Guia das Melhores Máquinas de Lavar Roupa 2020

Há tempos as máquinas de lavar roupa são essenciais para qualquer residência e, todos os anos, são pensados novos modelos que buscam atender às necessidades específicas das pessoas e da sociedade como um todo. Aspectos como economia, por exemplo, são cada vez mais levados em conta no momento do desenvolvimento da máquina de lavar pelo fabricante.

Os consumidores tornaram-se muito mais conscientes e exigentes a respeito dos produtos que adquirem e, consequentemente, as empresas se preocupam em entregar eletrodomésticos que tragam mais conforto à rotina das pessoas com inovação. A tecnologia é uma ótima aliada nesse processo, trazendo técnicas de limpeza cada vez mais eficazes e menos agressivas às roupas.

Melhor Escolha: Lavadora de Roupas Brastemp 9kg

Promoção
  • Cor: branca
  • Capacidade: 9kg
  • 3 opções de nível de sujeiras

Esta lavadora deixa as roupas mais limpas com a função enxágue duplo. Além disso, existe o ciclo delicado, que oferece suavidade de agitação e centrifugação para um cuidado maior com as peças de roupas mais sensíveis.

As máquinas silenciosas são um excelente exemplo disso. Tal característica não seria imaginada há alguns anos. E, atualmente, as pessoas já podem pensar em realizar a lavagem de roupas no período da noite, por exemplo.

Contudo, não podemos esquecer que alguns tradicionais fatores ainda são essenciais para se pesar na busca desse eletrodoméstico. 

Melhores Máquinas de Lavar Roupa 2020

  • Lavadora de Roupas Brastemp
  • Lavadora de Roupas Brastemp BWK12
  • Lavadora de Roupas Electrolux
  • Máquina de Lavar Consul
  • Lavadora de Roupas Electrolux LAC11
  • Lavadora De Roupa Panasonic
  • Lavadora Electrolux 12kg
  • Lavadora de Roupa Consul 8kg Facilite

Então, para você fazer uma compra mais consciente e assertiva, listamos as melhores máquinas de lavar roupa de 2020: 

Máquinas de Lavar Roupa

Mais do que nunca, percebe-se que as  máquinas de lavar roupa estão sendo desenvolvidas para atender às necessidades coletivas de uma sociedade mais preocupada com o consumo de água e energia. Ao mesmo tempo, busca-se a praticidade e a velocidade. Atualmente, para o desenvolvimentos de uma boa máquina de lavar roupas, são pensados fatores que vão muito além do desempenho do produto. As empresas estão mais conscientes a respeito do interesse dos consumidores.

Tipos de abertura

Antigamente, prevalecia as aberturas superiores nas máquinas de lavar roupas brasileiras. Contudo, isso já tem mudado e é possível ver no mercado nacional um crescimento das lavadoras com tampas localizadas na parte frontal da máquina.

Máquina de Lavar Roupa Superior Top Load

Os benefícios em relação da Máquina de Lavar Roupa Superior Top Load deve-se ao fato dela ter uma ação mais potente nas roupas. Ou seja, é fortemente indicada para peças que necessitam de uma limpeza mais impactante.

Máquina de Lavar Roupa Frontal Front Load

Recomendada para peças mais delicadas, confeccionadas por seda e lã, a máquina de lavar roupa Frontal Front Load possui ação mecânica com menos atrito devido ao seu sistema de tombamento, o qual movimento a roupa para baixo e para cima. Isso é positivo para a conservação das roupas a longo prazo. Ela também consome menos água e, consequentemente, menos sabão, já que o uso do deste irá variar de acordo com a quantidade de água necessária.

Velocidade

Se questionar sobre como a velocidade da centrífuga pode beneficiar os processos com as roupas, é um fator que, às vezes, pode passar despercebido. Contudo, esse aspecto pode impactar sim o seu dia a dia. Quanto mais rápida for a centrifugação, mais as peças ficarão presas à parede do tambor, o que diminui a fricção entre as roupas. Grande parte das máquinas também permite a escolha da velocidade da centrifugação, isso é benéfico no verão, por exemplo, quando não é necessário uma centrifugação tão intensa para a secagem das roupas.

Tempo de Lavagem

O tempo de lavagem dependerá de vários fatores, entre eles, o tipo de roupa e a intensidade da sujeira. A maioria das máquinas possibilitam que seja escolhida a lavagem rápida para peças que não exigem uma limpeza profunda.

Tipos de Lavagem

No geral, dividi-se o tipo de lavagem como manual ou na máquina. Porém, hoje em dia, raramente as pessoas dedicam tempo a fazer uma lavagem manual. Ainda assim, é necessário pensar nas especificidades da lavagem para cada tipo de roupa e isso ocorre principalmente ao fato de que as peças de roupas podem ser danificadas irreversivelmente durante uma lavagem mal executada.  

