas. Além disso, ela oferece a opção de prepará-las no modo quente ou frio, o que amplia ainda mais as possibilidades.

O modelo Dolce Gusto tem a pressão necessária para preparar bebidas altamente concentradas, com a temperatura certa e espuma.

A máquina conta, também, com um reservatório que comporta água suficiente pra fazer até 16 cafés, sem precisar reabastecer.

Compacta e em 4 opções de cores, a Dolce Gusto é potente e rápida no preparo de mais de 20 saborosas bebidas frias ou quentes.

Prós

  • Grande diversidade de bebidas
  • Potente e veloz
  • Faz ótima espuma
  • Fácil de limpar
  • Design moderno

Contras

  • Não tem recipiente para cápsulas vazias
  • Pode vazar

Nossa
Escolha

Coffee Cream C08 Mondial

Coffee Cream C08 Mondial

Características da Cafeteira Expresso:

  • Variedade de Bebidas: café expresso e capuccino
  • Cápsula, sachê ou pó: pó moído
  • Capacidade de reservatório: 2,0 l de água
  • Potência: 800 W
  • Pressão: 15 bars

Essa é a máquina que possui maior reservatório entre as aqui analisadas. A cafeteira Expresso Coffee Cream C08 Mundial ainda tem um cachimbo com duas saídas para café, o que proporciona maior rapidez e número de xícaras por preparo.

O modelo não usa cápsulas, portanto, você pode escolher entre os grãos moídos, sachês ou pós de café da sua preferência entre cafés e capuccinos.

A Coffee C08 é a mais econômica, entre as analisadas, considerando kW/h. Além disso, está em uma boa faixa de preço.

Prós

  • Grande reservatório
  • Duas saídas por vez
  • Baixo consumo energético
  • Opções de café e capuccino em sachê

Contras

  • Pode vazar água
  • Dificuldade de manuseio

Nossa
Escolha

Oster PrimaLatte

Oster PrimaLatte

Características da Cafeteira Expresso:

  • Variedade de Bebidas: café expresso, latte, latte machiato e capuccino
  • Cápsula, sachê ou pó: pó moído ou cápsula
  • Capacidade de reservatório: 0,6 l de leite
  • Potência: 1170 W
  • Pressão: 19 bars

Para quem aprecia capuccinos e cafés muito bem preparados e com aquela cremosidade no ponto, precisa conhecer a cafeteira Express Oster PrimaLatte.

Seu moderno e arrojado design alia beleza com alta capacidade de preparo. Assim, as bebidas quentes são feitas de maneira rápida e com muita qualidade.

A alta pressão permite que o pó seja dissolvido na medida certa e faz com que o leite esteja pronto para ser misturado com o café.

A dupla saída do cachimbo permite fazer mais de uma dose da bebida ao mesmo tempo, agilizando o seu preparo.

Rápida, versátil e moderna, a Oster PrimaLatte entrega uma bebida de alta qualidade.

Prós

  • Dupla saída, agilizando o processo
  • Alta pressão de preparo
  • Maior cremosidade
  • Aceita pó, sachê ou cápsula
  • Também funciona com leite em seu reservatório

Contras

  • Difícil limpeza
  • Reservatório pequeno

Nossa
Escolha

Qual a Melhor Cafeteira Expresso

Como avaliar qual a melhor cafeteira expresso? Para chegar a essa resposta, avaliamos alguns critérios:

  • Variedade de bebidas
  • Cápsula, sachê ou pó?
  • Capacidade de reservatório
  • Potência
  • Pressão

Assim, estudar a variedade de bebidas que a máquina recebe é importante para saber se ela só faz café ou se também prepara outros tipos. Como vimos, alguns destes aparelhos se especializam no café preto, enquanto outras já preparam chás, capuccinos, lattes, entre outros.

Em seguida, avaliamos como a cafeteira recebe o café: se em pó, sachê ou cápsula. Algumas marcas de cafeteira de cápsula restringem o uso a somente o mesmo fabricante. Outras, no entanto, liberam o uso do pó de diferentes empresas.

A capacidade do reservatório é outro elemento a ser analisado, uma vez que há certa diferença entre as marcas. Quanto maior o volume que ela consegue armazenar, menos reposições você terá que fazer durante o preparo de seus cafezinhos.

A potência também é um elemento que merece atenção, visto que isso definirá a capacidade da máquina trabalhar bem como o seu consumo energético. Mas, considerando que as cafeteiras espresso trabalham muito rapidamente, elas acabam tendo um gasto de luz bem baixo.