Por isso, antes de começar a lavar as roupas, é necessário dividir as peças. Esse procedimento é realizado, pois a lavagem na máquina será específica para determinado tipo de roupas. Há as lavagens direcionadas às peças de roupas mais sensíveis (como lingeries, por exemplo), às peças mais pesadas (uniformes, jeans, casacos), aos edredons e cobertores, tênis, e ainda existem as lavagens especiais que visam tirar manchas. Já as lavagens rápidas são para as roupas que não estão muito sujas ou que apenas possuem um odor forte.

Tipos de Programação

Os programas de lavagem são verdadeiras ferramentas de praticidade e eficiências nas boas máquinas de lavar. Isso deve-se ao fato das pessoas terem a liberdade de  personalizarem suas lavagens e escolherem aquilo que será  mais benéfico para a sua necessidade naquele momento. Os programas atendem às diversas especificidades, entre elas: lavagem rápida, como citada anteriormente, lavagem para tênis, para camisas, antimanchas, almofadas ou edredons, jeans, roupas escuras, roupas muitos sujas, etc.

Performance de Limpeza

A performance de limpeza refere-se basicamente à eficiência que aquele eletrodoméstico demonstrou ao limpar as peças após a lavagem. Isso é bem complicado de avaliar antes de adquirir o produto. Contudo, com o “Programa de Etiquetagem Nacional” do Inmetro, é possível verificar três dados que são resultados de testes realizados pelo órgão. Um desses dados corresponde à eficiência de lavagem, 1,0 indica a performance máxima da máquina de lavar, o recomendado é escolher uma máquina que tenha pelo menos nota acima de 0,8.

Consumo de Energia

Em casa, a máquina de lavar é um dos itens que mais podem consumir energia. A etiqueta do Inmetro, citada  anteriormente, também auxilia na escolha de produtos que possibilitam um menor consumo. Nesse caso, são indicados na etiqueta quantos kWh são consumidos por ciclo de lavagem. Recomenda-se utilizar equipamentos mais econômicos, que estão inclusos nas categorias A e B. Outra maneira de economizar energia é lavar o máximo de roupas possíveis em uma só vez e com água fria, sempre que possível.

Consumo de Água

Naturalmente, as máquinas de lavar roupa promovem uma maior economia do que as lavagens nos tanques, por exemplo. E, atualmente, as empresas trazem algumas funcionalidades que promovem uma maior economia. É o caso dos níveis de água que se ajustam à necessidade exata daquele momento e a funcionalidade do reaproveitamento da água, a qual você pode utilizar para outros fins de limpeza em casa: garagem, banheiros, chão, etc.

Confira também:

Review das Melhores Máquinas de Lavar Roupa de 2020

Verificamos as peculiaridades de cada máquina de lavar: capacidade, modos de lavagem, funções especiais, economia, além das opiniões dos consumidores que já tiveram experiência com os produtos. Confira abaixo a conclusão sobre cada uma das máquinas de lavar: 

padrao

Lavadora de Roupas Brastemp 9kg

Características das Máquinas de Lavar Roupa

  • Capacidade: 9 Kg
  • Característica da tampa: Superior
  • Voltagem: 110V ou 220V
  • Painel: digital

Esta lavadora deixa as roupas mais limpas com a função enxágue duplo. Além disso, existe o ciclo delicado, que oferece suavidade de agitação e centrifugação para um cuidado maior com as peças de roupas mais sensíveis.

Também existe a possibilidade de usar o “Ciclo tira manchas”, o qual tem a função de limpar de forma mais efetiva as roupas encardidas.

No site da Loja Magazine Luiza, os clientes elogiam a eficiência da máquina, a simplicidade no uso dos recursos e o tamanho compacto.

Prós
  • Suavidade de agitação e centrifugação
  • Simplicidade para o uso dos recursos
  • Função enxágue duplo
  • Ciclo tira manchas
  • Eficiência da máquina
Contras
  • Capacidade apenas de 9 Kg
padrao

Lavadora de Roupas Brastemp 12Kg BWK12

Características das Máquinas de Lavar Roupa

  • Capacidade: 12 kg
  • Programas: 6
  • Voltagem: 110v ou 220v
  • Consumo Energético: 0.371 Kw/h

Compacta por fora e grande por dentro, esta é a proposta da Lavadora de Roupas Brastemp 12Kg BWK12, considera a básica completa da marca.

Com design minimalista e moderno nas cores branca e prata, este modelo foi desenvolvido para garantir a máxima remoção de manchas, por meio dos seus 6 tipos de programas.

Entre os principais ciclos, o Tira-manchas Advanced, Ciclo Antibolinhas e Ciclo Edredom inovam na hora de lavar seus artigos de casa e roupas, protegendo os tecidos ao mesmo tempo que limpa profundamente.

O seu multi dispenser permite que seja depositada a quantidade correta de insumos, como sabão líquido, em pó e amaciante, inclusive, ele pode ser removido para lavagem.

Outra exclusividade da Lavadora de Roupas Brastemp 12Kg BWK12 é seu ciclo antialérgico, o qual adiciona etapas a mais de enxágue à lavagem, a fim de eliminar qualquer resíduo de produto de limpeza dos tecidos, e logo, diminuir os riscos de irritação na pele.

Prós

Características das Máquinas de Lavar Roupa

  • Compacta por fora
  • Grande capacidade interna
  • Design moderno
  • Economia em consumo energético
  • Ciclos de lavagem exclusivos
Contras
  • Filtro de fiapo pouco eficiente
padrao

Lavadora de Roupas Electrolux 15kg

  • Capacidade: 15 Kg
  • Característica da tampa: Superior
  • Voltagem: 110V ou 220V
  • Painel: eletrônico

Além da sua capacidade de 15 Kg, a máquina de lavar roupas oferece alguns benefícios, como o filtro “pega-fiapos”, o qual mantém os fiapos que impregnam nas roupas após a lavagem.

Também há a tecla passa fácil, a qual permite que as peças saiam da máquina com menos rugas e, consequentemente, permite-se a facilidade na hora passar.

A máquina ainda oferece as funções de duplo enxágue, lavagem para tênis, a tecla turbo agitação e o programa rápido (recomendado para as peças de roupas que não possuem muita sujeira).

Ao todo, são 12 programas de lavagem e a diluição inteligente do sabão, que impede a formação de manchas.

Prós

Características das Máquinas de Lavar Roupa

  • Diluição inteligente do sabão
  • Tecla turbo agitação
  • Lavagem para tênis
  • Filtro pega-fiapos
  • Tecla passa fácil
  • Duplo enxágue
Contras
  • Painel não é digital
padrao

Máquina de Lavar Consul 12kg

Características das Máquinas de Lavar Roupa

  • Capacidade: 12 Kg
  • Programas: 16
  • Voltagem: 110V ou 220V
  • Consumo energético: 0,37 Kw/h

Já faz tempo que a Consul 12Kg CWH12 fica entre as melhores máquina de lavar do mercado, isto porque ela reúne eficiência com uma programação fácil e intuitiva, ideal para quem não quer perder tempo na lavanderia.

 A começar pela quantidade de programas de lavagem são 16 ao total, que permitem um tratamento específico para cada tipo de roupa e condição de limpeza.

Entre estes programas, vem com  funções que visam a economia de água e energia, enxágue duplo, roupas pouco ou muito sujas, entre outras exclusividades.

O painel contém as principais informações de cada ciclo, inclusive, a quantidade de água necessária para as peças, tornando seu manuseio muito fácil e prático.

O sistema de dosagem extra fácil dessa máquina, garante uma economia de até 70% de sabão em pó, visto que todas as medidas indicadas no dispenser são ideais para determinada quantidade de água e roupas.

Prós
  • Fácil manuseio
  • Vários programas de lavagem
  • Econômica
Contras
  • Não exibe no painel as etapas que está a lavagem
  • Não permite a opção de avançar etapas
padrao

Lavadora de Roupas Electrolux LAC11 10,5 kg

Características das Máquinas de Lavar Roupa

  • Capacidade: 10,5 Kg
  • Programas: 12
  • Voltagem: 110V ou 220V
  • Consumo energético: 0,36 Kw/h

A Lavadora de Roupas Electrolux LAC11 10,5 kg permite muito controle e ajustes específicos durante cada lavagem, isso porque é possível aumentar a velocidade de agitação ou da centrifugação.

Outra novidade da Electrolux LAC11 é a prevenção de manchas por excesso de resíduos de produtos, visto que seu dispenser, além de ser autolimpante também dissolve o sabão e o amaciante antes do contato direto com as roupas.

A economia é outro ponto forte da Electrolux LAC11, pois ela permite que a água usada durante o processo de lavagem seja reutilizada da maneira que preferir.

Trazendo uma grande facilidade a quem não pode perder tempo ou prioriza determinas etapas da lavagem, a Lavadora de Roupas Electrolux LAC11 possibilita o avanço das fases da programação, como também pausar e retornar da onde parou quando desejar.

Prós
  • Ajustes para aumentar a velocidade
  • Dispenser autolimpante
  • Diluição dos produtos de limpeza anterior à lavagem
  • EconômicaAvanço de etapas
  • Pausa e retorno na etapa paralisada
Contras
  • Barulho alto da centrifugação
padrao

Lavadora De Roupa Panasonic 12 Kg Na-f120b5ga

Características das Máquinas de Lavar Roupa

  • Capacidade: 12 Kg
  • Programas: 9
  • Voltagem: 110V ou 220V
  • Consumo energético: 0,37 Kw/h

Com uma cor moderna e painel intuitivo, a  Lavadora De Roupa Panasonic 12 Kg Na-f120b5ga é uma excelente opção para quem busca praticidade na hora de lavar e durabilidade do produto.

Ela vem com 9 funções de programação para lavagem, incluindo até roupa para bebê e edredom.

Também é possível controlar o nível de água pelo painel, assim como avançar as etapas de lavagem.

Com a Lavadora De Roupa Panasonic 12 Kg Na-f120b5ga é possível reutilizar a água e outro detalhe econômico deste modelo é seu consumo, que pode chegar a 9,2 L/Ciclo/Kg de água  em um ciclo completo.