Por fim, analisar a pressão que a máquina é capaz de exercer, para preparar com mais profissionalismo o saboroso café expresso, também faz parte da pesquisa para descobrir a melhor cafeteira do ano. Essa unidade é medida em “bar” e sempre aparece descrita pela fabricante.

Agora que já vimos todas essas informações, qual será a melhor marca e modelo de cafeteira expresso? Qual apresenta melhor custo benefício? Vamos conferir as campeãs do ano!

Cafeteira Expresso Melhor Marca

Foram analisadas 4 grandes marcas de cafeteira expresso:

  • Nespresso
  • Arno – Dolce Gusto
  • Mondial
  • Oster

Considerando tempo de mercado e avaliações de clientes e usuários sobre estas empresas, foi possível chegar a algumas conclusões.

Assim, apesar de a Oster produzir a PrimaLatte com muitas qualidades, quando o produto apresenta algum defeito, os usuários têm dificuldades com os pontos de assistência técnica.

O mesmo problema parece acontecer com a Mondial e sua máquina Cream C08. O aparelho tem boas funcionalidades, mas, ao apresentar alguma avaria, clientes relatam dificuldades de resolução de problemas.

A Nespresso e a Arno – Dolce Gusto têm comentários semelhantes de quem a comprou: engano sobre as cápsulas. Por descuido na hora de ler sobre o aparelho ou por não encontrarem informações a esse respeito, muitos internautas relatam que achavam que viriam algumas cápsulas de café junto com o aparelho – o que não aconteceu.

Mas, mesmo assim, ambas as marcas apresentam os produtos com melhor avaliação entre os clientes.

O critério de desempate, além de uma sutil diferença de pontuação, será a forma de comprar as cápsulas. A Dolce Gusto só vende de maneira online, enquanto a Nespresso também possui algumas lojas físicas pelo Brasil.

Assim, por todas essas características, a Nespresso é a melhor marca de cafeteira expresso entre as aqui analisadas.

Cafeteira Expresso Melhor Modelo

Considerando as características básicas para uma boa cafeteira espresso, qual, entre os 4 modelos apresentados aqui pode ser considerado o melhor? Qual o seu palpite?

A Inissia, da marca campeã, apresenta a melhor nota entre os usuários, além de boa configuração. No entanto, se comparada com os demais modelos que analisamos, vemos que há outros tipos que a superam em algumas características.

A Dolce Gusto Mini Me, da Arno, é potente, faz diversos tipos de bebida, tanto no quente, quanto no frio, produz uma ótima espuma, mas fica atrás na pressão e consumo por hora.

Já a Mondial Cream C-08 também apresenta ótimas configurações, como o melhor reservatório, o menor consumo de energia elétrica e cachimbo com dupla saída, mas o usuários relatam dificuldades para usar aparelho.

Por fim, a Oster Primalatte mostrou ótimo desempenho em todas as suas atribuições, apesar de ter um reservatório pequeno. A máquina recebe tanto cápsula, quanto café em pó, o que é muito bom para a versatilidade do aparelho. Além disso, produz boa variedade de bebidas.

Portanto, a Oster PrimaLatte é considerada o melhor modelo de cafeteira expresso, entre as observadas aqui.

Cafeteira Expresso Custo-Benefício

Não basta somente ter alto desempenho e fazer os melhores cafés, é preciso que a cafeteira tenha bom custo-benefício. Assim, é importante que o valor pago por ela seja bem distribuído entre suas funcionalidades.

A melhor cafeteira, Oster PrimaLatte, tem performance de ponta, mas o preço também acompanha a qualidade da máquina e figura como o maior de todas as que vimos aqui. Isso não quer dizer que seja cara, mas existem outros modelos semelhantes e que são mais em conta.

Inissia, da Nespresso, conta com a melhor avaliação entre os usuários, sendo fácil de usar e limpar. Mas, por preparar somente café, sem ser possível escolher outra bebida, ela não foi selecionada como aquela de melhor custo-benefício.

O aparelho da Mondial, o Cream C-08, por pouco não leva o título de melhor custo-benefício. Seu preço é bem justo com as características, mas, considerando os comentários de usuários, percebemos que outro modelo poderia estar a sua frente, neste quesito.

A Dolce Gusto, da Arno, é ótima em vários aspectos. Além de ter o menor preço das 4 máquinas, tem variedade de bebidas. Com a segunda maior capacidade de reservatório, facilidade de uso e de limpeza, o modelo ganhou da concorrente Mondial Cream C-08 pelas avaliações feitas por clientes da marca.

Assim, a cafeteira espresso com melhor custo-benefício é a Dolce Gusto Mine Me, da Arno.

Ela também foi sua favorita?

>