Silenciosa, a Panasonic 12 Kg Na-f120b5ga faz todo processo pesado sem incomodar quem está em casa, podendo ser utilizada inclusive de noite enquanto todos dormem.

Prós
  • Design e cor moderna
  • Painel intuitivo
  • Ajustes de nível de água
  • Avanço de etapas
  • Tecla pausar
  • Reutilização da água
  • Silenciosa
Contras
  • O filtro de fiapos só funciona bem quando o nível da água está médio ou alto
padrao

Lavadora Electrolux 12kg

Características das Máquinas de Lavar Roupa

  • Capacidade: 12 kg
  • Característica da tampa: superior
  • Voltagem: 110 V ou 220 V
  • Painel: não é digital

A inovação dessa máquina de lavar consiste em um filtro capaz de reter os fiapos que ficam nas roupas, após lavadas. A secagem também é acelerada com o botão Turbo Secagem.

Torna-se mais fácil o processo de lavagem devido ao dispenser Multibox, um compartimento, onde é possível colocar todos os produtos necessários para a lavagem. 

A máquina disponibiliza 12 programas de lavagem, inclusive programas específicos para tênis e edredons. O sabão é diluído antes de chegar às roupas devido ao sistema Jet & Clean.

Esse processo impede manchas nas peças e o “dispenser AutoClean” fica limpo. Outro artifício interessante dessa máquina é a tecnologia Silent Control  e o programa Ciclo Silencioso, os quais possibilitam a lavagem em silêncio. 

No site da Loja Magazine Luiza, os clientes elogiam o fato da máquina ser compacta, silenciosa, eficiente e possibilitar o reaproveitamento da água.

 Também ressaltam o bom design do produto e a capacidade de potencializar o efeito do amaciante.

Prós
  • Efeito do amaciante potencializado
  • Filtro capaz de reter os fiapos
  • Reaproveitamento da água
  • Tecnologia Silent Control
  • Botão Turbo Secagem
  • Eficiência
Contras
  • Em alguns ciclos de lavagem, não há economia
padrao

Lavadora de Roupa Consul 8kg Facilite

Características das Máquinas de Lavar Roupa

  • Capacidade: 8 Kg
  • Característica da tampa: Superior
  • Voltagem: 110V ou 220V
  • Painel: eletrônico

Ao reaproveitar a água usada para outras finalidades, este produto da Consul  possibilita uma lavagem econômica.

Ao todo, são ofertados 16 programas flexíveis, entre eles, aqueles direcionados para roupas de acordo com a cor, nível de sujeira e outro tipo de tecido.

Com o valor mais em conta, a máquina ainda contém a Função Turbo Lavagem, a qual é capaz de agitar mais os tecidos, sem estragar.

No site das Lojas Americanas, 87% dos clientes recomendam o produto, citaram principalmente a eficiência da limpeza das roupas.

Prós
  • Alta performance em limpeza
  • Função Turbo Lavagem
  • 16 programas flexíveis
  • Lavagem econômica
  • Baixo custo
Contras
  • Capacidade de 8kg
  • Lentidão
  • Barulho

Veja Também as Melhores Lava e Seca de 2020

Qual a capacidade ideal para sua Máquina de Lavar Roupas?

A capacidade da máquina de lavar roupa é um dos fatores mais importantes no momento da compra. Para tomar essa decisão, deve-se considerar o número de pessoas que há em uma casa, os tipos de itens a serem lavados (cobertores, lençóis, toalhas), o material das roupas a serem lavadas (algodão, lã, material sintético).

Além disso, não deve-se esquecer que, antes de começar a usar o produto, é necessário ler com atenção o manual de instruções. Um dos enganos que existem refere-se a capacidade da máquina. Uma máquina de 10 Kg de capacidade nem sempre é capaz de, em todas as lavagens, receber 10 Kg de qualquer tipo de roupa.  

Isso dependerá, por exemplo, do material da roupa. Peças de algodão podem até serem lavadas em uma grande quantidade ao mesmo tempo, contudo, o mesmo não acontece para outros materiais mais pesados. Outros fatores que também podem influenciar essa questão são a sujeira e o ciclo de lavagem. Mas em relação ao tamanho? Qual será aquele ideal para sua condição de vida? Claro que isso é uma questão, acima de tudo, bem pessoal,  pois cada pessoa tem uma rotina e necessidades diferentes de lavagem. Porém, separamos as capacidade que usualmente são mais recomendadas para determinado número de pessoas.

Máquina de Lavar Roupa 6Kg

Para os solteiros, que possuem uma rotina “padrão” da utilização de roupas, não é necessário adquirir uma máquina com uma grande capacidade, pois dificilmente será utilizada em sua totalidade. Nesse caso, é mais adequada a utilização de uma máquina de lavar com 6 Kg, a qual provavelmente será suficiente para suprir às necessidades diárias dessa pessoa.

Máquina de Lavar Roupa 8Kg

Para os casais ou duas pessoas, a máquina de 8 Kg pode ser uma boa opção, pois não é tão pequena. Considera-se que essa fica no “meio termo”, entre as máquinas com grande e pouca capacidade.

Máquina de Lavar Roupa 10Kg a 12Kg

Quando pensamos no tamanho de uma família média (que possua de 3 a 4 pessoas), as máquinas de lavar com capacidade entre 10 Kg e 12 Kg são as ideais. Claro que, mais uma vez, essa análise dependerá de cada caso. Se é uma família que não costuma usar peças de roupas tão pesadas ou não lava as roupas frequentemente a máquina de 10 Kg será a mais adequada. Enquanto isso, o eletrodoméstico de 12 Kg torna-se o ideal para uma família que usa muitas roupas ou possui peças muito pesadas (como aquelas para o inverno, por exemplo). Nesse caso, cabe utilizar o conhecimento e o bom senso para fazer a escolha mais adequada.

Máquina de Lavar Roupa 13Kg

Se essa família de quatro pessoas contar ainda com crianças, é de se pensar em investir na máquina que tenha mais um Kg disponível para lidar com eventuais contratempos.

Máquina de Lavar Roupa 15Kg a 16Kg

Para casas com muitas pessoas, nesse caso, podemos incluir famílias grandes com crianças e também repúblicas estudantis, por exemplo, recomenda-se o uso das máquinas de 15 Kg. Caso houver espaço, essa é a melhor opção pois, nessa situação, haverá mais roupas e mais trocas de roupas, assim como, torna-se necessário também a lavagem de toalhas, lençóis, fronhas, etc. Nesse contexto, recomenda-se também as máquinas com opção água quente, devido às manchas usuais nas roupas das crianças.

Máquina de Lavar Roupa 20 Kg ou mais

Para as empresas, as quais buscam excelência na hora de lavar peças, além de uma máquina com maior durabilidade, recomenda-se as máquinas industriais de lavar roupa, as quais costumam possuir capacidade para 20 Kg ou mais. Geralmente, essas máquinas, que possuem um objetivo comercial  nas lavagens, oferecem mais opções de níveis de água, velocidades mais intensas e variedade de programas.

 Na avaliação geral, a lavadora que apresenta mais qualidade, o que resulta em uma boa performance, é a Electrolux 12 Kg. Isso porque, ela agrega elementos que tornam o dia a dia do usuário muita mais fácil, prático e eficiente. O botão Turbo Secagem potencializa a secagem das vestimentas e o filtro especial retém os fiapos tão indesejados das roupas. Além disso, a máquina oferece 12 programas, até mesmo aqueles que satisfazem as tarefas mais difíceis, como a lavagem de tênis e edredom. Os clientes que avaliaram a máquina também garantiram que ela cumpre com as promessas de lavagem silenciosa e reaproveitamento da água.

Veja Também os Melhores Forno Microondas

Perguntas Frequentes sobre Máquinas de Lavar

Agora que vocês sabem um pouco mais a respeito das máquinas de lavar roupa, surgem dúvidas a respeito de muitos outros aspectos. Será que existe uma maneira adequada de lavar esse eletrodoméstico? E se a minha máquina de lavar roupa quebrar, vale a pena o conserto? Vale o custo-benefício? Abaixo, respondemos essas perguntas para você fazer uma aquisição ou reparo muito mais consciente a respeito de suas ações:

Como limpar a Máquina de Lavar Roupa

A limpeza da máquina de lavar é um processo muito importante. Por meio desse hábito, elimina-se o acúmulo de sujeiras indesejáveis no equipamento, como fiapos, limos, produtos de limpeza, calcário,  além de odores. A limpeza frequente do eletrodoméstico também auxilia na manutenção da sua conservação a longo prazo.

Caso encontre manchas ou pontos brancos no compartimento do sabão, é necessário limpá-lo. Depois de retirado da máquina, o acessório deve ser lavado com água e vinagre, use preferencialmente uma escova para que a limpeza seja mais eficiente. Caso seja difícil retirar as impurezas, deixe o acessório de molho. Em relação ao filtro, a limpeza é realizada da mesma forma. Algumas máquinas não possuem o filtro removível, para esse caso, deve ser feita a lavagem de manutenção.

Outro procedimento útil, para manter a limpeza da lavadoura é a secagem periódica do cesto com um pano limpo e seco. Rotineiramente, é possível também higienizar a máquina com um pano umedecido e detergente neutro. Nesse caso, para não promover o aparecimento do mofo, deve-se deixar a máquina aberta para ventilar. É importante não utilizar produtos abrasivos na limpeza da máquina ou de qualquer peça. Com a maioria das máquinas, é possível realizar a lavagem de manutenção, realizada na parte interna do eletrodoméstico.

Conserto de Máquina de Lavar Roupa

Por ser um produto com diversos compartimentos, o concerto de uma máquina de lavar nem sempre é simples. E, nesse caso, sempre fica a dúvida se realmente vale a pena investir no concerto. No geral, sabe-se, por exemplo, que se o problema da máquina estiver no motor, existem casos em que o melhor é comprar outro produto. Mas, antes de se precipitar, recomenda-se refletir bastante a respeito do histórico de problemas que a máquina tem apresentado. Será que você não gastará mais dinheiro, caso tenha que anualmente fazer um reparo no eletrodoméstico? Nessa situação, talvez seja melhor adquirir um item novo.

Máquina de Lavar Roupa Usada

Atualmente, a prática de comprar usados tem sido cada vez mais aderida pela população, mas, no caso das máquinas de lavar, é preciso pensar. A máquina de lavar é um produto de extrema necessidade na rotina. Não é algo supérfluo, ou seja, as pessoas realmente precisam. Logo, correr o risco de fazer uma compra que traga um arrependimento no futuro não é recomendável. É nesse momento que as máquinas usadas podem se tornar um problema. Primeiro ponto, não há como saber o verdadeiro histórico de problemas do produto: o que aconteceu com essa máquina antes de adquiri – lá. Segundo ponto, se a máquina começar a dar problema, a qual garantia vou recorrer? Em muitos casos, as pessoas podem ficar sem solução para essa situação de compra.

Máquina de Lavar Barulhenta

Escutar um ruído vindo da máquina de lavar roupa é perfeitamente normal. Porém, estar atento aos sons vindos da máquina durante o funcionamento também é necessário. Isso pode indicar que algo não está funcionando como deveria.

Quando há falha no rolamento do tambor da máquina, ocorre um barulho muito forte no momento da centrifugação. Caso você gire o tambor manualmente e ele apresente ruídos, é provável que os rolamentos necessitem de substituição.

Outros motivos que podem ocasionar o barulho intenso na máquina de lavar são moedas ou outros tipos de objetos esquecidos nas roupas. Há também a possibilidade do problema estar no tambor da máquina. Talvez seja o momento de pedir o auxílio de uma assistência técnica.

Máquina de Lavar Silenciosa

Uma das tecnologias que mais satisfazem os usuários hoje em dia é o recurso de diminuir o barulho dos eletrodomésticos. Esse fator se torna ainda mais relevante para as pessoas que dividem apartamentos e/ou não têm uma rotina muito regrada ou para quem, por exemplo, mora em casas com as paredes geminadas. Por isso, as grandes marcas já tem aderido a essa tendência, é o caso da Electrolux e da Samsumg.

Veja Também o Melhor Aspirador de pó

Conclusão: Melhores Máquinas de Lavar Roupas

Apesar de todas as opções do ranking serem dignas da sua confiança e logo, satisfação como consumidor, separamos as duas melhores pelas categorias de performance e custo benefício.

É claro que na hora da compra sempre buscamos a que melhor cumpre seu objetivo, no caso, uma lavagem eficiente, entretanto, entre os principais critérios que também podem influenciar na escolha do produto está o seu valor.

Por isso, apresentamos as melhores opções de acordo com sua prioridade, seja ela funcional ou econômica.

Melhor Máquina de Lavar Roupas por performance

O modelo mais recente da Brastemp, a Lavadora de Roupas Brastemp 12Kg BWK12 vem ganhando destaque em vendas e avaliações por combinar sua compacidade com muita eficiência.

Além de se adequar perfeitamente a qualquer espaço, até em apartamentos menores, por exemplo, esta versão minimalista da Brastemp não deixar a desejar na capacidade de roupas para lavar, como também em seus recursos tecnológicos que garantem uma limpeza profunda.

Com seu painel intuitivo fica fácil selecionar qual o melhor tipo de lavagem, o nível de água, a quantidade de enxágues, inclusive, se deseja avançar ou pausar as etapas.

Outra vantagem deste modelo é sua economia energética, visto que ela possui selo Procel A e gasta apenas 0.371 Kw/h.

Há opções de voltagem em 110v ou 220v, como também versões nas cores branca e prata.

Ela ainda vem com seis tipos de programas, incluindo os ciclos exclusivos de tira-manchas avançado, antibolinhas, antialérgico, roupas de bebê, entre outros, que visam proteger a cor dos tecidos ou remover com mais potência a sujeira.

A quantidade de sabão e amaciante de cada tipo de lavagem também é indicada no seu multi dispenser removível.

Diante de tanta tecnologia em prol de uma lavagem completa e econômica, a Lavadora de Roupas Brastemp 12Kg BWK12 foi considerada a melhor máquina de lavar roupas por performance de 2020.

Melhor Máquina de lavar Custo Benefício

Para quem busca uma opção mais acessível economicamente, mas tão eficiente quanto a Brastemp 12Kg BWK12, saiba que a Consul 12kg CWH12AB pode ser a máquina de lavar ideal.

O painel com programação intuitiva facilita na hora de escolher qual a melhor lavagem, além de tornar toda ação bem mais prática e rápida.

Ela possui 16 funções indicadas para cada tipo de roupa, necessidade de limpeza, inclusive, se a opção for economizar água ou energia com ciclos rápidos e de reaproveitamento.

Além de poupar na água e energia, com a Consul 12kg CWH12AB você também garante mais economia no sabão, visto que através do seu sistema de dosagem extra fácil, todas as medidas indicadas no dispenser resultam em uma redução de até 70% do produto.

A Consul 12kg CWH12AB também lidera no quesito de número de vendas, isso porque a marca já é consagrada no ramo e conhecida pela eficiência dos seus produtos.

Então, para quem prioriza bom preço aliado ao desempenho, a Consul 12kg CWH12AB certamente cumprirá toda expectativa de consumo.

Atualmente no mercado há opções ainda mais modernas e avançadas, como é o caso das Lava e Seca, que dispensam a necessidade de estender as roupas, deixando-as prontas para passar e guardar.

Se você quer conhecer um pouco mais dessa opção multifuncional, não deixe de ver também o Guia das Melhores lava e Seca de 2020.

Confira também o Melhor Liquidificador de 2020

44 comentários em “Guia das Melhores Máquinas de Lavar Roupa 2020”

  1. Electrolux não indicaria para ninguém. Comprei uma, com um ano de uso gastei R$150,00 com manutenção (bomba), com quatro anos a maquina apresentou um barulho ensurdecedor E TRAVOU, os técnicos ELECTROLUX cobraram R$500,00 para consertá-la sendo que a nova custa R$1400,00.

    Responder
    • É verdade Tive 3 Electrolux, SÃO MÁQUINAS HORRIVEIS, não presta, todas estragaram o final delas sempre foi os barulhos, rolamento, vasamento de água. NÃO PRESTA.

      Responder
      • Tive electrolux por mais de 17 anos, os defeitos que apareceram, acredito que seja pelo tempo de vida útil, aguentou bastante até. Acabei de comprar uma outra modelo LPR17 KILOS, tamor de aço, sem o tubo dentro, muito linda, mas a centrifugação deixa muitooo a desejar a roupa sai pesada, para quem não tem quintal com sol, pode esquecer que vai passar raiva, enfim, vou devolver e partir para a Sansung frontal, segundo opiniões disseram que é uma excelente máquina, mas se não for devolvo de novo, é isso, espero ter ajudado.

        Responder
      • Discordo completamente tenho uma a de 12 k touch e é uma máquina excelente, todos os ciclos funcionam perfeitamente tem água quente ciclo econômico é uma pena que n continuaram a fazer com este modelo touch porque é linda e muito pratica e qto ao barulho faz um pouco sim na hora de centrifugar mas nada insuportável é uma máquina grande lavo até edredom Queen com perfeição . Eu recomendo n só a máquina electrolux como qualquer outro produto tenho todos eletrodomésticos electrolux além de lindos são ótimos não me arrependo de nenhum .

        Responder
        • Eu comprei uma electrolux de 16k , não lava direito, sai com cheiro, os pelos sai vem na roupa, é demorada. Ela é linda, e a propaganda é dez, mas na real foi a pior maquina que comprei .

          Responder
          • Compartilho da mesma opinião. Comprei ano passado uma Eletrolux 16kg, que a cada fim de ciclo separados por cor, as roupas saiam coberta de pêlos.
            Segundo visita técnica, este modelo especifico apresentava mta reclamação deste tipo, pelo fato do filtro ser central, e o SAC da empresa, mesmo enviando videos e fotos de como as roupas estavam ficando, disse que não poderia fazer nada a respeito, pois a máquina estava em perfeito estado e funcionamento. Talvez porque estava dentro do prazo de garantia ainda.Lamentável!
            Hoje estou partindo para uma Brastemp. Cansei de discutir.

      • Eu tenho uma Eletrolux muito boa, durando 13 anos e a Eletrolux da minha filha quebrou agora com 14 anos de uso, com mudança do tambor aos 10 anos de uso. Eu e ela vamos optar por mais máquinas de lavar Eletrolux em nossas casas.

        Responder
    • TODOS os meus eletrodomésticos ELETROLUX quebraram antes de 2 anos de uso, e eu sou muuuuito cuidadosa com minhas coisa!

      Fogão, microondas, geladeira e lava louça. Um porre, nunca mais compro nada Eletrolux.

      Responder
  2. Possuo uma Electrolux (9Kg) painel frontal, e não recomento pra ninguém. A máquina já apresentou problema na placa eletrônica e desde que comprei essa máquina é extremamente sensível à umidade. Só em haver uma mudança no clima, ou seja, ficar nublado e a temperatura baixar um pouco, a máquina simplesmente não liga. Essa máquina só dá dor de cabeça.

    Responder
  3. A maquina Colormaq é boa? tive ótimas referencias, além do bom preço me falaram que é muito boa, porém não vi nenhum teste falando sobre ela no site. Estou pensando em comprar uma, oque vocês me aconselham.

    Responder
  4. Tenho uma lava e seca Electrolux, desde o começo apresentou problema, com pouco tempo de uso parou de secar, acusava erro. De uns meses para cá aumentou a vibração, e recentemente começou a desmanchar o contrapeso de cimento e na última semana parou de vez. Não recomendo.

    Responder
  5. tenho uma GE de 15Kg a mais de 15 anos deu 3 manutenção ate hoje, meus conhecidos que comprarão Eletrolux no mesmo tempo que eu já trocarão de maquina umas 3 vezes, nunca tive a Eletrolux mas pelo que me falaram não é muito boa.
    vou aposentar esta velhinha e vou compra outra GE de 15Kg de novo.

    Responder
  6. Tenho uma Eletrolux há mais de 12 anos e nunca apresentou problemas. Realmente, todas têm seus prós e contras, mas vou trocar a minha agora e minha preferência é a Eletrolux.

    Responder
  7. Tenho uma Brastemp 12 kilos com filtro para fiapos, que me disseram que era a melhor, mas ela não limpa e a água não enche o cesto mesmo qdo programado o nivel alto de água.
    Tive uma Electrolux de 6 kilos que era muito melhor que essa de 12 .

    Responder
  8. Tenho uma electrolux de 8,5 kg comprei a um ano, excelente equipamento lava e seca muito bem até o momento não deu nenhum problema, vou comprar uma segunda máquina para minha outra residência.

    Responder
  9. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre as marcas Panasonic e LG. Obrigada. Tenho uma Eletrolux também de 15 kg, dá problema desde quando comprei, já gastei horrores com ela.

    Responder
    • EU tenho uma Panasonic 14 kilos ha 5 meses e achei excelente. Ela tem o pulsador no fundo do cesto e lava melhor que as que tem o agitador no centro do cesto. Nao troco ela por nenhuma outra.

      Responder
    • Também tenho uma Eletrolux lava e seca, só me dá prejuízo já levei várias vezes para o conserto.
      Agora está com defeito novamente não está centrifugando estou procurando para comprar outra marca, desanimada.

      Responder
  10. Faltou o principal nesse artigo, os modelos das lavadoras, cada marca tem vários modelos, só com foto fica difícil.
    Porém, devo dizer que esse modelo da Foto da Consul é excelente, dura muito e lava bem. Eletrolux é a pior marca, já tive e dá muito problema, sem falar que tem vida curta.

    Responder
  11. tenho uma eletrolux ha 18 anos,hoje quebrou o cambio,e nao existe peça de reposicao,pois pararam de fabricar esse modelo,8kilos,ate agua quente tem,nunca quebrou,que pena,agora estou a procura de outra,mas ta dificil a escolha,tudo hoje e descartavel…

    Responder
  12. Gostei muito desta matéria. Eu atualmente tenho uma Ge de 15 kg que quebrou o rolamento. Ou seja perdi a maqyina pois ninguém conserta ou vende peças.

    Responder
  13. Gostei bastante dos comentários e avaliações sobres máquinas de lavar roupas. Gostaria do mesmo custo e benefícios com as máquinas lava e seca.

    Responder
  14. Pessoal, vi vários comentários dizendo de máquinas excelentes que tem mais de 10 anos de uso, porém não tomem suas decisões com base em máquinas com mais de 10 anos de uso! Antigamente todos os equipamentos mecânicos e eletrônicos eram feitos com materiais e componentes que garantiam uma vida útil maior, hoje a durabilidade de todos os equipamentos independente de marca, seja lava roupa, tv, carro etc, é bem menor!
    se bobear vc pode encontrar aquelas Lava Roupas Brastemp quadradona com mais de 20 anos ainda funcionando, porém duvido que as máquinas da Brastemp de hoje aguente o que os antigas aguentavam. Avaliem se as marcas de seu interesse tem assistência na sua cidade e se as peças (placas, correias, rolamentos etc) são fáceis de serem encontrados e baratos! Uma dica que dou é que antes de comprar uma Lava Roupa pesquise os preços e modelos de sua preferencia e conversem com algum técnico de sua confiança sobre a frequência de defeitos!

    Responder
  15. Olá! Eu tinha uma GE que durou 11 anos sem manutenção alguma. Mas ela pediu arrego no último mês… aí, depois de algumas pesquisas e seguindo a orientação de um técnico do meu seguro, comprei a LG com tampa frontal. Estou extremamente feliz e satisfeita! A lavagem é outro nível, além de ser bem silenciosa e econômica. Dizem que a Samsung ainda é nova no mercado de abertura frontal, por isso não é bom arriscar nesse modelo ainda. Outro técnico que veio retirar minha máquina velha disse que a Samsung tbm apresenta alto custo de manutenção e das peças. Segundo ele, a LG é a melhor opção para tampas frontais! Tenho apenas 01 mês de uso, mas recomendo fortemente!

    Responder
    • Minha GE durou 14 anos e agora está estragando, não vai valer a pena arrumar e estou a procura de uma de 15 kg, que seja boa de verdade. Não estou conseguindo encontrar uma indicação que realmente vale a pena. caso alguém possa me indicar uma lavadora boa de 13 a 16 kg, que lave bem a roupa e seja durável, porque as que estou vendo só molha a roupa e centrifuga, a roupa sai com a mesma sujeira minima que seja… não sei mais como pesquisar e qual escolher.

      Responder
  16. Tô querendo comprar uma Eletrolux, mas ela e sem aquele agitador do meio, ai perguntei algumas pessoas elas nunca viu sem agitador, será que alguém aqui tem máquina sem agitador do meio para me dizer se é boa?

    Responder

Deixe um comentário